Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FOME E MISERIA PARA OLHÃO!

Já por varias vezes chamamos a atenção para o facto das politicas seguidas por diversas entidades visarem sobretudo o afastamento dos olhanenses da Zona Ribeirinha e da Ria Formosa. Agora o que se prepara é algo bem mais grave e que porá em causa a sobrevivencia de muitos viveiristas.
O ICNB através da Portaria 1245/2009 de 13 de Outubro eleva as taxas de licenciamento dos viveiros para os 1000 euros, com actualizações anuais a rever em Março de cada ano; tal significa na pratica o aniquilamento dos pequenos viveiristas. Seguem-se ainda as taxas de recursos hídricos e inertes (areias).
Quanto a isto, os mariscadores têm de se levantar, e encetar formas de luta capazes de anular tal portaria.
Francisco Leal, promete desenvolvimento e aí o temos, mais fome e miséria para o Povo de Olhão. Primeiro arranjou verbas para tirar o pessoal da pesca e reconvertê-lo nomeadamente com cafés. Agora, conjuntamente com o ICNB, parceiro no POOC e no Polis, a dar mais uma machadada na população olhanense, e virando a Ria Formosa quase exclusivamente para o turismo, como se as duas actividades não fossem compatíveis.
É este o modelo de desenvolvimento sustentável que nos querem impor? Altera-se a vida das pessoas por decreto? Como vão os olhanenses reagir a isto?

21 comentários:

  1. como sempre não vão fazer nada pois o leal controla as cooperativas de viveirista.
    ou seja além de cacique com aspirações a ditador é mafioso.

    ResponderEliminar
  2. fome e miséria em olhão ? isso é tudo invenções vossas olhão cada vez está mais desenvolvido,e tudo graças ao nosso presidente.
    o nosso presidente é melhor que o deus nosso senhor pois ele mata a fome a muita gente,só os más linguas é que falam mal dele.

    ResponderEliminar
  3. esse pulga deve ser aquele que vive há conta dos envelopes.

    ResponderEliminar
  4. viveirista na miséria.5 de novembro de 2009 às 11:55

    sendo olhão uma terra que vive do mar e da ria,o que dizem a essa nova cobrança de taxas os novos vereadores,e o presidente da CMO?
    sei inclusive que dois vereadores do novo executivo tem explorações de ostras,e que o pai de um deles tem explorações de viveiros,será que o drº pina e o engº c.martins não tem opinião.ou aceitam tudo como aceitam a mortandade das ostras,e das amêijoas.
    há um ditado que diz "quanto mais te baixas mais o cu te aparece"
    ou seja quanto mais eles fizerem para acabar com a actividade na ria e as pessoas não se mexerem mais gravosa serão as medidas seguintes e o resultado está à vista.
    as amêijoas e as ostras morrem,e nimguém pede responsabilidades.
    pois agora tomem lá essas novas taxas,e paguem e não bufem,pois
    o ps e o presidente leal estão ao vosso lado.a rir da vossa cara de parvos.
    atenção em frança as ostras estão a morrer mas o governo francês já tomou medidas assim que isso aconteceu.em portugal as ostras morrerem as amêijoas morrem e o que faz o governo aumentem as taxas.
    toma lá e paga.

    ResponderEliminar
  5. deixem lá o pulga,para outro dia pois o que interessa é discutir as novas tachas do parque mas parece que não é só para os viveiros há muito mais.
    há presidentes de camara que já levantaram a voz contra essas novas tachas,será que em olhão o chico leal vai fazer alguma coisa ,eu pessoalmente não acredito pois ele não quer fazer ondas pois sabe bem a merda que joga para a ria.

    ResponderEliminar
  6. Falar mal é o que melhor sabem fazer aqui neste blog, mas a verdade é que o leal já esperava isto e pôs dois vereadores especialistas em mar ou não sejam eles sócios no negócio das ostras.Agora está apreparar um elemento da assembleia para tratar tudo oque diga respeito a compras e vendas da parte da camara vejam lá se adivinham quem é?dou uma dica ,tal pai tal filho são ambos anôes.

    ResponderEliminar
  7. O que há em olhão são uns batoteiros e bebados e depois vêm dizer que há fome tenham mas é vergonha.Um farense que há muito tempo não vai a olhão nem pensa faze-lo breve

    ResponderEliminar
  8. As pessoas tem memória curta. O que fez José Apolinário pelas pescas de Portugal? NADA, subsidiou abates, comparticipou as vendas de embarcações a países de Africa e pôs o mar contra nós e a favor dos outros.
    É prática do PS destruir o que dá proveitos colectivos e na Ria Formosa vai - se passar o mesmo.Quem fez o POOC? o actual José Socretes(PS).Quem idealizou a Soc. Polis? Os socialistas de 2ª linha como o Patrão e outros.Quem gere a Polis da Ria? A Valentina Calixto que é como o Alberto Almeida,éra PSD e virou PS, tem uma empresa a ALGARCER que limpa o lixo e o dinheiro das Camaras Socialistas como a de OLhão e o Leal, do PS e presidente da Camara de Olhão vai entregar a nossa Ria e as nossas Ilhas aos resort que lhe derem suites e tudo o resto vai ficar a ver navios de luxo.É O PS que temos, é o PS em que temos votado e são os SOCIALISTAS que queremos, porque eles continuam a existir e a dominar com o nosso VOTO.
    A culpa é nossa.

    ResponderEliminar
  9. fare é fare .
    olhão é olhão mas continua a cheirar mal antes era a peixe hojecheira é a merda
    gaiana

    ResponderEliminar
  10. 1– O caso ‘Face Oculta’não compromete o PS tal como o processo BPN não inculpa o PSD. O que nos deve fazer pensar é o modo como a presença obsidiante do Estado no mundo dos negócios favorece o tráfico de influências exercido por aqueles que a ‘politiqueirice’ promoveu sem mérito.

    Quando Guterres ascendeu ao poder, a esperança socialista era Vara e não Sócrates. A similitude dos percursos foi estorvada pela Fundação e por Sampaio mas ficou a amizade e a intrínseca identidade de valores.

    2 – Quaisquer dúvidas acerca do facto de Armando Vara não ser um banqueiro ‘à séria’ ficam desvanecidas pela quantia por que se terá deixado subornar: dez mil euros! Os casos BCP, BPN e BPP ensinaram--nos que um verdadeiro homem da banca não se aventura por menos de 1 ou 2 milhões…

    ResponderEliminar
  11. Este individuo destrói tudo o que é rentável ou produtivo no concelho de Olhão.
    Viva o Partido Socialsta!
    Viva o concelho de olhão!
    Viva a pobreza!
    Viva o presidente da CMO!
    J.Mateus

    ResponderEliminar
  12. Os numeros não iludem; com tanto desenvolvimento, Olhão é só o concelho do Algarve com a maior taxa de desmprego, a maior taxa de subsidio social de desemprego e a maior taxa de rendimento minimo. Se isto não é sintoma da fome e miseria que grassa no concelho, então o que é?
    Quando há falta de profissionais na pesca e se pretende reconvertê-los na hotelaria, não se estará a querer aniquilar o sector da pesca? Dos profissionais que optarem por uma tal medida a percentagem que poderá ter algum sucesso não chega aos 25% segundo dados estatisticos, mas entretanto acabam com um sector economico com grande peso para todo o concelho.
    As taxas ora impostas não contemplam a dimensão dos viveiros pelo que os mais pequenos serão os mais penalizados e mais receptivos a abandonar a actividade. Que se pretende então com esta medida?
    Se juntarmos a legislação dispersa como o POOC, o Plano de Ordenamento do Parque,o Polis, mais estas taxas e as que virão a seguir pela mão da engª Valentina Calixto, e a que se prepara, então os olhanenses serão metidos em autenticos guetos a norte da 125 de preferencia e toda a Ria ficará disponivel para uma especie de turismo nada sustentavel. O que as autoridades, eleitas com o nosso voto, nos oferecem é uma actividade sazonal e mal remunerada.
    Quanto a isto os viveiristas de Olhão devem ir pensando em fazer uma concentração à porta da Câmara e convidar Francisco Leal a tomar posição junto do ICNB no sentido da revogação destas taxas.

    ResponderEliminar
  13. Para Anónimo das 15.19

    É por causa do cheiro que o Olhanense está na 1ª divisão e o Farense na 3ª. Toma e vai-te tratar ó filho de Faro.

    ResponderEliminar
  14. o sco tá na 1ª divisão masmopatrimónio vai ir todo à vida.
    até o presidente já quer receber ordenado.
    nãovende pópós ?e os outros vendem,

    ResponderEliminar
  15. Esse querido presidente, que na campanha utilizou o slogan "sempre ao seu lado", para colher votos, presumo,pois, aos que estariam ao seu lado dá-lhes benêsses e muito mais, aos restantes cria-les dificuldades, nega habitação e trava investimento e progresso.
    Está visto que terei de ir ocupar o local onde se encontravam os "ciganos", que residiram junto^à estação de comboios da Fuzeta, uma vez que para estas familias arranjou-les apartamentos.
    Vivam os pobres de Olhão!
    Ao que me parece são muitissimos poucos, apenas um ou dois.
    J.Mateus

    ResponderEliminar
  16. Este senhor PULGA, ou não tem vergonha nenhuma, ou é um miseravel mental.
    Ao fazer aquelas afirmações das 10:45, anda a gozar com as pessoas que neste periodo estão com graves e sérias dificuldades económicas.
    Desgraçado que se deve estar a congratular com algumas benesses ou contrapartidas do presidente da CMO.
    Cá se fazem, cá se pagam. Com isto não lhe desejo mal a si ou a qualquer ser vivo, mas com as afirmações que tem feito, "não cuspa para o ar, que lhe pode cair em cima.
    JMateus

    ResponderEliminar
  17. Eu não queria dizer mais nada a esse j mateus mas em defesa da honra sempre lhe digo que não saber viver com saias só dá no que deu com ele, ela agora nem quer ouvir falar em j mateus e diz logo que nem na cama prestava quanto mais a gerir os negocios.não falas mais em mim e esquece que me conheceste.

    ResponderEliminar
  18. A Terra :vai lá saber como é que naquele prédio azul em frente aos bombeiros se fizeram agora depois de passar a vestoria umas garagens na cave e logo me dizes quem foi o fiscal que lá foi chamado e recebeu um envelope para se esquecer do que viu. do mano rui

    ResponderEliminar
  19. Qual delas é que disse isso?
    J.Mateus

    ResponderEliminar
  20. O que é ilegal para a C.M.O.???
    Quem tem, não se preocupa, faz e é assim que se ganha dinheiro ("legalmente"), pois quem trabalha honestamente é dificil de viver.
    Quanto aos mariscadores,os que produzem, mais tarde ou mais cedo serão aniquilados, pois há valores mais "fort€s".
    Não tenho dúvidas e não me cansarei de dizer, que findos os próximos 4 anos,assistirei a miséria e pobreza nesse concelho.
    Mas também não perdi a esperança de ver os ditos cujos senhores a pagarem por o que têm feito de mal à sociedade. O TEMPO É O GRANDE MESTRE!
    J.Mateus

    ResponderEliminar