A moda em Olhão são a disseminação de estátuas por tudo quando é sitio. Ainda que algumas delas sejam relativas a pessoas ou actividades que fizeram de Olhão a cidade que é hoje, outras parecem ser de uma feira de agradecimentos.
Veja-se a imagem seguinte para se perceber onde queremos chegar. É que depois de dar o nome de ruas a si próprio ou a familiares, os administradores do porto de recreio vieram agora homenagear o presidente da câmara, e de que maneira.
Qualquer leitor atento, face à imagem roubada ao meu amigo Nuno Miguel, percebe a quem se dirige. O que os leitores não perceberão, são as razões que levaram a tal atitude.
Sem os esforços do presidente da autarquia, muito provavelmente a concessão do porto de recreio não teria sido aprovada nos moldes em que foi. A conjugação de esforços da então ministra Vitorino, do actual presidente da CCDR e outros, o concurso para a exploração de toda aquela zona, que inclui o porto da pequena pesca artesanal.
Mas mais, o que está na forja, pelo que convem manter as melhores relações com o poder politico, bajulando-o até mais não. Daí promover-se a estátua de alguem que descaracterizou a baixa da cidade e de toda a zona histórica e vem destruindo as reservas agricola e ecológica.
É por demais evidente que são os interesses a dominar e agradece-se em forma de perpetuação, tanto mais que vêm de alguém que não é da terra!.
Bem podem dizer que a estátua não representa nada disso mas sim alguma figura tipica de Olhão como o Manuel Meia-à-Hora, o Zé Estilo ou outros, mas que as semelhanças são muitas, são!
A isto chama se dependencia monetaria e subserviência...
ResponderEliminarSE NON É VERO, É BEN TROVATO
ResponderEliminarA expressão acima está em italiano para os amigos italianos do herói!
Em português corrente, não politicamente correcto, podemos traduzir por:
SE NÃO É VERDADEIRO, É BEM ACHADO!
Pode ser que ganhe musgo e as gaivotas lhe acertem, repetidas vezes, quando cagarem!! Com sorte, até alguma cegonha terá o bom gosto de lá depositar os dejetos.
ResponderEliminarSó assim se faria jus à quantidade de merda que a imagem da direita tem dentro da cabeça…sai do armário Pina, tem vergonha páh!!!