A Câmara Municipal de Olhão pretende
duplicar para 800 lugares a capacidade do atual porto de abrigo de
barcos de recreio, que passaria a ocupar toda a frente ribeirinha,
depois da passagem das embarcações de pesca artesanal para dentro do
porto de pesca.
“A nossa estimativa é que a Docapesca, até ao final do ano ou primeiro
trimestre de 2016, ponha o concurso à luz do dia”, disse o presidente da
Câmara de Olhão à agência Lusa, acrescentando que espera que a obra
comece antes do fim do próximo ano.
António Pina quer que o porto de abrigo de Olhão passe dos 400 atuais lugares de amarração de barcos de recreio para 800.
“Toda a frente ribeirinha seria destinada a barcos de recreio e o
espaço onde hoje se encontra a pequena pesca, a pesca artesanal, seria
colocado dentro do porto de pesca, que é o que faz sentido”, defendeu.
Para o autarca, a atual zona ribeirinha tem de ser potenciada e contribuir para a atração de turistas.
“Estudos económicos indicam que uma marina terá um efeito económico,
repercutido na economia local, equivalente a um hotel de quatro
estrelas”, explicou o autarca.
O aumento do porto de recreio é um dos três projectos considerados
fundamentais para dar um impulso decisivo ao turismo no Concelho.
Os outros dois são a requalificação da zona ribeirinha e o reutilização de praias há muito abandonadas pelos veraneantes.
Em 2016, a Câmara de Olhão terá um orçamento de 22,5 milhões de euros, um montante idêntico ao do corrente ano.
Por: Lusa
Noticia retirada da Voz do Algarve online
Nota do Olhão Livre :António Pina candidato do PS a presidente da C.M:OLhão, dizia em campanha eleitoral que: Em 1º Lugar estavam as pessoas!
Mais uma vez se prova que essa aventesma, não passa de um caçareta de 1ª,que enganou as pessoas que votaram nele, pois pode-se ler-se nessas declarações, que o que está em 1º lugar para ele são os turistas e as negociatas previstas, em beneficio o seu bando de amigos, nem que para isso tenham de correr com os pescadores de pesca artesanal da Zona Ribeirinha da 5 de Outubro situada ao lado do T, para o Tarrafal de Olhão,situado a mais de 2 km do actual PORTO DE PESCA ARTESANAl.
Saberá esse boçal que em tempos, esse projecto já foi chumbado,devido à destruição de florestas marinhas e de vários ambientes protegidos, da ZEC e da REN, que essa obra ia destruir se fosse levada a cabo.
Ou a preocupação ambiental de António Pina é única e exclusivamente a defesa do Camaleão na Ilha do Farol?
Pelo vistos as preocupações ambientais de António Pina resumem-se ao Camaleão uma vez que já está no poder da CMOlhão há mais de 2 anos e continua a envenenar impunemente, as Aguas de Produção de Bivalves onde um dos pontos de descarga se situa precisamente no sitio onde está a entrada do Porto de Abrigo da Pesca artesanal de Olhão situado ao lado do T local de embarque para as Ilhas da Armona Culatra e Farol.
Até quando Sebastião Brás Teixeira presidente da Agência Portuguesa do Ambiente do Algarve e Valentina Calixto Directora do Parque Natural da Ria Formosa, vão permitir a continuação deste hediondo crime Ambiental e de saúde publica?
Vocês são ignorantes!incapazes de ver bem ou progressos...já se tornaram rídiculos com tanto ódio que têm já nem sei bem a que.Não precisam publicar é só mesmo para ofender os srs. Administradores deste blog!
ResponderEliminarTanta confusão quando o problema pode ser resolvido com dois manos de Olhão o Portada e o Centeno estão disponíveis para a resolução do problema.
ResponderEliminarIgnorante deves ser tu ó defensor do Pina das 9.59 ou então ainda ainda está ensonado e não sabes o que falas.
ResponderEliminarOlhão sempre que foi grande economicamente foi através do mar que é onde fomos e somos os os melhores.
Diariamente chegam à lota de Olhão toneladas de peixe que podiam ser transformados na cidade mas que são exportados para fora,indo criar riqueza a quem o transforma.
Não querendo ser advogado dos administradores desse blog acho que tem toda a razão de defender os pescadores e mariscadores, que tem as suas embarcações profissionais nesse porto de abrigo.e que o Pininha quer correr se calhar para o delegado da campanha dele poder fazer o Hotel na antiga fábrica de peixe nas redondezas,há boatos que por vezes são verdades,e dava muito jeito uma marina ao pé do futuro hotel dos ferreiras.
ái quer correr com a gente do T???pode ser que leve com um remo em cima dos costados.
ResponderEliminarGosto quando o amigo diz que olhão sempre foi uma cidade virada para o mar e não quer a requalificação da frente ribeirinha a bem de toda a cidade. Olhão tem um porto de pesca prestes a ser requalificado e lá estão muito bem as embarcações de pesca. Não é com o fim daquele porto de abrigo do qual não pagam um tusto a ninguém que vão deixar de pescar.Mais uma vez refiro..agarrados ao passado à critica fácil...muito pouco construtivos! Como um blog destes é fácil gostar do Pina!
ResponderEliminarVou fazer como muitos e falar anonimo e ainda por cima nao conheço o Pina nem sou de tendencia socialista nem de esquerda nenhuma, no entanto o que ele quer fazer ja era pra estar feito há muito nao agora que depois de projetado ainda temos que esperar ums ano seria melhor e pros turistas e pro que resta dos pescadores
EliminarNo Farol pós uma providencia pelo camaleão e não deixou deitar as casas a baixo porque tem lá a casa do pai, e o Farol e hangares nem pertencem ao concelho de Olhão e agora quer mandar o pescadores do (T)e mariscadores da barreta para a doca levas com o remo o pininha.Só tens é dado desilusões aos Olhanenses, tinhas tanto dinheiro para os esgotos como foi dito na reunião no auditório e está tudo na mesma queres é ostras Francesas com vírus que agora morreram como vai ser? subsidio????
ResponderEliminarSacanas só andam a pensar a maneira de dar cabo da vida aos filhos de Olhão.
ResponderEliminarPara o esperto anónimo das 19.11:
ResponderEliminarSó para dar a conhecer que também o Hotel não paga a agua à RoubiOlhão, e o pininha diz que é um HOtel de sucesso.se os pescadores não pagam estão no seu direito pois a maior parte do Yates da Marina também não pagam e tem agua e luz,e segurança à borla.
Há coisas bonitas em Olhão em uitos roubos, que as pessoas não sabem mas que, tem de ser ditas e conhecidas e só através deste blog é que se vai sabendo.
Pode ser que seja desta que o pininha leva com um remo nos costados.
Vai chamar amigo ao pina que só quer é negociatas,com os amigos regime, e comboizinhos como cara ratada, sobrinho da bruxa dos risquinhes
ResponderEliminarA maior parte dos barcos da marina,como diz o comentador das 20.15 são de Faro e não pagam nada,e tem luz agua e segurança de borla.
Não gostas desse blog mas este blog é que dá dores de cabeça ao Pina,conforme ele disse na comunicação social, a oposição em Olhão da CDU e do PSD, estão todos comprados,emtroca de favores,pois a dótora matias sabe do veneno que o pina lança na ria e cala a boca.o caga tacos do pirolito quer é meter gente amiga a trabalhar na cmo. e o da cdu quer é vender o terreno ao pina para este fazer a rotunda das 4 estradas.
tem toda a razão não pagamos como os da marina não pagam e tem tudo de borla agua luz e seguranças privados no porto de recreio roubam os barcos a gasolina e tudoo que se deixa lá. não temos nem agua nem luz nem segurança.
ResponderEliminarO pina deve tar enganade se pensa que vai correr coma gente.temos direitos e temos remos e alguns até tem umas boas fisgas,para dar uso se for preciso.
deixem mas de desconversas e acabem com a merda que sai do cano da caca do T
ResponderEliminarO pina prometeu acabar com acaca para a ria mas essa continua.tanto no T como na marina e na doca
O ALDRABÃO diz que já gastou 280 mil euros nos esgotos onde mó se ainda hoje estive na marina e no cais T tudo com antes merda a sair.
ResponderEliminarDeixei esta nota no Facebook do Presidente Pina, mas, como é seu timbre, não houve resposta:
ResponderEliminar"Parece-me uma medida contraproducente, Sr. Presidente, pois é a própria identidade olhanense, visceralmente indexada às artes de pesca e aos pescadores, que assim se deslocaliza a expensas de recreios alheios. E não são estes recreios em grande medida atraídos a/para Olhão pelo apelo da que os pescadores olhanenses epitomizam?"
Face a tão gritante questão, só posso fazer votos para que cresça, desde já, a contestação à anunciada intenção camarária. Quando há tanto para fazer em termos de ambiente e real requalificação urbana, urge travar desvarios desta natureza e chamar os bois pelos nomes.
Renovados agradecimentos ao "Olhão Livre" pela genuína abnegação ao serviço da causa pública.