Por ultimo um grupo de cidadãos fez uma Petiçao Publica sobre a poluição e em defesa da Ria Formosa, que chegou ao parlamento,palas mãos de Cristóvão Norte.
A Assembleia da Republica recomenda, nessa resolução, que se faça um levantamento de todas as fontes de poluição microbiológica que vão afectar os bivalves que são produzidos e apanhados na Ria Formosa. existentes na Ria Formosa.
O Olhão Livre há anos, que anda a alertar as entidades oficiais, sobre o grave problema da poluição da Ria Formosa seja com origem de esgotos assasinos direcotos para as a Ria Formosa, da CMOlhão e da CMFaro, assim como as descargas assasinas das ETARs assasinas provenientes da ETAR Poente de Olhão e a ETAR Nascente de Faro,que foram construidas para tratar os esgotos como mandam as leis da União Europiea,mas que fazem precisamente o contrário,ao concentrar o veneno e descaregar nas aguas de producação de Bivalves e nas aguas de producção de sal tradicional sem ser tradado, assim com na producção de flor de sal.
Todos sabemos que é a saude publica que está em perigo, as entidades tem andado a esconder esses crimes há anos, e jogar ao jogo do empurra,dizendo que são descargas pontuais, quando essas são na realidade diárias.
As Aguas do Algarve por sua vez de vez enquanto vem com a promessa de fazer uma nova ETAR para servir Faro e Olhão mas que são só promesas,sempre que há revolta de quem trabalha na Ria Formosa..
A resolução da Assembleia da Republica, é no entanto, mais um jogar de areia para os olhos das pessoas pois propões fazer um levantamento exaustivo das fontes de poluição, quando na realidade essas fontes estão praticamente todas indentificadas,pois foi entregue ao deputado do PSD Cristóvão Norte numa paresentação Publica na Sede do IPMA em Olhão uma loonga lista de fontes de poluição de origem venenosa na Ria Formosa.
Pela nossa parte, e para abrir os olhos ao governo que é a quem é recomendada a resolução,vamos começar a publicar algumas fotos, da fontes mais polémicas da contaminação microbiológica que sabemos,assim sendo, hoje vamos publicar algumas fotos das descargas de excrementos humanos directos para as Aguas deProducção de Bivalves, com origem na rede de esgotos da CMOlhão.
Foto Nº1:Colector de esgotos implantado no leito da Ria Formosaa 30 metros de zonas de viveiros de amêiojas e ostras e a menos de 300 metros de uma Praia de Bandeira Azul conhecida por Fuzeta Ria.
Foto Nº2: Esgoto da "Marina" em OLhão descarrega para dentro do Porto de Recreio de OLhão, situado a menso de 100 metros da Zona de viveiros de amêiojas denominado Ilhote Negro.
Esse esgoto situa-se no Jardim Pescador Olhanense, local onde se vai realizar o Festival do Marisco de Olhão se vier algum repsentante do governo a esse Festival que se avi realizar daqui a 2 semanas pode trazer máquina e registar o local sempre poupam uns milhares de € no levantamento dessa descargas assasina da CMOlhão.

Foto Nº3: Descarga da ETAR Poente de Olhão,situada em Belamandil, a menos de 50 metros estão os viveiros da Ilha da Lebre, e a menos de 500 metros estão salinas que produzem sal tradicional que é comercializado sem ser lavado assim como é coletada a famosa Flor de sal que não pode sequer ser lavada.
Como não queremos saturar as pessoas com mais fotos, que há anos andamos a publicar vamos deixar para outros artigos dedicado a Faro e a Olhão,no sentido de acabar de vez com o veneno que as entidades publicas descarregam nas Aguas de Producção de Bivalves e de peixes que são todas as aguas da Ria Formosa.
As pessoas que são defensoras do ambiente, e que gostam de comer bom peixe e bom marisco da Ria Formosa, sem ser ter de correr o perigo de uma diareia,ou de outras compilicações bem mais graves,devem exigir que os politicos eleitos, que durante anos andaram a cometer esses crimes de saude publica sejam condenados, e que acabem de uma vez por todas com essas descargas, em vez de andarem a gastar o nosso dinheiro, com Lendas, com festas e festarolas, do que com o futuro negro, de quem tem nas aguas da Ria Formosa, a sua unica fonte de sustento para si e para os seus familiares.
Sem comentários:
Enviar um comentário