Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BARRA DA FUZETA CONCLUIDA

As dragas que efectuavam o trabalho na Barra da Fuzeta, já desapareceram, o que significa que por agora cessaram os trabalhos em mais um crime ambiental, só possível, à ausência de justiça e do despudor com que éramos governados.
Francisco Leal e Valentina Calixto, desde cedo mostraram a incoerência do processo, e a forma como outros e poderosos interesses se sobrepõem contra o Povo da Fuzeta.
Em pouco se resume aquela incoerência, quando um Relatório Técnico da ARH, presidida por Valentina Calixto, antes do galgamento oceânico que abriu a Barra naturalmente, apontava para a abertura de uma barra naquele ponto se entretanto o mar não o fizesse. E o mar fê-lo. À pala de uma intervenção de emergência, Valentina Calixto, enviou um pedido à Secretaria de Estado do Ordenamento, e esta reenviou-o à então Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, que concordou com a intervenção proposta.
O relatório enviado propunha a dragagem do fundo da nova barra e não o seu encerramento. Eis que entram em cena os mentecaptos Francisco Leal e Miguel Freitas, e numa apressada visita à ilha descobrem que aquela barra poderia ser inconveniente.
Na verdade, o prédio em construção designado por Delmar, estava em Domínio Publico Marítimo, distando escassos dez metros do preia mar de maré viva, e se porventura houvesse temporal, o preia mar podia entrar pelo prédio adiante, razão pela qual aquela construção tinha de ser precedida de parecer prévio da ARH, o que não aconteceu.
Noventa apartamentos, ilegais, vendidos ao preço do ouro. É verdade que não vi passar envelopes cheios ou vazios, mas que é demasiado estranho tamanha ilegalidade gratuita, é.
Certo, é que trocando os interesses dos pescadores da Fuzeta, pelos elevados proveitos de uma construção ilegal, Francisco Leal conseguiu a mudança da Barra para a Toca do Coelho.
Valentina Calixto, presidente do conselho de administração da Sociedade Polis Ria Formosa, cedeu aos interesses do amigo e parceiro de negócios do marido, fazendo o oposto daquilo que pedia no relatório e a Ministra autorizou, e por isso se vê envolvida agora numa queixa em tribunal a ver em http://polvodoalgarve.blogspot.com/ . Daqui a uns meses, não muito longe, veremos os efeitos de uma obra dada como concluída, mas que continua a dar barraca.

13 comentários:

  1. Gastaram uma fortuna para a barra da Fuzetaestar no sitio que coloca a Fuzeta em maior risco do que se tivesse sido afundada onde o mar abriu.
    como se não bastasse destruíram toda a biodiversidade em mais de 2 kmt do coberto vegetal, que estava em cima das dunas e que as máquinas pesadas do Polis destruíram.
    as aves que nidificavam todos os anos naquelas dunas,foram corridas, tiverem de nidificar noutro local.
    também na ria destruíram milhares de m3 de pradarias marinhas e consequentemente toda a vida que existia nessas pradarias marinhas que nós na Fuzeta chamamos ceba.e hoje é só areia.
    e fizeram essa destruição toda, com o consentimento de todas as autoridades com responsabilidades no ambiente.

    ResponderEliminar
  2. CRIME! Quem não quer ver? Para quando uma investigação feita por gente não dominada pela máfia como a senhora Morgado? Valentina Calixto tem muito que clarificar, muito mesmo.

    ResponderEliminar
  3. o chico e a cabeluda abotoam-se muito bem,mas viva o ps,pois que vota ps em Olhão só tem aquilo que merece.

    ResponderEliminar
  4. mom ió Tó rico então a barra agora tá mal? os pescadores da Fuzeta também não sabem o que querem.

    ResponderEliminar
  5. cambada de parvalhoes é oq ue os pescadores da fuzeta são.Canário

    ResponderEliminar
  6. Será caso que Olhão só tenha como problemas a morte das ameijoas e a barra da Fuseta,? o disco já começa a estar riscado.Afinal sendo só estes dois problemas quem governa Olhão está de parabens.Neves

    ResponderEliminar
  7. o Neves tá chateado,por só se falar nos esgotos e na morte das amêijoas? sabe Neves ais de 50% de Olhão depende da Ria Formosa só este facto basta para que o Olhão Livre fale desse grave problema que o cacique do ainda presidente, e os palhaços dos vereadores,não conseguem resolver por birra opu por incompetência pois por falata de dinheiro não é tal a quantidade de dinheiro que gastam em festas e festarolas e a fazer xarém.
    Mas será só isso que o Olhão Livre fala? não falou ele que o presidente e o vice presidente estão sob investigação judicial e que qualquer dia a tia Judite entra pelas instalações da CMO isso se até lá não mandaREM DAR FOGO À cmo PARA ESCONDER A MERDA QUE FIZERAM.
    Ó NEVES E JÁ AGORA AS LETRINHAS DO PATRÃO JOAQUIM LOPES A CMO JÁ COLOCOU?QUER MAIS MUSIQUINHA OU CHEGA? QUER FALAR DO ROUBO DA AGUA QUE A cmo DEU SUMIÇO A 6 MIULHÕES?
    ASSINA: AUGUSTO DO CHAPEU ÀS RSICAS.

    ResponderEliminar
  8. É por isto que o chico pavão vai dar de "frascos", e não só.

    Não é preciso ser técnico para, em devido tempo ter sido invocado neste blog que o crime começou, consumou-se e reicidiram quando se detetou as anormalidades cometidas.

    Tudo voltará ao normal,após o inverno que se avizinha.

    Quem será o responsável por esta incompetência???

    O contribuinte que vai de novo ter de pagar a burrice dos porcos voadores.

    JMateus

    ResponderEliminar
  9. há muito que o Neves não ladrava,se calhar o dono vê-se aflito e manda os cães de caça em auxilio do dono como fez o da boina ao mandar fazer análises à agua da doca mas porque não mandou o da boina fazer análises à merda que sia dos esgotos ou não sabe onde ficam?serás que nunca lá largou covos nesse esgoto para apanhar irozes?

    ResponderEliminar
  10. Por acaso têm a certeza de quantos
    coletes foram entregues?
    Quanto custou cada?
    A quem foram entregues?
    Não haverá pescadores a mais?

    JMateus

    ResponderEliminar
  11. O Senhor Mateus é que precisa de um colete,mas de forças e internado.Neves

    ResponderEliminar
  12. Falta de sumo nos argumentos!

    O tempo é o grande Mestre!

    Comprem mais coletes!!!

    JMateus

    ResponderEliminar
  13. Ao senhor Neves!:

    O JMateus já comunicou, falou e dialogou com psiquiatras durante alguns anos. Porém, para além de nada ter sido diagnosticado, nunca lhe foi receitado um colete.

    Mas, embora não pareça, há muitos telhados de vidro,e, como tal, também há muitos que deveriam ter sido vestido coletes e medicamentados, porque lá diz o velho ditado "as aparências iludem"

    Sabe senhor Neves quantos coletes foram comprados pelo presidente do Palácio Branco para os "pescadores"
    ?????????

    Sabe se foram todos entregues?

    Viu fazer a entrega personalizada?

    Foram todos os pescadores contemplados com esse "presente"???

    Foi o senhor Neves que foi comprá-los?

    O senhor Neves conferiu a factura
    com o fornecimento dos tais coletes
    ???

    O senhor Neves sabe se já foram pagos os referidos coletes???

    O senhor Neves viu a côr dos coletes???

    O senhor Neves tem a noção das carateristicas dos referidos coletes???

    O senhor Neves já consultou algum psiquiatra?

    JMateus

    ResponderEliminar