Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

OLHÃO: GUERRA NO PS!

Ontem à noite reuniu a concelhia do PS da qual resultou a demissão do presidente da dita estrutura partidária que abandona o partido no que foi acompanhado por outros socialistas descontentes com o rumo que o seu partido, e muito especialmente no que diz respeito a Olhão, tem vindo a tomar. Tudo em resultado das listas para as autárquicas que se vão realizar daqui a escassos quatro meses.
No Algarve, com o bater de porta do agora ex-presidente da concelhia, são já três estruturas que se opõem à direcção nacional socialista, onde predomina o ditador mor daquele partido.
Para se perceber melhor o que vem acontecendo com os socialistas de Olhão, será necessário recuar um pouco no tempo. Assim, numa reunião da concelhia realizada no Auditório da Praceta Agadir, o presidente de câmara, António Pina, entendeu que não estava obrigado a prestar informações e ainda menos contas da sua actividade política ao partido que o elegeu, razão mais que suficiente para que a concelhia lhe tivesse retirado a confiança política, fazendo-o cair. Depois disso, noutra reunião do mesmo órgão, Pina questionou as relações do presidente da concelhia com os autores do Olhão Livre, pormenor que vai surgir mais à frente.
Um mês e meio antes da reunião da concelhia que abriu as hostilidades, já o Pina havia enviado para a sede nacional o rol dos putativos candidatos aos diversos órgãos autárquicos, mesmo sem ter ouvido as pessoas em questão. De entre eles, sobressai o indigitado cabeça de lista à Assembleia Municipal, António Cabrita, o que levantou muita celeuma entre os antigos socialistas que não perceberam como foi indicado alguém que não pertencia ao partido. Ao mesmo tempo, Pina apresentava para cabeça de lista à Junta de Freguesia de Olhão, Cândida Cativo. Deste modo, Pina, vazava todo o poder do presidente da concelhia, recusando integra-lo na lista para a câmara ao mesmo tempo que lhe tirava o tapete na Junta, à qual presidia.
Daí até à indigitação de uma troika para avocar o processo e decidir em consonância com as orientações do Costa, que era de manter os presidentes ganhadores, apresentando-se Pina como tal.
Na verdade, o Pina perdeu cerca de dez por cento dos eleitores em relação à anterior eleição autárquica, mal se percebendo como pode ser considerado um candidato ganhador. Mas em Setembro passado, o partido dito socialista encomendou uma sondagem que funcionou como um barómetro da acção do governo do Costa e que apresentava Olhão com 43% do eleitorado, ou seja mais 6% daquilo que o Pina havia obtido nas autárquicas, mas suficiente para este embandeirar em arco e gabar-se de estar a caminho da maioria absoluta. Nada mais errado, mas que serviu para os trastes da troika lhe assegurarem a retaguarda, porque no fundo queriam ver-se livres tanto do presidente da concelhia e do seu antecessor. Senão perguntaríamos se a popularidade do Pina está melhor ou pior do que em 2013, quando é certo e sabido que a sua imagem está substancialmente desgastada pelas atitudes anti democráticas contra o Povo de Olhão, bastando para isso consultar as actas da Assembleia Municipal.
Pina, sabendo-o, logo aproveitou para destilar todo o seu ódio em relação àqueles socialistas pelas relações que mantinham com os autores do Olhão Livre, por serem os piores inimigos, segundo ele, do partido dito socialista. E a bandidagem política não só aceitou como avalizou este despudorado ataque à democracia e liberdade, tentando proibir que haja uma discussão séria sobre Olhão, censurando as vozes que se opõem à ditadura pessoal do Pina.
Não nos espanta a atitude dos elementos da troika nem da federação socialista. Os bandidos protegem-se uns aos aos outros. O manda chuva do PS Algarve, é sem sombra de duvida Apolinário, embora o presidente da federação seja António Eusébio, um líder fraco e demasiado frouxo para o cargo que exerce. Ora o Apolinário tem em preparação a criação de um nova empresa para substituir a Docapesca e a Administração do Porto de Sines no jurisdição dos portos do Algarve, criando duas zonas, o Sotavento e o Barlavento. Agora imaginem quem são os principais candidatos a ocupar os lugares cimeiros da nova empresa; nada menos que o filho do Apolinário, o tal que no seu currículo tem apenas o buraco financeiro deixado na Associação Académica da UALG, e o filho de Isilda Gomes.
E em Olhão todos nós sabemos das negociatas havidas entre a Docapesca, presidida por Apolinário e o Pina na qualidade de presidente da câmara, devendo os dois estarem presos há muito tempo, pelo mal que têm feito ao Povo de Olhão.
Como resultado disto, os dissidentes socialistas, vão agora recorrer a uma lista de independentes que pode determinar não só a derrota do Pina mas também a do próprio PS, e cuja responsabilidade cabe por inteiro à federação e à direcção nacional, lavando disso as mãos, a concelhia..
Olhão precisa de uma mudança profunda, não apenas de pessoas mas essencialmente de políticas.
Abaixo o Pina!

terça-feira, 30 de maio de 2017

Movimento de Cidadãos pela Autonomia da Fuzeta respondem ao PSD de OLhão!

Por estarmos de acordo com a luta que exige que regresso da Freguesia da Fuzeta independente da freguesia de Moncarapacho,
Publicamos na integra o comunicado desse Movimento de Cidadãos que roubamos à Voz do Algarve online.



"O MOVIMENTO PELA AUTONOMIA DA FUSETA, lamenta e repudia o conteúdo do comunicado do PSD de Olhão, assinado pelo seu Presidente Daniel Santana, quer pelas acusações proferidas contra os seus elementos, quer pelas inverdades que o mesmo contém. Para além disso, demonstra uma total falta de consideração e respeito para com a população que Subscreveu o abaixo-assinado.
O MOVIMENTO PELA AUTONOMIA DA FUSETA, é um movimento de cidadania que congrega pessoas de todos os quadrantes políticos, que se uniram por um objetivo comum que é o de lutar pela autonomia da freguesia da Fuseta.
Para total esclarecimento da verdade e partindo do princípio que o PSD analisou os documentos enviados para os diversos Órgãos de Soberania, Partidos Políticos e Autarquias, a todas estas entidades foi solicitado que fosse alterada a Lei da qual resultou a constituição da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta. Foi igualmente solicitado aos Presidentes do Executivo e da Assembleia de Freguesia, que os respetivos órgãos emitissem pareceres favoráveis à recuperação da autonomia da Freguesia da Fuseta, tendo sido o documento inclusivamente subscrito pelo Presidente da União de Freguesias.
Assim, não compreendemos a posição do PSD, uma vez que os documentos, abaixo-assinado e ofício, são perfeitamente compreensíveis, estando os elementos desta comissão sempre disponíveis para prestar quaisquer explicações adicionais. Estes elementos, são a face visível dos subscritores do abaixo-assinado e não representam qualquer partido político, nem fazem qualquer ruído, como maldosamente refere o comunicado do PSD, o que infelizmente nos leva a concluir que as acusações proferidas foram feitas com base em informações que não traduzem a realidade.
Consideramos que o comunicado do PSD de Olhão, é leviano, irresponsável e insultuoso para com todas as pessoas que assinaram o documento, especialmente, para com a população da Fuseta. Os elementos desta Comissão, são conhecidos e nunca se esconderam no anonimato ou desertaram, como se afirma no referido comunicado, numa demonstração de falta de sentido democrático. E numa evidente falta de responsabilidade, procuram baralhar os assuntos, evocando uma Assembleia de Freguesia onde foi aprovado um subsídio ao L.G.C. Moncarapachense, como se esta Comissão tivesse algo a ver com o que foi decidido na dita assembleia.
Finalmente, não podemos deixar de registar o tom calunioso do Comunicado, numa evidente campanha de insinuações para esconderem a realidade, de forma a tirarem dividendos políticos de uma manifestação de vontade da população, com vista às próximas eleições autárquicas,

Pel’ MOVIMENTO PELA AUTONOMIA DA FUSETA"

Nota do Olhão Livre: Os cidadãos da Fuzeta tem todo o direito de lutar pela Freguesia da Fuzeta contrariamente ao que queremos senhores instalados no poder local em Olhão.
Que o Povo da Fuzeta honre a memória dos seus antepassados, lutando contra esta cambada de vendilhões políticos.
https://ephemerajpp.files.wordpress.com/2013/06/img_2335.jpg

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sentir Olhão no Dia Mundial da Biodiversidade é... Ver e cheirar esgotos directos para a Ria Formosa no passeio Ribeirinho.

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Biodiversidade e como em Olhão nada muda, os turistas que nos visitam podem continuar a observar e a fotografar,  de borla o espectáculo dos esgotos tóxicos directos para a Ria Formosa.
Convêm lembrar que a Ria Formosa faz parte de Rede Natura 2000,  é a maior zona de producção de bivalves de Portugal e é onde existia   a maior colónia da Cavalos Marinhos que já foi dizimada em 80%, sendo que as suas Aguas servem para além da Produção de Bivalves, para a pesca e produção de peixe, de sal tradicional e de flor de sal.
 Image result for fotos dos esgtos emOLhão para a Ria Formosa
Custa acreditar que o presidente da CMOlhão António Miguel Ventura Pina candidato do PS imposto pela Federação do PS Algarve, tenha  anunciado em pré campanha eleitoral, com pompa e circunstância obras que vão custar ao bolso dos olhanenses,1.6 milhões de €, obras essas que tem como objectivo, destruir o Parque Infantil do Jardim Patrão Joaquim Lopes arrancar a calçada portuguesa destruir  e mudar a configuração dos canteiros, aterrar o tanque dos Patinhos, arrancar e substituir os bancos do Jardim(que a nosso ver só precisam de obras de conservação) derrubar o murro que serve há 50 anos de protecção às crianças e adultos de modo a evitar acidentes, quer ainda construir  no Jardim mais dois espaços de restauração, e todas essas obras diz o Presidente, sem arrancar uma única árvores das cerca de 80 árvores muitas delas com mais de 50 anos.

Mas para acabar com esses crimes diários que destroem a fauna e flora da Ria Formosa e que o devia envergonhar a ele e a todos os lambes cus que o apoiam,  não tem nem um cêntimo.
.
Um presidente diz ter tanta sensibilidade ambiental, e que tanto  dinheiro do erário publico gastou, com advogados para em meter providências cautelares defesa do Camaleão da Ilha do Farol e dos Hangares,que pertencem ao Concelho de Faro,  não se compreende como continua diariamente a envenenar impunemente com descargas carregadas de coliformes fecais, as aguas super protegidas da Ria Formosa, levando que em Março deste ano tivesse saído em Diário da Republica a desclassificação de duas zonas de Viveiros de bivalves no Concelho de Olhão.
 De realçar que em Dezembro de 2013 com o Auditório Municipal cheio de viveiristas que protestavam contra a poluição e desclassificação dos viveiros António Miguel Ventura Pina reconheceu haver esgotos directos em Olhão e para acalmar a fúria e revolta dos viveiristas afirmou que tinha já disponibilizado 500000€ para a AmbiOlhão acabar com esgotos directos para a Ria Formosa  em Olhão.
Onde param os 500000€ prometidos se os esgotos não param de correr para a Ria Formosa em Olhão?



Resultado de imagem para fotos dos esgotos em Olhão
O passeio sugerido é o do Passeio Ribeirinho da Av. 5 de Outubro desde o T local de embarque para as Ilhas da Culatra Armona e Farol,onde pode começar por ver esse esgoto onde as aves protegidas todos os dias, encontram uma boa dose de alimento sempre que está vazia, como podem ver na foto acima.
Andando até ao Porto de Recreio que chamam Marina podem  observar e sentir o cheiro nauseabundo mesmo ao pé do Hotel  Real Marina,pois aí se encontra mais  um esgoto directo da CMOlhão,  para as aguas do Porto de Recreio, que também é Zona da Rede Natura 2000.
 Resultado de imagem para imagens de Esgotos para a ria formosa em OLhão
Andando mais em direcção ao por do sol e entrando nas zonas das Salinas ao pé da Horta da CMOlhão, pode observar o esgoto que corre através de uma linha de aguas que faz parte da Rede Natura 2000 e que vem ter à Ria Formosa. vindo das oficinas da CMOlhão sem qualquer tratamento.Uma visita da ASAE a essas instalações das Oficinas da CMOlhão,situada na Horta da CMOlhão,  de certeza as encerrava de vez.

Image result for esgoto da Horta da CMOlhão
Também dentro do recinto da Docapesca em Olhão podem observar assim que a maré vaza e descobre o canal do esgoto em frente à antiga Fábrica de Conservas Bela Olhão.
Esse esgoto o presidente da CMOlhão afirma ter acabado com ele mas pode observar  a merda a boiar, todos os dias em especial sempre que a maré vaza e de noite,como testemunham os viveiristas e pescadores.
.Image result for fotos dos esgotos em OLhão para a Ria Formosa
Como pode em pleno Século  XXI  haver em Olhão,  uma Doca de Pesca com esgotos  tóxicos directos, quando a agua contaminada é usada para lavar as embarcações as artes de pesca e os devidos apetrechos.
Em 2017 tudo isso acontece na Ria Formosa no Concelho de Olhão e todas as autoridades fingem não ver esses crimes porque será?



sexta-feira, 19 de maio de 2017

Praga de Pulgas ataca a Ilha da Armona.



Resultado de imagem para fotos da Ilha da Armona.
Uma praga de pulgas atacou a Ilha da Armona. A praga foi detectada recentemente, numa habitação nas  cercanias do Parque Infantil da Ilha da Armona.
Será que o presidente da CMOlhão vai dizer,  que é mais um boato e empurrar esses caso de saúde publica para trás das costas, como faz com os esgotos tóxicos directos para as Aguas de Produção de Bivalves?
Resultado de imagem para esgotos em OLhão na ria formosa
 Será que o candidato imposto pela federação do PS Algarve,António Miguel Ventura Pina( filho do ex Governador Civil de Faro António Pina), vai de imediato atacar a praga de pulgas situada numa casa ao pé do Parque Infantil da Ilha da Armona constituindo assim perigo para as casas envolventes e para as crianças que forem brincar para esse parque infantil.

A Ilha da Armona é na realidade uma Ilha paradisíaca implantada na Rede Natura 2000, que se situa no Concelho de Olhão, mas que em pleno século XXI continua sem saneamento.
  Porque será que o ainda presidente da CMOlhão,  durante 4 anos de presidência 4 anos de vice-presidente e 4 anos de vereador,  não mexeu uma palha para acabar com as 900 fossas ilegais na Ilha da Armona, quando sabe que pode perder a concessão da Ilha da Armona por falta de saneamnto?
Será essa uma táctica, para o ataque  dos tubarões do imobiliário internacional,  preparem  um ataque à Ilha da Armona, que por vontade assumida de António Miguel Ventura Pina é sua vontade expressa,  transformar a Ilha da Armona na nova  Quinta do Lago de  Olhão.

Como pode a  CMOlhão autorizar construções ilegais na Ilha da Armona como é o caso da casa do casal inglês da Broadway, violando assim todos esses planos de  protecção e ordenamento do território pelos seguintes motivos:
1º - A parcela em causa está fora da área concessionada ao Município de Olhão;
2º - Dado se tratar de uma edificação localizada em área de domínio público marítimo, o deferimento da pretensão por parte do Município só poderia ocorrer se a Agência Portuguesa do Ambiente tivesse emitido o necessário título para a utilização da área dominial;
3º - A parcela em causa localiza-se em “espaço natural/dunas” onde é interdita a realização de obras de edificação, conforme o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura – Vila Real de Santo António;
4º - O Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa também interdita a construção em “Área costeira e lagunar – Protecção parcial”;
5º - A interdição resulta ainda da parcela integrar a Reserva Ecológica Nacional.

Foram essas as respostas do  Ministério do Ambiente sobre a ilegalidade da obra aparovada pela CMOlhão ao casal inglês, às perguntas dos deputados Algarvios Cristóvão Norte.e José Carlos Barros, quando questionado por estes, qual a situação da casa dos ingleses na Ilha da Armona, que o ainda presidente da CMOlhão António Miguel Ventura Pina afirmou à boca cheia que estava legal.

Perante todas essas irregularidades da CMOlhão e depois de ouvir as declarações publicas  à SIC que a nova construção do casal inglês estava legal, é caso para perguntar porque aposta o PS num presidente que tem  constantemente declarações trampolineiras aos órgãos da comunicação social?

Quanto tempo vai a CMOlhão tomar providências para acabar com a praga de Pulgas na Ilha da Armona?Resultado de imagem para fotografias de pulgas
Quanto  vai a CMOLhão ter de pagar de indemnização,  ao casal inglês a aprovação da mansão na Ilha da Armona. 
Quanto tempo vai a oposição em Olhão vai ousar questionar o presidente da CMOlhão, quem vai pagar a indemenização ao  casal inglês?
Quanto vai o ainda presidente da CMOLhão acabar de vez com as 900 fossas na Ilha da Armona, uma vez que consultando as actas da Assembleia Municipal vimos que o presidente da CMOlhão afirmou e está escrito nas actas da A.M.,  que este ano fazia a obra de saneamento da Ilha da Armona?

domingo, 14 de maio de 2017

A vergonha continua em Olhão! Av. João VI continua com fossas no século XXI.

António Miguel Ventura Pina o putativo candidato a candidato para a presidência da CMOlhão, continua a  só ter olhos e dinheiro para gastar em obras desnecessárias na Av 5 de Outubro,  mas continua sem gastar um cêntimo para acabar fazer a rede de saneamento, e acabar de vez com as fossas existentes na Av. João VI entre a Rotunda da Galp ate à Rotunda Oeste de Olhão.



Toda essa zona que mostra a foto de cima , foi construído há mais de 20 anosque vem sendo construidos vários blocos de habitação de 5 pisos,onde estão instaladas com várias empresas de comércio e restauração, também  nessa zona está o Restaurante "Franguinho",  um Hotel uma bomba de gasolina  e uma empresa de comida rápida, toda essa zona por incrível que pareça,  continua sem rede de saneamento pleno século XXI.
Várias vezes ao ano o esgoto transborda para fora das fossas para o espaço publico.
Porque será que o ainda presidente da CMOlhão António  Miguel Ventura Pina, nada faz para acabar com essa vergonha.
Porque razão o PSD que faz parte da geringonça de Olhão não tem uma unica palavra sobre esta vergonha?

Porque razão António Pina quer gastar 1.5 milhões de euros em obras na Av. 5 de Outubro,e não tem um cêntimo para acabar de vez com as fossas nesta avenida?
Será que Olhão para o ainda presidente da CMOlhão é só a Av. 5 de Outubro?

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Corrupcção na CMOlhão:Ministério Publico quer prisão efectiva!

 A noticia e a foto publicada em baixo, sobre a corrupção e peculato na CMOLhão foi retirada na integra     do site do ministério publico.

"Corrupção e peculato na Câmara Municipal de Olhão. Recurso do MP junto do Juízo Central de Faro."


 
8 maio 2017
Comarca Faro Noticias
"Por discordar das penas aplicadas, o Ministério Público no juízo central criminal de Faro recorreu da sentença que condenou duas funcionárias da Câmara Municipal de Olhão por corrupção e peculato. Uma das arguidas foi condenada a três anos de prisão e a outra a três anos e um mês de prisão, em ambos os casos suspensas na sua execução.
O MP entende que devem ser aplicadas penas superiores a três anos de prisão efetiva e que as arguidas devem ser também condenadas na proibição do exercício de funções públicas"
 
Nota do Olhão Livre: Temos de esclarecer que uma das funcionárias  a chefe da fiscalização das obras foi indicada para chefe da fiscalização pelo o actual presidente da CMO António Miguel Ventura Pina, depois de eleito, por ser pessoa da sua confiança.
Resta esclarecer que essa funcionária no passado no mandato de F.Leal já tinha estado sobre investigação  da P.J. pelo mesmo motivo e já António Pina era vice presidente da CMOlhão,  por isso é no mínimo estranho colocar uma pessoas com suspeitas de corrupção,  em cargos de chefia. 
Será por isso que a CMOlhão levou anos a aprovar um regulamento de prevenção de riscos contra a corrupcção pois  foi das ultimas autarquias a fazer e publicar esse plano?
Porque será que não foi aberto pelo presidente da CMOlhão,  nenhum processo disciplinar  à chefe de fiscalização de obras, envolvida nesse caso de corrupção e peculato..

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Socialismo ou Salazarismo disfarçado, na escolha dos candidatos às eleições autárquicas no PS em Olhão.



Recebemos uma carta de um militante do PS, que devido à sua pertinência achamos por bem publicar na integra, para perceber como o Presidente da CMOlhão  eleito pelo PS em Olhão, em conluio com o PSD governa Olhão,sem prestar contas à Concelhia do PS em  Olhão.
Como temos denunciado em Olhão a Geringonça é entre o PS e o PSD  não admirando, o  enorme rol de criticas, e até ameaças de expulsão do concelho da parte do presidente da CMOlhão, a quem denuncia as negociatas que se fazem em Olhão à conta de informação privilegiada.


"ANTÓNIO PINA E A “TROIKA” DA  FEDERAÇÃO DE FARO DO PARTIDO SOCIALISTA"

"Dizem os Estatutos que o Partido Socialista reconhece aos seus membros liberdade de crítica e de opinião, exigindo o respeito pelas decisões tomadas democraticamente nos termos dos seus Estatutos e que os seus membros têm o dever de exprimir livremente a sua opinião a todos os níveis da organização do Partido e apresentar, aos respetivos órgãos, críticas, sugestões e propostas sobre a organização, a orientação e a atividade do Partido e que devem, também, participar à entidade competente para dele conhecer, qualquer violação das normas que regem a vida interna do Partido. E não sofrer sanção disciplinar sem prévia audição e sem garantias de defesa, em processo organizado pela instância competente arguir perante as instâncias competentes a nulidade de qualquer ato dos órgãos do Partido que viole o disposto nos presentes Estatutos.
Refere, também, que as Concelhias são as estruturas que articulam e coordenam a atividade do Partido ao nível municipal e que lhes compete apreciar a situação política geral, e em especial os problemas da área do respetivo concelho e desencadear e assegurar o cumprimento do processo de designação dos candidatos autárquicos municipais e aprovar as restantes listas de candidatos aos órgãos autárquicos municipais do respetivo concelho;
Esta introdução parece-me necessária para que se possa compreender o que se tem vindo a passar a nível nacional com a designação dos candidatos do PS às autarquias, cujas eleições deverão ter lugar em Outubro de 2017.
Há alguns meses atrás, a Comissão Nacional do PS, em Lisboa, aprovou uma orientação que posteriormente difundiu por todas as estruturas do país, fazendo saber que os atuais presidentes de Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesias deveriam recandidatar-se se, sobre eles não houvesse acusações graves derivadas do exercício das suas funções que, de qualquer modo, pudessem prejudicar a imagem e o resultado eleitoral do Partido Socialista. Ora, rapidamente, aquilo que parecia ser uma mera orientação política, depressa se transformou numa verdadeira imposição antidemocrática e contrária ao previsto nos estatutos do partido socialista, designadamente, retirando às concelhias (artº36º, alínea g) a capacidade de designar os candidatos aos diferentes órgãos autárquicos.
Esta situação acabou por gerar diversos conflitos a nível nacional e, no caso concreto de Olhão, revelou-se deveras perniciosa. E porquê? Porque António Pina desde que tomou posse como presidente de câmara que tem feito o seu mandato completamente de costas voltadas para o seu próprio partido em Olhão. Não é por acaso que Francisco Leal não foi eleito presidente da assembleia municipal, senão vejamos. António Pina tem feito aprovar a maioria das suas decisões com o voto favorável do PSD. António Pina e o PSD em Olhão têm gerido esta câmara a seu belo prazer. Então se as relações António Pina e PSD são assim tão boas, por que razão o PSD não votou o nome de Francisco leal para aquele cargo? É óbvio, não? Porque António Pina queria pura e simplesmente livrar-se de Francisco Leal e, tudo parece indicar que três anos depois, este ainda não percebeu o que lhe aconteceu e continua a culpar a concelhia pela sua não eleição para aquele cargo.
Como é por demais evidente, não fosse a imposição de Lisboa, António Pina nunca seria o candidato escolhido pela concelhia de Olhão do PS, veja-se, então, qual foi o resultado quando ele se propôs a votos na sua concelhia e cuja candidatura foi chumbada!!! Sim, chumbada mesmo tendo sido imposta por Lisboa! A democracia e a descentralização não podem ser meras palavras, elas têm que ser praticadas e a concelhia de Olhão, por maioria, rebelou-se contra esta imposição que violam os próprios estatutos do PS. Houve alguém que disse que só Salazar é que nomeava os presidentes de câmara. Estava enganado, pois hoje, é o próprio partido socialista, herdeiro de longa tradição democrática e descentralizadora que comete este vil ato de traição aos seus princípios e valores, impondo, não só os candidatos às câmaras municipais como às Juntas de Freguesia. Se os olhanenses se revoltaram contra os franceses, em 1808, como não se haviam de revoltar perante esta situação indigna e ultrajante dos valores democráticos?
Após este resultado que rejeitou por larga maioria António Pina este, numa atitude infantil abandonou a sala mesmo quando o presidente da concelhia lhe fez um apelo para o diálogo e a convergência política. António Pina sentia-se com as costas quentes, por isso, uma vez mais voltou costas à sua concelhia.
Perante esta não-aceitação da concelhia quanto ao nome de António Pina, Lisboa revoltou-se contra os olhanenses e ordenou à Federação de Faro que avocasse todo o processo autárquico de designação dos candidatos a Olhão. E, como são os meninos bem comportados e que para manterem os seus lugares de deputados e outros, não esboçam qualquer crítica à sede nacional, no dia 8 de Maio, acabaram por avocar todo o processo de Olhão, designado um conjunto de três pessoas (Uma TROIKA) constituída pelos Deputados Fernando Anastácio, Luís Graça e Isilda Gomes – Presidente da câmara municipal de Portimão) para, conjuntamente com António Pina escolherem todos os amigalhaços que entendam para figurarem nas listas, em Olhão, nas listas do PS, passando ao lado da concelhia que foi eleita e sufragada democraticamente pelo voto dos militantes de Olhão.
Mas o que aqui também importa referir, é que todo este processo também tem como objetivo aniquilar politicamente a figura do anterior presidente da concelhia Carlos Manso, o qual também foi rejeitado em Faro para figurar na lista de deputados pelo Algarve. Para quem não sabe Carlos Manso é o vice-presidente da Ordem dos Economistas do Algarve e um olhanense de grande valor, parece, no entanto, que as pessoas de grande valor em Olhão, são rapidamente ofuscados pelos medíocres da política e seus padrinhos. E porquê aniquilar Carlos Manso? Porque Carlos Manso defende o reforço dos Serviços Públicos, da Saúde, da Educação, e já por diversas vezes se manifestou contra a privatização da Águas. António Pina é exatamente o contrário, defensor das privatizações, na Saúde, na Educação e também nas Águas do Algarve.
Caros Olhanenses
Compete somente a vós, nas próximas eleições autárquicas dar a resposta adequada nas urnas aos senhores de Faro e de Lisboa que decidem pelos olhanenses quem deve ir nas listas do PS em Olhão. É o momento para que a honra e a dignidade do povo de Olhão renasça tal como já o fizeram no passado."

Nota do Olhão Livre: Como Ditadores desse calibre, não admira a falta de democracia que existe em Olhão, seja cada vez maior.