1-Com a entrada em vigor do novo Protal gerou-se alguma confusão pelo que a CCDR-Algarve enviou um memorando às autarquias no qual recomendava que a análise dos projectos fosse feita à luz da legislação em vigor à data da decisão. Note-se que a CCDR é a entidade regional responsável pelo ordenamento do território e o seu parecer é vinculativo. A chefe de divisão do Gabinete de Planeamento e Gestão Urbanística por várias vezes invocou aquele memorando para indeferir alguns projectos. Já a chefe do Gabinete Jurídico com uma interpretação diferente aconselhou a aprovação.
Aos autarcas enquanto responsáveis políticos, até por razões de bom senso, cabia-lhes questionar a CCDR sobre que atitude tomar; mas não; o que era preciso era aprovar desde que surgisse um parecer mínimo para fundamentar a decisão; e fizeram-no n vezes.
2-Todos os cidadãos têm consciência de que as actas são documentos públicos e qualquer um deve poder aceder aquele tipo de documentos. É de lei; tal como é de lei que a autarquia designe um funcionar para permitir o tal acesso. Pois bem a fava tocou à chefe do Gabinete Jurídico que recusa o acesso às actas do ano de 2007 a um grupo de cidadãos. Posta a questão assim é caso para perguntar que tem Chico Leal a esconder que precise do encobrimento da sua chefe de Gabinete Jurídico?
3-Quando instado pelo Sr. Provedor de Justiça sobre a ausência de respostas àquele grupo de cidadãos, Chico Leal mais a sua chefe de Gabinete Jurídico mentiram. Esse grupo requereu por escrito e quer as respostas por escrito, para as dar a conhecer à população em geral (deste lado não temos medo da transparência) de nada valendo as razões declaradas ( Santana Lopes na Sic não vincula o SCP) e continuar obrigado a responder. E assim vamos nós de mentira em mentira! Agora já não é apenas aos olhanenses mas também às entidades oficiais.
4-Ainda o mata-cães não era funcionário da autarquia e usava-se um laço para a apanha dos cães. Agora o cerco aperta-se em torno do Chico e sua pandilha e o efeito poderá ser tão devastador quanto o foi o laço para os canideos. A justiça tarda mas far-se-á e aí o Chico terá muito que chorar.
Até breve! Acompanhem os novos desenvolvimentos em :
http://somosolhao.blogs.sapo.pt/