Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

OS MALANDRETES!

Sentindo a necessidade de arranjar alguém que desse substância à sua voraz sede de exibir o poder sem se comprometer demasiado o ainda presidente da autarquia encontrou na sua chefe de Gabinete Jurídico um aliado de peso. Mas também parece que a Sr. Drª afinal não sabe ou não quer saber as linhas com que se cose. Senão vejamos:
1-Com a entrada em vigor do novo Protal gerou-se alguma confusão pelo que a CCDR-Algarve enviou um memorando às autarquias no qual recomendava que a análise dos projectos fosse feita à luz da legislação em vigor à data da decisão. Note-se que a CCDR é a entidade regional responsável pelo ordenamento do território e o seu parecer é vinculativo. A chefe de divisão do Gabinete de Planeamento e Gestão Urbanística por várias vezes invocou aquele memorando para indeferir alguns projectos. Já a chefe do Gabinete Jurídico com uma interpretação diferente aconselhou a aprovação.
Aos autarcas enquanto responsáveis políticos, até por razões de bom senso, cabia-lhes questionar a CCDR sobre que atitude tomar; mas não; o que era preciso era aprovar desde que surgisse um parecer mínimo para fundamentar a decisão; e fizeram-no n vezes.
2-Todos os cidadãos têm consciência de que as actas são documentos públicos e qualquer um deve poder aceder aquele tipo de documentos. É de lei; tal como é de lei que a autarquia designe um funcionar para permitir o tal acesso. Pois bem a fava tocou à chefe do Gabinete Jurídico que recusa o acesso às actas do ano de 2007 a um grupo de cidadãos. Posta a questão assim é caso para perguntar que tem Chico Leal a esconder que precise do encobrimento da sua chefe de Gabinete Jurídico?
3-Quando instado pelo Sr. Provedor de Justiça sobre a ausência de respostas àquele grupo de cidadãos, Chico Leal mais a sua chefe de Gabinete Jurídico mentiram. Esse grupo requereu por escrito e quer as respostas por escrito, para as dar a conhecer à população em geral (deste lado não temos medo da transparência) de nada valendo as razões declaradas ( Santana Lopes na Sic não vincula o SCP) e continuar obrigado a responder. E assim vamos nós de mentira em mentira! Agora já não é apenas aos olhanenses mas também às entidades oficiais.
4-Ainda o mata-cães não era funcionário da autarquia e usava-se um laço para a apanha dos cães. Agora o cerco aperta-se em torno do Chico e sua pandilha e o efeito poderá ser tão devastador quanto o foi o laço para os canideos. A justiça tarda mas far-se-á e aí o Chico terá muito que chorar.
Até breve! Acompanhem os novos desenvolvimentos em :
http://somosolhao.blogs.sapo.pt/

sábado, 21 de fevereiro de 2009

ESTE PAÍS ESTÁ PODRE!

Num País normal, onde os cidadãos sintam orgulho de pertencerem a esse mesmo País, este primeiro ministro já se teria demitido. A maioria do Povo já não acredita na inocência de S. Exa. Aos olhos da maioria, no subconsciente de cada um, José Sócrates será, neste momento, o maior corrupto deste País. Por mais que o Procurador Geral da República e as suas adjuntas procurem disfarçar, José Sócrates está por trás de toda aquela tramóia do Freeport e não só. As coisas, segundo a TVI, já vem mais de trás, ainda do tempo em que ele era secretário de estado.
Como se não bastasse o caso Freeport, há ainda a história da compra do seu apartamento e do apartamento sa sua mãe, há a reforma da sua mãe, há o seu "canudo", há o Vale da Rosa, demasiadas coisas das quais o Povo nunca colheu uma explicação satisfatória.
O negócio da energia solar, entregando o ouro ao bandido (aos bancos) e provocando a ruína das pequenas e médias empresas é bem elucidativo da política do actual PS. Porque será? Será para que as Pirites do Alentejo não fechem antes das eleições? Quem comercializa aqueles painéis?
Mas se este é o PS que temos, então e a "oposição"? Há oposição neste País? Não! Por muito que CDU e BE procurem mostrar que são oposição, nada vemos em termos práticos. Francisco Louçã ainda vai dando umas larachas quando toca aos números mas quando se trata da mobilização dos trabalhadores deste país, pouco ou nada faz.
Sócrates pretende transformar a magistratura numa ferramenta para encobrir os seus dislates, dos seus "opositores" amigos e dos seus sucessores. Num País normal, onde os cidadãos sinta orgulho desse mesmo País, um dos nomes sonantes da oposição, Dias Loureiro, já teria perdido a imunidade de que goza enquanto conselheiro de estado, já estaria constituído arguido e os seus bens já estariam congelados, assim como o de todos os outros envolvidos nas trapaças do BCP, do BPN e do BPP. Ao contrário, é o dinheiro dos nossos impostos que está a servir para tapar um buraco que não tem fim, que já ultrapassa os dois mil milhões de euros. Num País normal não seria só um que estaria preso, não ficaria só esse como bode expiatório daquilo que ele e mais gente fez. Mas, há que proteger os interesses de alguns senhores, ainda que sejam da "oposição", não vão estes, mais tarde, pôr a boca no trombone e falar de todas as malfeitorias levadas a cabo pela "rosa".
Os outdoors colocados em Olhão sobre a educação não merecem mais que tacada de ovos. Por favor não estraguem os ovos no cartaz. Estragar por estragar, apliquem-nos em quem os mandou fazer. Quando se fala de crise, quando se pede dinheiro à banca para "dar" às escolas, mandam-se fazer cartazes gigantescos que custam uma pipa de massa. A câmara que diga quanto custou a brincadeira para promoção do Leal, sim, porque os cartazes é só para mostrar uma obra que não foi feita.
Triste sina a do Povo Português que teve uma ditadura de 40 anos e, passados trinta e cinco anos de democracia, retornar ao fascismo mais exacerbado...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Olhão:Vamos ficar mais ricos!

Foi este o titúlo que o presidente da C.M.de Olhão anunciava em entrevista semanal ao C.Manhã.
No artigo referia que os Olhaneses iam ficar mais ricos.
Pensava eu que era com os novos empregos criados pelo turismo em Olhão, pois em Olhão o número de desempregados cifra-se em 1635, sendo 623 homens e 1012 mulheres.
Afinal era para anunciar que a autarquia tinha aprovado no orçamento de 2009, que cerca de 33,3% desse orçamento (escondido dos Olhaneses) era para a educação.

Também afirma no Região Sul http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=92110 que vai gastar 6.8 milhões de euros na educação,no concelho de Olhão .

Os 6 milhões que o presidente disse que tinha para gastar o ano passado na educação (e não gastou) passaram para este ano e acrescentaram mas o,8 milhões de euros.

Chama-se a isso uma boa aplicação financeira, pois em vez de 6 milhões vai agora em ano de eleições gastar os 6 milhões do ano passado, mais os juros do dinheiro (0,8 milhões) que diziam as "más" linguas, andavam perdidos. Vamos é ver se as obras se fazem, pois há anos que andam a prometer e nada tem sido feito na maior parte das escolas de Olhão.

Com essas obras pode ser que o número de desempregados baixe em Olhão! A não ser que a CMO entregue essas obras às empresas que vêm de fora e que trazem a reboque de si os seus operários.

Hoje há café na Recreativa Rica ás 21h

A Tertúlia dos Cafetantes convida as pessoas a discutir Olhão, estando aberta a todos os credos politicos, desde o CDS ao Bloco de Esquerda.
Depois do sucesso da conferência sobre a Ria Formosa, é hora de balanço e de avançar para outras iniciativas em prol de Olhão.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Como está viva a Democracia no PS!

o Zézito ganhou com 96,43% nem Salazar conseguiria melhor,mesmo nos tempos que não andava ás gajas.
Nem um voto contra e ainda há quem diga, que não existe um clima de medo no PS?
23.399 a favor, 736 bramcos e 202 nulos. Só gostava de ver os votos nulos para saber se lhe chamaram algum nome que ainda não tivessemos ouvido.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O NOSSO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO...

Completámos, hoje, um ano de vida. Aos poucos, não tão depressa como seria desejável, fomos criando alicerces. Começámos com coisas que muitos consideram banais, tais como o estacionamento, o lixo e fomos ganhando embalagem para coisas mais importantes. Fazendo denúncias de coisas que não agradam a muita gente. Muito mais há, ainda, a fazer. Mas, infelizmente, porque a "Justiça" não funciona neste País, continuamos a ver sinais exteriores de riqueza que quanto à licitude, muito deixa a desejar.
Demarcámo-nos claramente dos partidos. Temos tido como alvo preferencial o PS e PSD, que são os principais responsáveis pelo estado em que o País se encontra. São, essencialmente, esses dois partidos que tem funcionado com alternância de Poder, são esses dois partidos que fazem e desfazem as "leis" que melhor sirvam os seus próprios interesses e os dos seus amigos e que, por outro lado, nos vão deixando cada vez mais pobres.
Num País normal, num País a sério, já há muito que o primeiro ministro se teria demitido. Se em relação ao "canudo", na altura, ficou com o benefício da dúvida, hoje a maioria dos portugueses tem dificuldade em aceitar que a universidade onde esse "canudo" foi obtido, foi encerrada, por sua ordem, por não oferece condições pedagógicas. Uma linda forma de abafar um assunto incómodo...Como se não bastasse, foram os projectos que assinou quando não podia assinar. Então, e o caso Freeport? E o abate de sobreiros em Setúbal?
Mário Soares, Edmundo Pedro, João Cravinho, Manuel Alegre, Hentique Neto, Ana Benavente, pessoas com um "passado" de democratas, são acérrimos criticos das políticas prosseguidas por este PS. Não subscrevem as posições desta "União Nacional".
Mas, lábia tem ele. Com todo o descaramento vai à assembleia dizer que vai reduzir as deduções fiscais aos mais ricos. É para rir! Como se as deduções fiscais tivessem alguem efeito. Para beneficiar a classe média? Então e as classes mais desprotegidas que benefícios tem? Nenhum, pois claro! Mas, ainda que as deduções fiscais tivessem algum efeito prático, logo estava ele, lambe-botas do sistema financeiro, a estender a mão aos mais favorecidos, dando-lhes a possibilidade de colocarem painéis solares com 50% de desconto. Será que os pobres tem possibilidades de terem painéis nas suas casas?
O descaramento é de tal forma que afirma ir baixar os impostos, quando já é público que os ditos impostos irão aumentar em 2010 e em 2011. Este primeiro ministro anda brincando com o fogo. A ira dos gregos não lhe serviu de lição. Deve estar à espera que os nossos vizinhos espanhóis extravasem os limites da paciência, porque eles já estão com 19% de taxa de desemprego e à medida que o desemprego crescer ainda mais, a Espanha torna-se num barril de pólvora que, se explodir, não deixará de ter repercussões no nosso País.
À imagem do seu chefe de fila, temos um presidente de câmara, com pretensões a Salazar, que, mais tarde ou mais cedo, também cairá e com ele a pleíade de "amigalhaços" e de interesses instalados.
Não desistiremos! Não nos vergaremos a estes podres! A nossa luta não parará e venceremos porque temos a força da razão.
Obrigado a todos os que nos visitam, sejam nossos amigos ou não. Até aos provocadores agradecemos porque nos dão mais força para continuarmos. Mas também pedimos desculpa a quem foi atingido por comentários nada próprios.

1 ano


A 14 de Fevereiro de 2008, o "Olhão Livre" foi aberto ao público. Obrigado a todos os que aqui passaram ao longo deste primeiro ano. Obrigado ainda, a todos os que aqui deixaram a sua opinião.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Finalmente presidente da CMO vai a julgamento!

Depois de aturadas investigações ,o abuso de poder e a corrrupção do presdidente da CMO vai a julgamento!http://ultimahora.publico.clix.pt/

200º aniversário de Charles Darwin.

Celebra-se hoje o aniversário deste cientista, que veio revolucionar a teoria de que o mundo tinha sido criado em 7 dias e provou a teoria da evolução das espécies.
Como um dos 1º destinos deste cientista foi precisamente o território português, mais precisamente as ilhas dos Açores e da Madeira, e depois o Brasil, aqui fica a minha singela homenagem pelas suas descobertas, não deixando de referir uma das frases que mais gosto dele "As amizades de um homem são uma das melhores medidas do seu valor".
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=171&iLingua=1

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SOS Ria Formosa!

Pensava eu que o Francisco Leal era uma pessoa inovadora e que tinha descoberto a pólvora no que diz respeito aos campos de golfe em cima da Ria Formosa! Mas uma mão amiga fez-me chegar umas fotografias que mostram que o que Francisco Leal pretende para Marim, é nem mais nem menos uma imitação do que já se faz na zona do Ancão, onde os campos de golfes descaregam directamente para a Ria Formosa as escorrências da rega dos campos de golfe.







Essas escorrências encontram-se cheias de productos quimicos pois, como sabemos, para a relva dos golfes estar sempre verdinha e não ter ervas daninhas é necessário a respectiva dose química.





Na zona do Ancão viveiros são coisas que já pertencem ao passado e a vida marinha também não abunda, talvez consequência destes anos todos a receber os químicos dos campos de golfe que invadiram os terrenos da Ria Formosa.
No entanto, nesta ria abandonada por todas entidades responsáveis no que toca a defesa do ambiente, em Marim os viveiros são realidades de quem tenta sobreviver.Com a alteração ao PDM e ao prever para esta zona um Hotel com 900 camas e um campo de golfe, não estará a CMO, apesar dos pareceres negativos de várias entidades, a violar todas as leis europeias de perservação da biodiversidade (de acordo com a Rede Natura 2000 e da Convecção Ramsar) e a contribuir grandemente para que esta zona fique tão degradada em termoa ambientais, como a referida zona do Ancão?
Neste momento com as noticias do Freeport a sair todos os dias na comunicação social, por uma desafectação de terrenos de uma ZPE para a construção daquele empreedimento, o caso do PDM de Marim não será igual? Quem promoveu a alteração do PDM para a zona de Marim? A CMO!
Quem autorizou a desafectação daquela Zona de Protecção Especial? O que diz a CCDR do Algarve sobre o assunto? Qual foi o parecer do director do Parque Natural da Ria Formosa sobre este assunto? Qual foi o parecer do Instituto de Conservação da Natureza? Qual foi o parecer do ministro do Ambiente?
Será só, porque é o 1º ministro a estar supostamente envolvido num assunto menos claro, que a imprensa está preocupada ? Não será a alteração ao PDM de Marim, um caso de Crime Ambiental com o consentimento de todas as entidades responsáveis? Saberá a U.E. deste ataque a uma ZPE para a qual já mandou tanto dinheiro (só para o Pólis Ria Formosa foram 87.5 milhões de euros!)?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EM DEFESA DA RIA FORMOSA I

No passado sábado realizou-se a Conferência sobre a Ria Formosa, uma iniciativa da Tertúlia dos Cafetantes, que apesar do seu sucesso, desviou-se do objectivo para a qual fora promovida que era o do ordenamento e centrou-se na poluição da Ria. Falou-se muito e não se disse o essencial. Senão vejamos:
1- A Directiva Comunitária 91/171/CEE de 21 de Maio de 1991,relativamente ao tratamento das águas residuais urbanas só foi transposta para o Direito português em 1997, o que por si só diz bem da atitude dos nossos governantes quanto às questões do ambiente. Vá lá, tarde mas chegou.
No nº8 do artigo 2º pode ler-se: Tratamento apropriado: o tratamento das águas residuais urbanas por qualquer processo e ou por qualquer sistema de eliminação que, após a descarga, permite que as águas receptoras satisfaçam os objectivos da qualidade que se lhes aplicam.
O artigo 11 sobre a Reutilização diz: As águas residuais tratadas, bem como as lamas, devem ser reutilizadas, sempre que possível ou adequado.
Se pensarmos que a massa de água doce despejada pelas Etar é susceptível de alterar a salinidade da água da Ria e com isso provocar a mortandade dos bivalves e peixes. E não podemos esquecer que o sistema lagunar funciona como uma enorme "nursery" que a muito curto prazo estará defunta se a actual situação não for alterada.
2- Como se não bastasse isso temos ainda a poluição resultante dos campos de golfe. Na verdade a Directiva Comunitária 91/676/CEE de Dezembro de 1991 relativa `a protecção das águas contra a poluição causada pelos nitratos de origem agrícola, diz:
Artigo 2º, alínea i)-Eutrofização- o enriquecimento das águas....provocando uma aceleração do crescimento de algas, ocasiona uma perturbação indesejável do equilíbrio dos organismos presentes na água...
Para bom entendedor meia palavra basta!
3- Em Janeiro de 2005 o Comissário Europeu do Ambiente, Stavros Dimas afirmava ter enviado para Portugal advertências finais, entre outras:
O terceiro caso diz respeito ao facto de Portugal ainda não ter instalado sistemas de tratamento de águas residuais avançados (terciários) em 18 aglomerações portuguesas. Essas aglomerações descarregam as suas águas residuais para cursos de águas que são considerados sensíveis sobretudo devido a problemas de eutrofização. Nos termos da directiva de 1991 os sistemas de tratamento terciário deveriam ter sido instalados até final de 1998.
4- Tão mentiroso é Francisco Leal, como o presidente das Águas do Algarve, que em recente entrevista ao agora órgão oficioso da C.M.Olhão afirmava estar tudo certo. Assim sem estudos ou análises, e apenas com a legislação desmascara-se esta cambada que durante anos promoveu a poluição da ria e enganou não só as gentes de Olhão mas todos os residentes na área da Ria Formosa. Com os meios legais é possível apresentar queixa na Comissão Europeia, com sucesso garantido e inverter a situação neste eco-sistema.
Assunto a acompanhar em: http://somosolhao.blogs.sapo.pt/

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Z.P.E.0017? A Saque?

Para quem não sabe a Z.P.E.0017, equivale à Zona de Protecção Especial da Ria Formosa, e foi criada por dec.lei nº384-b/99 de 23 de Setembro.
Foi o estado português que criou essas zonas de protecção, e quanto a mim com uma certa lógica. Pois tinham como objectivo, deixar um legado de biodiversidade, ás geraçoes vindouras.
O que não tem lógica é o ataque que neste momento é feito, pela maior parte das atarquias com as alterações aos PDM ,onde são elas a pedir a desfectação de grandes parcelas de terreno dessas ZPE,e como consentimento do Ministério do ambiente! Pois tudo o que está nesse decreto lei,está posto em causa,por interreses pouco transparentes,e em nome de um turismo ,como acontece aqui em Olhão na alteração ao PDM em Marim , onde está previsto cerca de 900 camas um campo de golfe e um centro hipico.
Será que nós Olhanenses estamos de acordo, que uma parcela da ZPE , que se situa em Marim seja desafectada para esse projecto de ataque à natureza?
Não nos esqueçamos que o caso Freeport começou por uma desfectação a uma ZPE.
Será que aqui em Marim está tudo legal?
Responda quem souber, os técnicos e os juristas!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Que Turismo em Olhão?

Recebemos a informação, que a Tertúlia dos Cafetantes reunida, ontem à noite na Recreativa Rica, decidiu endereçar o convite ao nosso conterrâneo, Drº António Pina para discursar numa palestra, que terá como tema: "Que turismo em Olhão?", a ocorrer no dia 18 do presente mês.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LEAL, TRAPACEIRO...

I
A história conta-se em poucas palavras, ainda que tenha muitas implicações. Havia um boy que precisava de emprego; então resolveram abrir concurso para um lugar na muito badalada biblioteca. Concursantes foram mais que suficientes, só que o lugar tinha destino certo. Deu direito a formar juri e tudo. Eis que estala o verniz pois a maioria do juri votara noutro candidato que não o pretendido. O presidente do juri, alguem da confiança do ainda presidente, dá por encerrada a sessão, e eis que o concurso é anulado. Então forja-se outro concurso, não se sabe com que juri, que num fim de semana resolve o problema do emprego do boy. Digam lá agora que o empertigado nariz, não produz ao fim de semana. Trabalha muito sim senhor. Não foi por acaso que o elegeram profissional (ou trapaceiro) do ano.
II
Nos finais do verão, uma senhora teve um acidente, nas obras da rotunda da circular poente de Olhão. Como não sabia a quem pedir responsabilidades, questionou a autarquia a propósito de quem fizera a obra ao que a mesma terá respondido que fora executada por funcionarios da autarquia, o que não corresponde à verdade. Há testemunhos que afirmam ter sido a empresa Marques e Guedes, já que os funcionarios envergavam os coletes de empresa e eram dirigidos pelo eng. Medeiros, assumindo a autarquia a responsabilidade, e dando a conhecer a sua apólice de seguro. Felizmente pela senhora, mas não é assim que se tratam os dinheiros publicos. Vamos de trapaça em trapaça.

Ambas as situações não deixarão de merecer uma atenção mais cuidada de:
http://somosolhao.blogs.sapo.pt

Afirmações de um ser DÓLHÃO!


"A lixeira de Quelfes está legal! Porque o mesmo acontece com outras autarquias de Portugal, que também, têm lixeiras do mesmo género!"
Afirmações de um vereador dólhão. Só lhes digo que esse vereador é pago pelos nossos impostos, para dizer asneiradas deste tamanho, num jornal da comunicação regional, mais própriamente no Postal do Algarve. (ver Forum Olhao tópico Lixeira a céu aberto)
Da mesma maneira deve pensar o presidente da CMO em relação aos esgotos que nós pagamos para serem tratados, mas que a CMO continua a deixar ir, sem tratamento, para a Ria cada vez menos Formosa.
Provavelmente a água vermelha que sai da ETAR de poente deve de ser causada por algum tratamento inovador, que as Aguas do Algarve fazem aos esgotos daquela ETAR.
De certeza que estes esgotos estão bem tratados! Pois se o presidente da CMO e o presidente das Aguas do Algarve assim o dizem, como se pode ler em entrevista (paga?) no jornal do Olhanense, quem somos nós para duvidar? Só temos de acreditar, pois os nossos politicos não são eleitos para mentir!
Eles lá sabem, o motivo que os leva a fazer, este tipo de afirmações.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Parkinsonismo, será esse o mal do Zézito?

O Zézito acusa o tio de ter a doença de parkinson! Mas não será o Zézito a sofrer desse mal?

ó Zézito , já te tenho dito, que não é bonito, andares-me a enganar.

Até o Manel Alegre quis ser enganado.
Quem se deve fartar de rir com isso é o Cravinho,que parece que há muito se deixou de enganar!
Porque será que o Zézito assim que chegou a 1º ministro logo apareceram os PIN?
Cá em Olhão a alteração ao PDM de Marim não terá água no bico?Não é aquela zona ZPE?