Algumas pessoas estarão esquecidas que em meados de 2014 se levantou o problema da passagem de nivel da Avenida, tendo na altura a REFER decidido fecha-la.
Entretanto passaram-se sete anos, a caminho do oitavo, e não se vislumbra uma solução, embora a câmara municipl de Olhão tivesse encomendado um estudo para uma passagem superior.
A diferença é que agora, a obra de electrificação do troço entre Faro e Vila Real de S.º António vai mesmo avançar, tendo sido assinada a consignação da obra, conforme nos dá conta o Região Sul em https://regiao-sul.pt/2021/11/02/sociedade/intercidades-e-alfa-pendular-vao-chegar-a-vrsa/557463 .
A obra deverá estar concluida no prazo de dois anos ou seja em 2023 pelo que urge resolver a situação para que, chegado o momento, se dê o encerramento definitivo da passagem de nivel, com os transtornos para as pessoas com mobilidade condicionada, que daí advirão se não for solucionada.
O encerramento das passagens de nivel decorre da lei, não sendo a de Olhão um caso isolado, porque no troço entre Faro e Lagos, algumas serão suprimidas.
Por cima ou por baixo do tunel, terá a câmara de encontrar uma solução. Se a opção for por baixo é necessário reduzir e muito o desnivel para que as pessoas com dificuldades possam vencer aquele obstaculo; mas por cima também será necessário encontrar uma solução, já que a altura que é preciso vencer também é acentuada; elevador, tapete rolante ou outra modalidade que permita aos idosos e a todos os que tiverem mobilidade diminuida a possam vencer.
Esatmos em crer que os partidos da chamada oposição não deixarão de questionar o presidente da autarquia sobre esta questão, porque se não for acautelada, aquela passagem de nivel vai transformar-se numa autêntica fronteira, entre a zona dos ricos e a dos pobres.
Por baixo da ponte não tem espaço suficiente para grandes obras e por cima há de ficar um belo de um marracho numa zona histórica de Olhão. Caso contrário, já há muito que a CMO tinha arranjado uma solução e feito obra.
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