Miguel Freitas líder da distrital do P.S. no Algarve há vários anos, e deputado eleito pelo Algarve à Assembleia da Republica, visitou ontem O porto de Olhão e disse isso:
""O porto de Olhão é o principal porto pesqueiro do Algarve e tem que sofrer uma intervenção o mais urgente possível porque o que nós vimos não corresponde à qualidade que é necessária nos nossos portos, que devem ser uma das nossas sala de visita a nível regional"
Palavras bonitas, mas e a responsabilidade do estado lastimável do porto de Olhão,( já denunciadas por mim neste blog) não pertence ao P.S.? E Miguel Freitas não é o lider dos Socialistas Algarvios?
O presidente da C.M.Olhão não informou Miguel Freitas o que os" más linguas" do Olhão Livre denunciaram esta situação várias vezes?
Os actuais vereadores Antonio Pina e Carlos Martins, ambos socios de uma sociedade de producção de ostras, usuários desse espaço, com armazéns cedidos pelo IPTM, dentro do Porto de Olhão, já há varios anos, nunca lhe informaram as condições deploráveis desse Porto?
Mas será que mostraram tudo o que se passa nesse porto a Miguel Freitas?
Nesse porto de pesca há dois esgotos que correm para dentro do mesmo sem qualquer tipo de tratamento, um desses esgotos corre para dentro da Docapesca, por uma linha de agua,que passa antes pela estação elevatória de esgotos da responsabilidade da C.M.O. do Bairro 11 de Março e de vez enquanto é despejado(como fizeram ontem de manhã) para a Docapesca. O actual vereador das aguas e saneamento da C.M.Olhão,Carlos Martins sabe bem dessa situação, mas até hoje nada fez para acabar com ela, embora sendo usuário do Porto e das aguas da Ria Formosa, pois é na Ria Formosa que Carlos Martins e António Pina tem a sua produção de ostras financiada pela União Europeia.
Mas o Porto de Olhão tem outros problemas, além dos buracos no asfalto e dos esgotos, os recipientes para recolha e tratamento de óleos usados, estão cheios transbordando por fora e indo esses óleos parar dentro do porto, e consequentemente à Ria formosa.
Outro grave problema para quem opera nesse porto são as altas taxas que o IPTM cobra aos armadores que operam nesse porto.
Dizem os armadores que é incompatível o preço das taxas de ocupação pelas artes de pesca, que aumentam cada vez mais, enquanto que o preço do pescado é cada vez menor.
Quem coloca termo à vergonha do sistema da vendagem na Docapesca em Olhão?
Os armadores e pescadores, dizem que há concertação de preços por parte de alguns compradores, e quando aparecem compradores espanhóis a darem valor ao pescado , depressa são enxovalhados e corridos.
Sobre estes graves problemas Miguel Freitas nada disse ou não os conhece, ou não os quer resolver, mas os armadores e pescadores sentem esse problema cada vez mais.
Não é só prometer obras e dizer que o Porto de Olhão é o mais importante do Algarve, pois a importância do Porto depende dos armadores continuarem a persistir na sua actividade, e em sobreviver, pois é que actualmente fazem..
Têm de fazer as obras, mas também acabar com os esgotos para dentro da Docapesca, ao mesmo tempo que têm de se monitorizar a qualidade da Agua do Porto, porque assim obrigam as normas comunitárias, mas que no Porto de Olhão nunca foram cumpridas.
E acima de tudo dar valor aos produtos do Mar, de modo que a riqueza não vá só para quem comercializa esse producto, mas que seja também distribuída pelos armadores e pescadores, pois são esses que arriscam o capital e a vida
A sala de visitas(porto de pesca de Olhão) deve ser limpa, mas o lixo não pode ser escondido debaixo do tapete, que é o que se faz em Olhão.