(ARH) do Algarve.
Segundo Sebastião Teixeira, um dos responsáveis da ARH, o mar galgou o cordão dunar da ilha, dividindo-a em duas, e a nova barra funcionou na enchente e durante a primeira hora da vazante, mas será necessário aferir se ela funciona mesmo, com a próxima semana e os próximos dias a serem críticos.
Segundo o responsável, trata-se de “um fenómeno natural raro que só acontece de 50 em 50 anos”, e a barra actual fechará naturalmente se a nova vingar.
“Na sequência da tempestade, o mar retomou o galgamento que tem vindo a fazer no último mês, apanhou uma zona de fraqueza em frente ao canal dragado e rasgou uma protobarra. A barra funcionou na enchente, porque via-se que o que entrava não eram apenas ondas mas também corrente, e estive lá até à primeira hora da vazante e está a vazar”, explicou.
Sebastião Teixeira afirmou que “a barra está oficialmente criada” e é necessário agora “ver se aguenta como barra ou não”.
Segundo o técnico, “é muito provável que mais algumas casas sejam destruídas, não na sequência do mar, mas do alargamento da barra”, alertou.
Segundo Sebastião Teixeira, esta abertura natural trava os trabalhos de abertura de uma nova barra, anunciados pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, quando há cerca de semana e meia visitou a ilha.
“Se a ideia era abrir uma barra e se ela abriu naturalmente, não faz sentido estar a abrir outra, porque para abrir outra tinha que se fechar esta e fechar uma barra é muito difícil”, sustentou.
O responsável da ARH disse ainda que o fenómeno de abertura natural de uma barra pelo mar “é raro, mas é normal”.
Teixeira acrescentou que “a barra da Fuseta tem dois ciclos históricos, com intervalo de 50 anos” e agora “abriu no sítio onde havia outra nas décadas de 40, 50″ do século passado.
Esta foi uma noticia da Lusa em 2 de março de 2010.
Hoje, depois de Valentina Calixto ter gasto mais de 1 milhão de euros em fechar essa barra(alegando Valentina Calixto que por razões de segurança), para abrir uma nova barra 300 metros mais a Leste, esta sim coloca em perigo a vida dos pescadores que tem de sair diariamente para o mar, pois não sabem fazer mais nada.
Passamos a referir declarações de pescadores da Fuzeta em noticia ao publico on line, do jornalista Edálio Revez:
"É dinheiro atirado ao mar", garante José Domingos, pescador, 68 anos de idade. "Já vi o mar abrir e fechar quatro barras nesta zona." A intervenção, decidida após os temporais do ano passado - quando o mar derrubou 38 casas de férias na ilha -, custou cerca 980 mil euros.
Um outro pescador, Jorge Gaspar, de 30 anos, assegura que não consegue atravessar o canal quando a maré está vazia.
Mas Valentina Calixto continua a mentir e defender interesses, que nada tem a ver com os interesses dos pescadores, Valentina Calixto diz, o seguinte sobre o fecho da barra que a natureza abriu, e ela fechou, a pedido do presidente da CMO por causa dos prédios construídos a menos de 20 metros do preia-mar na zona ribeirinha da Fuzeta.
"Não oferecia segurança, não oferecia a possibilidade de compatibilizar os usos que pretendemos para este local com a segurança dos banhistas. Danificou um conjunto de viveiros e criou fragilidades na zona frontal ao espaço urbano da Fuzeta."
Segundo as palavras da presidente da ARH os interesses dos banhistas que frequentam aquela praia durante 3 meses, estão em 1º lugar que os interesses dos pescadores,que há séculos governam a vida no mar.
Mas é assim um pouco por todo o Portugal, fala-se que Portugal tem de se voltar para o mar, mas o que acontece na realidade, é não dar condições de segurança aos pescadores, que saem diariamente para esse Mar que eles tanto falam, mas que nunca lá puseram os pés, pois se o fizessem, sabiam que um dos perigos dos pescadores enfrentam diariamente, é a entrada e saída das barras que estão assoreadas.
essa Valentina calixto é cá uma artista, mas é também uma mentirosa de mão cheia.
ResponderEliminara valentina quando a opinião dos tecnicos da ARH não,lenhe interessa recorre ao especialistas em betão.
ResponderEliminare os técnicos ou calam a boca ou são postos a andar,não é valentina???
só sabem falar mal, quando iam para a ilha da fuzeta que foi a pria mais procurada este ano pelo tezos não falavam a valentina e o leal sãoos maiores. o leal até ficou sem a casa clandestina do sogro,mas ficou a ganhar como negocio.agora os netos de 6 anos tem casa na quinta da marinha.
ResponderEliminarValentina calixto abriu 2 novas barras na ria formosa e fechou uma que a natureza tinha aberto.
ResponderEliminaras obras forma a concurso ou forma adjudicadas a emp+resas espanholas para se perdero rasto do dinheiro?
homenagem a dois lobos do amr da Fuzeta desapareidos no Mar.
ResponderEliminarH O M E N A G E M A O S D O I S D E S A P A R E C I D O S
Mar Tempestuoso e Traiçoeiro
No dia cinco de Janeiro
Foram tragados pelo mar
Tempestuoso e traiçoeiro
Que engoliu o Alamar
Era uma embarcação pequena
Que era conduzida
Por uma pessoa serena
Mas não estava ainda endurecida
Eram dois
Os novos lobos do mar
A tempestade veio depois
Nesse dia encontraram o azar
Aqui rendo a minha homenagem
Aos dois bravos desaparecidos
Estará sempre a vossa imagem
Vossos nomes não serão esquecidos
Ao Francisco Inácio
Assim como ao Júlio Soares
Meu nome é A. Amâncio
Serão recordados como lobos do mar
António Amâncio Correia, 13/01/2001
Não deviamos tratar quem arrisca a vida no mar desta maneira.
ResponderEliminarQual o verdadeiro motivo que a barra da Fuzeta aberta pela natureza foi fechada é motivo para a judiciaria investigar,pois a polémica é mais que muita.
ResponderEliminarse morre alguém nesta nova barra que até teve doireito a inauguração pela parte do leal, valentina e companhia do polvo socratino.
de quem é a culpa?
toda a gente fala mas só a valentina quer ter razão.
ResponderEliminara Valentina calixto a mentir.
ResponderEliminarO emplastre dólhão a falar sobre a barra da Fuzeta
ResponderEliminarContrariar a natureza no seu melhor,tanto em termos da biodiversidade como hidrodinamicos da costa
ResponderEliminartem custos elevadissimos,mas deixe a opinião para quem sabe disto.
Trafalgar é exactamente o espelho do que se passa na Fuseta,e resultado dos erros cometidos ainda hoje têm custos de elevada monta,tentaram fazer o mesmo que na Fuseta mas ao longo dos anos a natureza sempre contrariou a mão do homem e máquinas nestas coisas.
Resultado disto foi a montagem de um sistema carissimo de monitorização aonde reside no fornecimento contínuo de informações e dados constantes para uma acção rápida e atempada das acções e decisões que envolvem a gestão das zonas costeiras proximas de Trafalgar.Na Fuseta limitam-se a tapar com toneladas de areia o que ano após anos irá voltar ao inicio,com custos enormes e nenhuns resultados.
Ao não aceitar o que a natureza nos ofereceu poderá ter custos inamagináveis de manutenção como dragagens constantes e reposição de areias.
O problema disto tudo foi a construcção dos predios na Fuseta a poucos metros da agua,então em periodo de marés vivas a agua do mar chega aos predios construídos no sitio da arte nova.é por isso que não deixaram a barra natural senão ainda havia gente que morria afogada.
ResponderEliminarPimpão-Fuseta
Ninguem diz têm medo ou sei lá o quê,O OLHÃO LIVRE é o unico blog que levanta e alerta a população para o estado de calamidade que se vive na Fuseta,construcções de predios aonde não deviam,dinheiro gasto aos montes em repôr areia na praia e agora esta da barra.Força Olhão livre.
ResponderEliminarLucio
Fuseta-Olhão
o olhão livre alerta, para os crimes que se cometem contra o ambiente seja na Fuzeta seja no concelho de Olhão.
ResponderEliminarmas não está na hora de denunciar o que se passa no resto do algarve é que tirando o Olhão livre poucos blogs fazem esse trabalho.
parabéns e continuem.
o tecnico sebastião teixeira dizia que a barra era para ser fixada onde a natureza a abriu, mas valentina calixto e o chico leal gastaram mais de 1 milhão de euros em mudar a barra. deviam de pagar do seu bolso não?
ResponderEliminaré facil gastar o dinheiro dos outros não é?ainda por cima sem serem penalizados,por isso.
se morre algum pescador naquela barra é que vai haver barraca e da grossa.
O pencas já foi melhor visto na Fuseta.
ResponderEliminarao senhor que assina emplastre de Olhão(27.NOV.15.50)
ResponderEliminarCuidado com o que o homem diz
(os ambientalistas não concordam com a barra protegida por pedras)Quer dizer, O POLIS e seus tecnicos contratados é que são contra e ele desculpa-se com os ambientalistas,está boa.
vejam o video da cabeluda da valentina,na inauguração da barra da Fuzeta, engasgada e a mentir com quantos dentes tem na boca num post do Faro é Faro,que coloca em destaque o vosso blog.
ResponderEliminarescadores da fduzeta dizem o mesmo que o olhãolivre
ResponderEliminar