Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

comunicado do Somos Olhão!

distribuido hoje e que reproduzimos
Comunicado à Imprensa
29 de Julho de 2009
Atentado Ambiental a decorrer na Ria Formosa
destruição de vários hectares de habitat natural
Para a
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Estão a decorrer trabalhos de movimentação de terrenos em plena Ria Formosa, em Bias-Sul, a norte da Regueira dos Barcos e a Sul da Ecovia, a Longitude: 7o 46’ 43,25’’ O e Latitude: 37o 2’ 27,6’’ N.
Estando envolvidos meios pesados de grande capacidade de trabalho, quatro retroescavadoras, das quais duas giratórias, quatro camiões pesados, dos quais dois de tracção total e articulados.
Os trabalhos estão a consistir em remoção de barreiras separadoras de salinas, tejos, canais e regueiras para zona de enchimento até cota mais elevada que as circundantes. Tendo já afectado mais de seis hectares.
Constata-se de imediato a alteração da circulação das águas das marés, a destruição de toda a vegetação na área e vizinhança dos trabalhos, destruição de comedouros de aves.
Para o local não é de conhecimento público, que tenham sido aprovadas quaisquer construções, por até nem serem permitidas, assim como na listagem oficial dos Estudos de Impacto Ambiental não foi feito nenhum para o local.
Somos Olhão! chama a atenção da população em geral para este atentado ambiental que está a decorrer numa zona particularmente sensível da nossa Ri Formosa.
Somos Olhão! clama pela exigência às autoridades que tem tutela sobre a Ria que esclareçam de imediato o que se está a passar e paralisar de imediato todas os trabalhos até apuramento da conformidade legal.
Foram pedidas informações à CCDR-A, PNRRF e à CMO.
SO!
Mantenha-se a par em:

Somos Olhão! em http://somosolhao.blogs.sapo.pt/
Email: somosolhao@gmail.com
Fax: 289 119 000
Telem.: 964406814
SO!

140 comentários:

  1. Obras? Então e a placa de informação???
    Mas que raio se passa?

    ResponderEliminar
  2. Placas...identificação, para quê!
    Isto por aqui "in the allgarve" é assim.
    Há uma cambada de "espertos" nos poleiros que pensam que todos os outros são palermas.
    Quanto mais tempo lá estão, mais "espertos" pensam que ficam!
    Por aqui é assim. Este país...têm que levar uma volta grande.
    Paga-se muitos impostos e exige-se pouco.
    Placas informativas...só se fosse de algum evento para angariar votos...
    Ambiente...para que nos preocuparmos. Ainda nem se fala que o planeta está um caos...
    Vamos todos para Marte!

    ResponderEliminar
  3. logo põem lá a placa a informar que é um aeródromo particular

    ResponderEliminar
  4. Não sou radical, mas isto só a tiro

    ResponderEliminar
  5. nojo é o que causa esses defensores do ambiente que nada fazem para acabar com isso.
    a CMO compra-os a todos!
    para ficarem calados!
    o ministro do ambiente o leal e o destruidor da natureza responsavel pelo ICN B ,são todos uns vendidos.que só falam da ria formosa mas que deixam destruir tudo.
    no Ancão estão a fazer dragagens ,será que estão autorizadas?

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  42. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  43. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  44. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  45. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  49. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  50. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  52. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  53. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  54. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  55. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  56. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  58. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  60. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  62. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  63. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  64. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  65. esse ultimo comentador deve comer da papa.
    ou então está-se a ver ao espelho.

    ResponderEliminar
  66. pois tem piada como estes tejos tem tanta polemica
    a mais de dez anos quando foram abandonados houve menino a ganhar centenas de contos a apanhar douradas de lá com redes eu comi umas quantas depois quando a comporta caiu fizeram um dos crimes que foi tapala com terra ai as aguas deixaram de renovar e toneladas de peixe morreu e nada se soube pois nessa altura nao havia blogs como este eu vi pois custumo ir para ai passear com o cao e ver flamingos e centenas de aves coelhos essa zona é muito rica e agora estao a destruila cadeiaéra o que merecia que manda fazer isso peco ao SOMOS para se deslocar lá e chamar a GNR para ver quem é o responssavel

    forca SOMOS olhao é de todos

    ResponderEliminar
  67. ó simanite querias ver flamningos á borla? vai mas é pra quinta do lagop e paga em olhão na tens direito a isso ja no marina vilagge foi a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  68. Enquanto a corja de alguns politicos, sem pejo, vergonha e com interesses, o restante do Algarve, vai servir para encher os bolsos. A vida da classe politica é, nomeadamente, o enriquecimento breve não olhando a meios para atingir fins. Nós passamos a ver e a "justiça", procura "meios", para se enterter ao faz de contas. Até ao dia que se perde a cabeça e depois foi-se.

    ResponderEliminar
  69. SICIALISTA REVOLTADO30 de julho de 2009 às 23:55

    AMBIENTE MAS QUAL AMBIENTE?
    ELES QUEREM É ENCHER A PANÇA À CUSTA DO AMBIENTE.
    NA PRAIA DE FARO É A P.M. QUE DESTROI OS NINHOS DOS PASSAROS,NAS FONTES SANTAS É O PRÓPRIO PARQUE NATURAL QUE DÁ ORDENS PARA A DESTRUIÇÃO DO HABITAT DESSES PASSAROS.
    PORQUE RAZÃO ADERIRAM À REDE NATURA 2000 E À CONVECÇÃO RAMSAR?
    PARA MAMAR DINHEIRO À CEE?
    DIGAM AS VERDADES O MINISTRO DO AMBIENTE O PRESIDENTE DO ICNB E O CARA DURA DO LEAL NÃO QUEREM SABER DE AMBIENTE QUEREM É SABER DE NEGÓCIOS Á CUSTA DESSE AMBIENTE.

    ResponderEliminar
  70. Volta e meia leio isto para ver como param as modas e vejo com cada alarvidade (dos prós e dos contras ... não pensem que uns são melhores que os outros), que às vezes até dá vontade de comentar... mas nunca me dei ao trabalho.... mas desta aqui vai:

    Por acaso alguma vez, estando vós por dentro de um determinado assunto, viram esse assunto ser noticia de um telejornal? Estando vocês por dentro desse assunto, não tiveram aquele sentimento de que os jornalistas pecam por falar meio no ar sem conhecimento de causa? Imaginem o monte de asneiras que um jornalista é capaz de dizer numa noticia sobre bioquimica, sem ele perceber nada de bioquimica... acham realmente que é possivel fazer um relato fidedigno sem dominar (por dentro) uma determinada matéria?

    Não vão mais longe, nunca se deram conta de pivots de telejornal a falarem sobre futebol e a transparecer que eles não percebem nada do que estão a falar?

    Ou por outro lado ... fazem ideia da quantidade de imprecisões as comadres cometem quando falam da vida alheia?

    Imaginem que alguém está a falar sobre vocês a outro alguém. Acham realmente que essa conversa vai corresponder a uma realidade que é vossa e que não corresponde necessariamente aquilo que é visto pelo lado de fora?

    Pois é, o problema é que o povo precisa de falar ... seja do que for, seja como for ... todos nós caímos mais cedo ou mais tarde na tentação de falar de algo sobre o que não temos total conhecimento, correndo o risco de dizer asneiras ou cometer injustiças... e um dia somos nós a cometer essas injustiças, noutro dia são os outros a comete-las em relação a nós.

    Não estou aqui para defender ninguém, até porque nem isto é um tribunal, nem eu sou advogado. E uma coisa que eu já percebi nesta vida é que toda a gente tem razão... nem que seja só a sua razão. E toda a gente comete erros.

    (continua...)

    ResponderEliminar
  71. (continuação)

    Agora, falando sobre o assunto em concreto...

    Acho muito bem que tenham pedido esclarecimentos às entidades sobre o que raio se está a fazer em Bias ... agora, se calhar seria mais sério aguardar pelas respostas para ficarem informados, antes de virem comentar em tom acusatório logo para incendiar isto ... porque assim isto parece um bando de incendiários e normalmente esses têm pouco crédito.

    Se querem saber o que se está a passar em BIAS podem começar por ler a o que está escrito na placa de identificação da obra ... não se trata de nada clandestino, nenhum aerodromo, resort, porto, etc.... a obra está identificada para quem quiser saber do que se trata.

    Mas se não se quiserem dar ao trabalho de ir ler a placa e quiserem acreditar no que esta anónimo vos diz, então o que se passa é o seguinte:

    De forma muito simples: determinado tipo de obras (obras de grandes dimensões) estão sujeitas à imposição legal de estudo de impacte (é impacte e não impacto, isso é outra coisa)ambiental.

    No estudo de impacte ambiental procura-se encontrar soluções para que a obra, sendo de interesse publico, tenha o menor impacte (negativo)possível no ambiente onde a obra se vai desenvolver. Quando não é viável o impacte zero (que é a situação mais frequente) são propostas medidas mitigadoras, que procuram minimizar impactes negativos. Para além das medidas mitigadoras existem ainda as medidas compensatórias. Ora, é esta parte que interessa. Se uma obra tem um determinado impacte negativo que não é viável evitar ou minimizar, em nome do interesse publico, procurar-se-a compensar esse impacte negativo através de uma outra intervenção que seja pro ambiente ... muitas vezes propõe-se a reflorestação de uma determinada área.

    O que está a acontecer em Bias não é mais do que uma medida compensatória dessas.

    A ANA-aeroportos, para compensar os impactes negativos produzidos nas obras desenvolvidas no aeroporto, propõe-se a rectificar a topografia daquela zona de BIAS.

    Ora, ao contrário do que já se estava para ai a insinuar, aqueles montes de terra não têm nada de natural, são resultado de acção do Homem. Pois se o local já nem serve para o desenvolvimento de nenhuma actividade económica, até é bem razoável repor a situação original, ou seja, seja sem montes de terra.

    Agora, se vocês acham que as plantinhas já se tinham habituado aos montes de terra e é uma pena destruir aquela especie de dunas artificiais, bem, então ai já entramos no campo das opiniões... e as opiniões, já se sabe, são como o olho do cu ...c ada qual com o seu...

    Agora, opiniões à parte, uma coisa é certa, aquilo é área sobre as jurisdição do Parque Natural e não da Câmara.

    ResponderEliminar
  72. Ainda assim, quem ignora é feliz:

    "destruição de vários hectares de habitat natural"

    Como se aquilo que está em Bias fosse um habitat natural ...

    Obviamente o autor do texto não tem a formação mais adequada para poder utilizar a expressão "habitat natural", quando manifestamente não sabe o que isso significa...

    E se foram à procura dos EIA ... bem, devia ter procurado melhor porque logo na primeira pesquisa que fiz, encontrei isto:

    http://aiacirca.apambiente.pt/Public/irc/aia/aiapublico/library?l=/aia1969_aeroporto/resumo_no_tcnico/rntpdf/_PT_1.0_&a=d

    Penso que não é o documento final, mas também não tive para procurar mais (isso é trabalho para os movimentos de cidadania activa) ... agora, na parte final dá para ver bem algumas das medidas compensatórias propostas ... como a requalificação da paisagem ... remover os chorões .... ah pois, os chorões são uma espécie infestante... e esta hein?!

    ResponderEliminar
  73. Espero que pelo menos saiba o que é 1 hectare...

    ResponderEliminar
  74. Oh EU SEI´está muito bem defendida a tua versão, mas olha que a placa não diz que tipo de obras são. Apenas diz tratar-se de compensações por obras que vão ser feitas no aeroporto.É verdade que no EIA se fala nos chorões e outras plantas infestantes mas deves ter as lentes embaciadas poi s eu andei lá e não vi nenhum, mas vi aves que se juntavam no meio das moitas. Mas já agora satisfaz-me lá a curiosidade se é verdade que as margens das salinas foram feitas pelo homem onde foram eles buscar aquela terra? Estava onde a estão a colocar? Mas deixemos-nos de coisas porque tambem se sabe que as medidas compensatorias têm que ser isso mesmo e neste caso não parece ter sido acautelado a perda de biodiversidade no aerporto e aqui estão acabando com mais outro tanto. As medidas compensatorias obedecem a regras e o que aqui se passa não é bem isso. Ainda assim é preciso saber-se que tipo de obra sestá fazendo pois tambem esta pode necessitar de EIA. Ou será que o ICNB está isento disso?
    A unica coisa que você vem aqui fazer é defender a legalidade duvidosa da obra e isso já é de desconfiar.
    Apenas foi constatada a realidade e pedidos acesso aos documentos que justifiquem as obras. Se alguem está a reagir mal é por não ter certeza da transparencia da obra. Sabes, mas apenas o que te convem

    ResponderEliminar
  75. Oh senhore EU SEI! Nós sabemos que o senhor sabe que nós sabemos o que o senhor sabe e o que o senhor sabe já há muito que ficou para trás. Para além dos erros ortográficos que ocorram aqui e acolá, também temos visto muitas alarvidades de pessoas que olham os outros do alto do seu pedestal.
    Quando a esmola é muita o pobre desconfia, isso é válido em Olhão e em qualquer parte do mundo. Há quantos anos existem as salinas? Há quantos anos existe o aeroporto? Porquê essa preocupação com o ambiente de Olhão? Nada é inocente e muito menos em política. O Freeport também teve estudo de impacte (espero que esteja bem escrito) e é o que está à vista de todo o povo português. São os senhores cheios de sapiência, com títulos de Dr. e Eng que tem provocado os grandes "desvios" deste País. Mas, atenção! Felizmente que é uma minoria. São empresas ligadas, na maioria dos casos de uma forma capciosa, ao "Poder" que fazem os estudos de impacte ambiental, que dão os resultados "mais convenientes".
    Medidas compensatórias, diz o senhor EU SEI. Mas que medidas? Digam lá o que é que se prepara na realidade e deixem-se de tretas. A sua pressa em justificar a justeza da obra ainda nos faz desconfiar mais. É só alarvidades...

    ResponderEliminar
  76. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  77. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  78. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  79. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  80. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  81. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  82. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  83. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  84. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  85. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  86. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  87. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  88. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  89. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  90. bom, pelo menos agora o debate está a tomar um caminho mais correcto, com opiniões bem formadas...obrigado a estes ultimos participantes pelas suas intervenções.

    ResponderEliminar
  91. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  92. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  93. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  94. aÍ TENHO A RATA IRRITADA POR CAUSA DA POLUIÇÃO DA RIA CHAMEN OS SOMOS OLHÃO PARA APAGAREM ESTA IRRITAÇÃO UM BEIJO JESSICA

    ResponderEliminar
  95. Eu sou socialista mas este ano vou votar no bloco porque o que o leal faz ao contratar esse informático para desacreditar o blog só demonstra o anti- democrático que ele é vota bloco

    ResponderEliminar
  96. As "jessicas" tambem ja me parecem com o "sempre leal"; nunca se manifestam nem a favor nem contra e so para destruir , pode ser que tenham alguma surpresa, falam em falta de respeito ! e esses srs. o que fazem ? Lastiman-se que cortam oa comentarios?!Ja ha muito tempo que o deviam ter feito para certos e determinados tipos de comentarios ,so se fala do Leal sera uma das criticas!! Mas entao quem e que ainda e o presidente da CMO . Sera que esse sr. ja se digmou responder as perguntas que lhe foram postas pelo "Somos Olhao"?E as quais ja foram inclusivamente os tribunais a dizer de sua justiça.Nem tudo tera sido exposto da melhor,tambem existem por aqui alguns comentarios que nunca deviam ter sido publicados mas.......tambem houve algumas criticas novas que ate essa altura seriam desconhecidas,etc.......

    ResponderEliminar
  97. se querem renaturalizar porque não limpam o espaço da antiga praia de olhão o pedro zé que fica mesmo nas barbas da sede do PNRF e que serve de depósito de entulho e lixo.

    ResponderEliminar
  98. Não percebo o que se passa com esta jessica será aquela que anda a atacar na rotunda ou será alguém que quer brincar com os somos olhão? ou será o informático da camara?Vamos pôr tudo a limpo para podermos falar com democracia

    ResponderEliminar
  99. Quinta-feira, 2 de Abril de 2009
    Baixo nível
    Infelizmente, após menos de um mês de existência, é com inegável tristeza que constatamos que será impossível atingir os propósitos a que inicialmente nos propúnhamos: elevar o nível do debate e engrandecer o nome de Olhão.

    Esta impossibilidade deriva, e disto não há a mínima réstia de dúvida, da acção de certos indivíduos que, desprovidos de qualquer sentido de civismo, se dedicam a vexar, a fazer os outros, aqueles que realmente trabalham, passar vergonhas.

    É assim que através de constantes atoardas, de vis insinuações, de mal urdidas cabalas, de vãs e ocas teorias da conspiração mais não fazem senão sujar e conspurcar o nome de Olhão.

    Não há notícia sobre Olhão na comunicação social que esta ínfima plebe não comente, maculando o nome da nossa bonita cidade e daqueles que por ela trabalham.

    É indesmentível que Olhão tem evoluído, e era propósito deste blog dar a conhecer a forma positiva como a nossa cidade é retratada pela comunicação social deste país. Pois ao contrário do que se diz e do que essa canalha quer fazer crer, Olhão não é notícia apenas por más razões.


    É um exemplo não apenas a nível nacional, mas até mesmo a nível internacional: esta realidade é visível nas diversas reportagens sobre Olhão em meios de comunicação internacionais, mas sobretudo na opinião dos milhares de turistas estrangeiros que nos visitam, muitos dos quais escolhem por cá ficar, seja de forma permanente, seja através da aquisição de uma moradia de férias.

    Era este o nosso propósito. Mas desde o primeiro post aqui publicado, essa viperina ralé, esse aleivoso cancro que consome a nossa cidade e não a deixa progredir, aqui se instalou, destilando o seu veneno, as suas infâmias e calunas.

    É com imensa inquietação que vemos como todos os posts que aqui colocamos são comentados de forma selvática, rude, grosseira; em suma, mal-educada, sem qualquer civismo. É um procedimento que não nos devia espantar mas que, contudo, deixa em nós, que iniciámos este blog desprovidos de qualquer interesse pessoal, uma enorme mágoa e uma inarrável angústia.

    Porque para este refugo social, gente que não sabendo construir apenas destrói o que os outros fazem, não existe baixo nível que não seja possível baixar. Vejam os comentários aqui deixados, como procedem estes inimigos do progresso de Olhão, através de mentiras, insinuações, de ofensas descaradas, não apenas à honra daqueles que trabalham em prol de Olhão, mas tentando também sujar a dignidade das suas famílias, dos seus amigos, daqueles que os rodeiam. Constatem.

    Fica mais do que provado que Olhão necessita, urgentemente, de desenvolver mais trabalho e de mais investimento nas áreas da cultura e da educação. Não é admissível que os Olhanenses não se saibam exprimir, que não saibam escrever e que, esta escumalha, ande por aí a fazer a apologia da má educação, da má língua, do analfabetismo, porque é disso que se trata; não de um qualquer dialecto - e isso, qualquer bom estudioso vos dirá -, mas sim de analfabetismo puro.


    Mérito ao Presidente Francisco Leal e a todos aqueles que com ele trabalham: é difícil trabalhar e manter o ânimo perante tamanha ignomínia. A verdade é que os cães ladram e a caravana passa, por mais raivosos que sejam o cães.


    A realidade, aquilo que realmente existe, é indesmentível. Nada podemos contra essa usura, por muito que queiramos reescrever e reinterpretar esse tempo em função dos nossos interesses e ideologias.

    A obra está iniciada. O progresso e o desenvolvimento iniciaram uma marcha imparável sobre Olhão, e nem nada nem ninguém conseguirão deter essa marcha.

    Por muito que queiram, a pobreza, o Olhão dos pés descalços e dos orgulhosamente pobres e mal educados será, muito em breve, uma distante e infausta realidade. Algo que recordamos com tristeza, mas que não queremos que regresse. Pelo menos não todos de nós.




    Publicada por Sempre Leal em 4/02/2009 04:27:00 PM 8 comentários

    ResponderEliminar
  100. Ao Anónimo das 7h16:

    A placa diz o estritamente necessário, ou seja, identifica a obra e os seus intervenientes, que é o exigível. Não estava certamente à espera de uma placa que explicasse textualmente todos os tipos de trabalhos que se vão desenvolver no local ... já agora um exemplar do projecto de execução colado na placa, não?!

    Certamente que as aves como as plantas se adaptaram à situação humanizada ... até porque aquilo já lá está há uns bons anos... é como os navios afundados ... com o tempo ficam cobertos de coral e vida... mas não deixam de ser lixo humano no oceano...

    Agora, se calhar alguém é capaz de ter estudado um pouco mais sobre o assunto, alguém que não um mero comentador de café, e é capaz de ter chegado à conclusão que o que lá está prejudica mais do que beneficia ... certo é que andam por lá as aves... mas o Sr. sabe por acaso se não estivessem lá aqueles montes, se não haveria ainda mais biodiversidade? Sabe por acaso em que medida aqueles montes influenciam as correntes no local, a deposição de areias, o assoreamento da ria, etc, etc??? Eu isto por acaso não sei, mas desconfio que não seja muito saudável... prefiro antes não fazer juízo de valor uma vez que sou ignorante da matéria ... que é o que todos os ignorantes deve fazer, procurar informar-se antes de opinar alarvidades de forma tão convicta.

    Bem, dizer que isto também requer um novo EIA, então é de bradar aos céus... pois se a obra resulta precisamente de um EIA ... enfim ... estudar o resultado de um estudo é sempre de valor...

    Eu não vim aqui defender nenhuma legalidade duvidosa... aliás a dúvida resulta precisamente da ignorância ... e eu ate comecei os meus posts por dizer que acho bem que procurem informar-se e isso não tem mal nenhum ... o que já não é tão correcto é começar logo a fazer insinuações sem estar devidamente informado.

    E que eu saiba eu só falei do que sei, de factos, não estou a defender ninguém estou apenas a comentar assuntos que foram lançados no blog ... é que no mundo há 2 tipos de pessoas: aquelas que falam do que sabem e aquelas que falam do que não sabem.

    E eu não sei apenas o que me convém... sei o que sei... agora também sei que há por ai gente que é especialista em tudo... sabem de tudo ... têm um conhecimento tão cientifico quando estão no café a falar da bola, como a falar de gajas, ou de politica, ou de eia's.

    Nem sei porque é que há pessoas que se dão ao trabalho de estudar exaustivamente para se especializarem numa determinada área... quando basta ir beber uma mines para tasca para ser especialista em tudo...

    ResponderEliminar
  101. e o lixo que está nas barbas das sede do parque natural da ria formosa?
    na antiga praia do pedro zé há restos de maquinas abandonadas que o parque deixou laborar e entulhar aquela zona.hoje o que era uma praia de olhão é hoje uma vergonha para a cidade.
    e o que faz o parque e a CMO feicham os olhos e fingem que não vêm,tenham é vergonha na cara seus bardamecos.

    ResponderEliminar
  102. Resposta ao Sr. ol:

    Não sei se se está a referir a algum erro ortográfico da minha parte... se assim foi peço desde já desculpa por quaisquer erros ortográficos ou de sintaxe que venham a ocorrer ... é que estar a responder neste blog na NET não me merece mais cuidado a escrever nem uma revisão do texto.

    Já agora, parece que o "senhore" também tem telhados de vidro por isso devia acautelar-se...

    Efectivamente já existem há bastantes anos as salinas e o aeroporto, e penso que nas datas em que ambos foram construídos ainda não haviam as preocupações ambientais que há hoje em dia... mas de qualquer forma, mais vale tarde do que nunca... mas como o povo tem sempre que reclamar tanto faz ser cedo, como tarde, ou nunca.

    Mas passo a explicar...

    As medidas compensatórias não resultam da construção primária do aeroporto mas sim das obras que recentemente foram la executadas ... e foram essas obras que estiveram sujeitas a EIA, ok?

    Estar a desconfiar por ter calhado a Olhão a medida compensatória... também é típico... se não se faz nada, é porque não faz nada ... se se faz é para desconfiar... ena...

    Mas ter a Olhão não tem nada de melindroso... ora se a obra que causou o impacte é na área do parque natural, é lógico que a medida compensatória também seja aplicada no parque natural... e a verdade é que esta não é a única medida ... estão também a ser aplicadas medidas compensatórias noutras áreas do parque, fora do Concelho de Olhão ... o juízo de valor que se está a fazer resulta de se estar a tomar o todo pela parte ... um erro comum de quem ignora ...

    Inclusivamente, os dados que aparecem na placa (o valor da obra, o prazo de execução e tal) referem-se à totalidade das medidas mitigadoras ... também daí que a placa não pormenoriza exactamente o que está a ser feito naquele local.

    Eu não estou a justificar a justeza do que quer que seja, estou apenas a dar o meu contributo para que as pessoas estejam informadas ... afinal não foi isso que andaram a pedir? Consulta a documentos para ficarem informados?

    O que é estranho é as pessoas serem ignorantes, dizerem que querem ser informadas e quando aparece alguém predisposto a dar-lhes alguma informação (tanto quanto sabe) ficam de pé atrás, agarrados à ignorância ...

    Enfim, quem ignora é feliz... seja feliz...

    ResponderEliminar
  103. Resposta ao Sr. Seu a Seu Dono:

    O Sr. por acaso vai à padaria comprar bifes? Vai à taberna comprar pão? Vai às finanças queixar-se que a sua reforma nunca mais chega? Vai ao tribunal tirar uma certidão de nascimento?

    Mais uma vez a ignorância dá para tudo.

    Não percebo porque é que as pessoas acham que a Câmara é pau para toda a obra ... a Câmara, como qualquer entidade tem a sua própria área de intervenção ... o que acontece é que o povo muitas vezes acha que uma coisa é da jurisdição de uma entidade, quando na realidade é de outra.

    O Parque Natural tem poderes especiais sobre a sua área de intervenção.

    Como devem saber, inclusivamente nos pedidos de viabilidade para construção na área do Parque, o parecer do Parque é vinculativo ... mesmo que a Câmara autorize, se o Parque não autorizar, nada feito... isto foi só um pequeno exemplo.

    ResponderEliminar
  104. Tou a gostar da argumentação do Eu sei, tem sido ponderado e esclarecedor e acima de tudo não tem optado pela via facil da ofensa a coberto do anonimato.
    Quanto ao SO! Somos Olhão acho que a sua imagem de paladinos da transparencia e da legalidade não ficou afectada por questionarem o que se estava a passar em Bias, é certo que não deviam ter feita a divulgação da questão da forma alarmista como o fizeram mas será que se não o tivessem feito desta forma já teriam obtido as respostas que obtiveram?

    ResponderEliminar
  105. ó SR EU SEI ;

    tenho uma dúvida que talvez me possa esclarecer ; se os trabalhos que estão a realizar são considerdos de compensatórios , sem no entanto creio eu, compensarem o que quer que seja a nao ser a remoção de chorões e a goografia tal como o senhor disse no seu comentário ( os montes e tal ) não seria de mais compensatório para a comunidade e o ambiente em olhão, a ana aeroportos e o presidente Leal, se de facto se importasse com o ambiente e, reconhecesse a sua falta de tacto nesta matéria fizesse uma pressãzoinha junto de quem esta a realizar as medidas compensatórias e com um interesse maior da CMO e ajuda gastavam.se mais uns tostões e acabava-se de vez com o esgoto do T !? isso sim seria uma medida compensatória digna do nome e que causaria grande ^"impacte"! Não acha ?
    Ou nao ? talvez seja carota de mais não ?... porque para medidas compensatórias nao haverá grandes orcamentos ?... será ?
    atenciosamente

    Marau

    ResponderEliminar
  106. O sr. Eu Sei faz-me lembrar um ex-presidente da Quercus Algarve que arranjou um lugar no PNRF. Sem querer discutir os seus meritos não deixarei de analisar os seus preciosos mas imprecisos comentarios. Mandou para aqui um link que nos direciona para o EIA de "Infraestruturas para ILS e Linha de Aproximação da Pista 10...". Ora o que está em causa são as compensações para o mesmo tipo de obra , só que na pista 28. Era suposto que as medidas compensatorias estivessem concluidas antes da obra sob estudo fosse iniciada ou seja 2000-2001. Assim temos que aparecem as mesmas medidas compensatorias de um passado recente para uma obra prestes a iniciar. Do alto do seu canudo Eu Sei não diz truz nem muz sobre isto. Que está encobrindo? O PNRF estará efectivamente acautelando os Habitats ao abrigo da respectiva Directiva (20, 3 dos quais prioritarios) e especies (16, 8 sujeitas a protecção legal) como se reconhece neste EIA.
    Não custa muito admitir que a obra em curso em Bias até pode trazer algum beneficio, mas há que reconhecer tambem a singularidade da repetição do mesmo tipo de compensações. Ou será que o PNRF estará mais interessado nos 40000 euros anuais durante três anos à semelhança do que aconteceu na 1ª vez? Sr. Eu Sei, nada sei comparado consigo tanto em termos linguisticos como biologicos mas as minhas humildes alarvidades dizem-me que estamos perante uma falta de transparencia muito grande quer da ANA quer da direcção do PNRF. Fique-se com a sua, que eu ficarei na minha.

    ResponderEliminar
  107. Bem, se o que considera compensatório é algo que compensa directamente o seu bolso, então terá razão... estas medidas não o compensam directamente.

    Agora, mais a sério... penso que isto não cai no âmbito das crenças... é o que é ... e se foi feito o estudo de impacte ambiente que assim o diz, não sou eu que vou dizer o contrário ... até porque, como sabe, os EIA's têm uma fase em que são submetidos à consulta do povo... Não reclamou na altura? Paciência...

    As obras no aeroporto causaram um impacte negativo ... estas pretendem causar um impacte positivo, ao retirar algo que foi abruptamente introduzido pelo Homem num habitat natural ... logo não vejo como se pode achar que não há aqui uma compensação.

    Agora se me vai dizer que podiam ter sido discutidas outras medidas de compensação.... isso já não sei se foram ou não. E o Sr, sabe?... a que temos é esta ... o Sr. acha que o problema do T é que devia ter sido resolvido, o Zé da esquina acha que deviam era tirar a 125 de dentro de Olhão por causa da poluição, o manel das couves acha que uma boa medida era tornar o Pedro Zé numa estância balnear... enfim ... é só especialistas a opinar e todos têm toda a razão do mundo...

    O Sr.também insiste em mostrar a sua ignorância quiçá propositada, ao misturar alhos com bugalhos ... ainda não percebeu que isto é cada macaco no seu galho? Cada qual manda na sua ceara ... e se houve conversações ou não o Sr. certamente não sabe ...

    Ora, se alguém descarrega esgoto no T esse alguém é que tem que ser responsabilizado ... ainda assim o que é que a ANA aeroportos tem a ver com isso...

    Agora... em Bias, para além de acabar com aquela aberração geográfica, ainda vai ser demolido aquele mamarracho que lá está. Admiro-me eu como é que o movimento de cidadania activa não se insurge contra um imóvel daquela dimensão abandonado sobre zona de protecção que só serve para os drogados e sabe-se lá mais que marginais se abrigarem lá...

    É que caso não saibam... vão sair dali mais seringas usadas do que toneladas de terras ...

    Mas lá está... não deviam demolir o mamarracho porque já há "biodiversidade" a usufruir do espaço.

    Enfim, eu provavelmente acho que não vou continuar a comentar porque já deu para ver que não há interesse num diálogo produtivo.

    Primeiro diziam que não havia placa, afinal há placa.

    Depois diziam que a placa não dizia na da, afinal diz o necessário (para uma placa)

    Depois diziam que iam ali fazer obras ilegais (um resort talvez) afinal é uma medida compensatória resultante de um EIA

    Depois, o Eia isto e aquilo, afinal tb não era bem assim,

    A seguir era melhor irem tratar do T...

    E já agora distribuir um kit a cada drogado e uma grade de mines a cada olhanense...

    ResponderEliminar
  108. UI a JESSICA até parecia a secretária do desleal a gemer

    ResponderEliminar
  109. O meu comentário anterior foi para o anónimo das 23h35

    Este é para o anónimo das 0h35m:

    Bem em primeiro lugar diz que eu pareço não sei quem ... depois questiona quem é que eu estou encobrindo ... enfim, não é capaz de admitir um diálogo entre pessoas que apenas estão aqui a comentar o assunto e procurar trazer algo de informativo... mais uma vez o que interessa é questionar e quando aparecem algumas informações voltar a questionar... com o único objectivo de questionar ... tudo bem, agora não vale a pena é estar a questionar-me a mim que sou um cidadão comum com alguma informação e que apenas se predispôs a vir aqui dar o seu contributo

    Como eu referi no post onde coloquei o link, tratou-se de uma primeira pesquisa na net e que até me pareceu que não se tratava do documento final... coloquei o link apenas para demonstrar que há aqui pessoas que não fizeram o trabalho de casa antes de virem para aqui questionar meio mundo.

    Se acha que o documento tem algum lapso, então problema seu, não fui eu que fiz o documento... o cerne da questão é que o que está a ser feio em Bias é uma medida compensatória e não uma obra ilegal como vieram logo alegar. Se não gosta da medida compensatória, também é problema seu.

    Se há falta de transparência ou não não sei ... só se pode dizer que há falta de transparência depois de se investigar de forma activa uma determinada situação, tendo conhecimento dos procedimentos legais que essa situação deve seguir...

    Agora se falta de transparência para si é o responsável pela ANA ou pelo PNRF não ter ido lá a sua casa informá-lo ou pedir-lhe autorização para desenvolver os trabalhos em Bias, então isso já é outra coisa....

    Enfim, pode ser que as obras façam com que o FCBias deixe de ficar debaixo de água cada vez que a maré enche... tou a ver que isto por aqui são todos adeptos do FCBias desde pequeninos...

    ResponderEliminar
  110. oque devia ser demololido é a sede do parque natural que nada FAZ.
    E QUE AUTORIZA QUE SE CONSTRUA CAMPOS DE GOLFE INVADINDO O ESPAÇO DA RIA COMO NO CAMPO DE GOLFE DE S.LOURENÇO .
    OU TAMBÉM HOUVE MEDIDAS COMPENSATÓRIAS NESSE CASO?
    E A SUCATA QUE A cmf TEM NO CAIS COMERCIAL TAMBÉM FOI ALGUMA MEDIDA COMPESATÓRIA?
    E AS AVES QUE MORREM DE BOTULISMO NAS LAGOAS DAS OBSOLETAS ETARS TAMBÉM SÃO MEDIDAS COMPESET´RIAS PARA AS AVES?
    TENHAM É VERGONHA DIZEM QUE DEFEDEM AS AVES E A P.M. NA PRAIA DE FARO ANDA A DESTRIR OS NINHOS DESSAS COM AS MOTO 4.

    ResponderEliminar
  111. Como a CMO não paga à JESSICA para trabalhar hoje aproveito para deixar um convite.
    Sr.  EU SEI  li os seus comentários e reconheço que o sr. sabe, pode saber muito mas não deve saber tudo, por exemplo não sabe como é que o seu saber pode ser útil.
    Eu digo, tornando-se membro do Somos Olhão!,  ou pelo menos colaborando, sob anonimato se tiver algum temor, legítimo em Olhão, eu garanto-lhe.
    No SO! temos um problema, entre outros, a falta de uma massa de membros que saiba, daí que a sua actividade seja fundamentalmente perguntar às diferentes autoridades, para sabermos o como  que determinado negócio público está a ser conduzido e apoiar os cidadãos que fazem idênticas perguntas.
    Queremos obter a informação, para podermos emitir opinião. Nós e todos os cidadãos.
    Neste caso, das obras em Bias Sul, foi o que fizemos, perguntámos. Já nos responderam (o SO!, a propósito do assunto vai fazer sair um comunicado), obtivemos alguns esclarecimentos, mas também nos surgiram novas perguntas que vamos clarificar.
    Estando a colaborar com o SO! não diria : Admiro-me eu como é que o movimento de cidadania activa não se insurge contra um imóvel daquela dimensão abandonado sobre zona de protecção que só serve para os drogados e sabe-se lá mais que marginais ,se abrigarem lá... mas antes admirar-se-ia por esse mesmo imóvel ter aplicado um poderoso agente cancerígeno: amianto.
    Continue com os comentários aqui neste blog, mas dê mais do seu saber a apoiar o exercício efectivo da cidadania que será bem vindo.

    ResponderEliminar
  112. Ate parece que a "jessica" e outros sempre leram as recomendaçoes do ex sempre leal

    ResponderEliminar
  113. Sím é verdade que " chateia " algumas pessoas e quiçá alguns organismos, exercer a cidadania.
    Uma certeza temos, se naõ houvesse somos olhao, ninguem em olhao saberia o que se está a fazer em bias.
    Inquirir, investigar, proteger o ambiente, tambêm é cidadania.
    Se alguns organisnos ligados ao ambiente exercessem o seu papel livre quiçá de outros interesses não estariamos a assistir a uma morte lenta da ria formosa.
    Desde que vi casas construídas a 5 metros da linha agua (fuzeta) mais
    canos sem tratamento a deitar dejectos na ria, etc etc.pergunto!
    Quais as medidas compensatórias ?

    ResponderEliminar
  114. Muito bem dito, vá lá enquanto fôr o somos olhão a ser alarmista.
    O pior será quando a Drª Maria José Morgado, a fazer o alarmismo.
    Não deve faltar muito, depois vamos ver as medidas compensátorias e outras que não sei o nome que lhe vão dar.
    A C.M.O. tem negado o acesso a documentos para consulta publica embora já condenada pelo tribunal adm.loulé.
    Quando o DIAP entrar em acção, quer ver as medidas compensatórias.

    ResponderEliminar
  115. aandaram anps a enganar bruxelas .agora que tem de prestar contas andam a forjar reletórios falsos.
    pode ser que um dia tenhamos um paraque natural da ria formosa a sério.
    que não deixa os nativos do parque de fazerem qualquer coisa e os grandalhões de forta de fazerem tudo.

    ResponderEliminar
  116. Obviamente que nao depreendeu do meu post que compensatório sera aquilo que benificia directamente o meu bolso ?...isso foi de próposito não foi ?... não o imagino ignorante a esse ponto.
    A questão de misturar alhos com bugalhos talvez seja propositada , mas acabou por não respoder ao que lhe perguntei , não fui claro talvez , a pergunta estava implicíta e assim vou ser mais
    directo ; Quem é que nomeia , indica , avalia os locias que devem sofrer medidas compensatórias e as define ? ( é que eu nao sei mesmo !!! ) se acho que o t é mais importante que as couves do ze da esquina ? obviamente que sim !!!e a maioria dos olhaneneses também ! e sinceramente creio que ja faltou mais para o presidente leal distribuir uma grade de minis a cada olhanense ... siga o conselho do rc e junte-se ao movimento so e aplique toda essa sabedoria em detrimento do povo olhanense , ajude a comunidade :)

    Marau

    ResponderEliminar
  117. ja deu para perceber que o sr. Eu sei sabe realmente de muita coisa! Mas nao vai pretender de certeza absoluta e que ninguem faça perguntas!E que em Olhao continuemos no silencio como ate ha bem pouco tempo!Ja tive aqui neste blog o prazer de assistir a um verdadeiro debate de ipocrisia (nao sei se esta bem escrito) sobre uma lixeira em Quelfes! Lembram-se?! tambem se disse que era mentira etc. etc. e depois, foi o que nos ja sabemos!Quando as informaçoes veem da forma que vem ja toda a gente duvida e com razoes para tal por isso tambem o sr. eu sei que pelos vistos acompanha o Olhao livre ja devia ter compreendido que tambem e preciso demonstrar que se e honesto so dize-lo nao basta.
    Quanto as qualificaçoes desta nao os conheço nao sei nem quero saber!Mas o " eng " Leal que qualificaçoes tem de hotelaria ou turismo para falar tanto em cinco estrelas, e ja agora todos os seus campagons de route A e o Mister Pina que habilitaçoes tinha para estar a frente do Turismo do Algarve?Tachos !!!!!! Concordo inteiramente que se ponha gente estudada nos diversos sectores da sociedada e que os mesmos deem conhecimento a comunidade daquilo que se propoem fazer (na base da discuçao) a mesma

    ResponderEliminar
  118. NÃO ATIRE AREIA DE BIAS PARA OS OLHOS DAS PESSOAS.
    o SRº SABE E NÓS TAMBÊM, QUE TODOS OS ORGANISMOS, DEPENDEM DO MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ATÉ NO CASO FREEPORT. ( VIVAM AS COMPENSAÇÕES)

    ResponderEliminar
  119. - Resposta ao Filhe da Ilha -

    Bem, esse post é típico daquele pessoal que tá de mal com a vida em geral ... tal é e misturada que aí vai ... é uma espécie de reclamação-shampoo tudo-em-um ...

    O problema é que há pessoas que nem sabem reclamar... reclamam de tudo e de todos ... falam no plural em "ELES" "TENHAM VERGONHA" mas nem sabem a quem se devem referir... se calhar a culpa é do Socrates ou do Cavaco andarem a fazer rally de moto4 nas dunas...

    - Resposta ao RC -

    Sabe, eu não tenho qualquer pretensão de pertencer a nenhum tipo de associação organizada, seja religiosa, politica, desportiva, etc...

    Quando vejo um assunto sobre o qual quero e posso dar a minha opinião de forma válida e construtiva, faço-o de livre vontade e sem estar agarrado a nenhum tipo de protocolo ... do género ... "sou do poder, tenho que defender a minha dama" ou "sou da oposição, tenho que criticar tudo e todos" ...

    Acho bem que as pessoas se associem numa causa comum se isso for do interesse geral ... eu não sinto interesse em associar-me a nada, portanto não o vou fazer só pelo jeito ...

    Estou a comentar este assunto como posso bem não voltar a comentar neste blog como posso passar a comentar de forma mais assídua, se me sentir de alguma forma motivado a isso (pelo tema que esteja a ser debatido) e se sentir que posso acrescentar alguma coisa ao diálogo... nada mais para além disso

    Em relação ao amianto... penso que se está a referir às telhas de fibrocimento... Bem, essas são praticamente inertes e por si só não causam problemas por aí além

    Ao contrário dos montes de terra e do edifício, que só por sim, só por existirem, já provocam alterações negativas na dinâmica pre-existente daquele sistema lagunar ... as telhas de fibrocimento só são problemáticas se forem mexidas, isto é se forem quebradas e libertarem as fibras para atmosfera.

    É que ao contrário do que muitas vezes se pensa, o fibrocimento não tem nenhum potencial do tipo radioactivo, o problema até é bastante físico ... a fibras libertam-se, entram nas vias respiratórias, cravam-se num pulmão e são tratadas como um objecto estranho, podendo originar uma massa que se desenvolve em cancro...

    Se fosse algo de radioactivo, já estávamos todos mortos com a quantidade de água de consumo que passa por tubagem de fiborcimento, ou os telhados das escolas, ou o tratamento anti-fogo das estruturas metálicas, ou os fatos dos bombeiros...

    E antes que se lance mais algumas dúvidas existenciais, convém esclarecer que eu acredito que estejam a ser tomadas todas as medidas de segurança estabelecidas para a remoção de fibrocimento no local... é que hoje em dia, com os conhecimentos que existem e com a fiscalização apertada que há nessa matéria, nomeadamente na parte da inspecção do trabalho, só mesmo alguns patos-bravos é que arriscam ... e de certo que não é o ter caso...

    ResponderEliminar
  120. - Resposta ao Mano Carlos -

    O Sr. podia ter conhecimento do que se está a passar em Bias, por outras vias que não o SO ... muita gente terá tido conhecimento de outras formas, concerteza ... eu pelo menos tive...

    Agora, o SO também podia ter abordado o assunto de forma não tão alarmista, ainda para mais quando manifestamente não estavam esclarecidos em relação ao que se estava a passar...

    Em relação a essas situações que tá a falar, pois se não existem medidas compensatórias, certamente é porque não houve Estudo de Impacte Ambiental que as determinasse, ou se houve de alguma forma se concluiu que não era de aplicar medidas compensatórias ... mas também duvido que essas obras requeiram
    EIA .. é que, caso não saiba, os EIA têm regras para serem feitos... não o são só porque apetece a A ou a B...

    - Resposta ao Sr. Marau -

    Tenha calma ... foi apenas um pequeno apontamento de ironia ...

    Em relação a quem define os locais das medidas compensatórias, esse são definidos a partir do EIA... quem os propõe são os autores do Estudo ... e o Estudo é submetido a consulta publica... até é um processo bastante transparente ...

    Como é óbvio muitas vezes estas matéria não chegam a toda a gente porque o que interessa neste país é saber quantos milhões vai ganhar o CR9 no Real Madrid... mas aí as responsabilidades são repartidas ... a culpa é de quem dá futebois ao povo, quem transmite futebois pro povo e de quem quer consumir estes futebois...

    Para esclarecer melhor quem é responsável pelo quê ... como é que é isto e aquilo, neste link têm a legislação aplicável:

    http://www.inag.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=19&Itemid=58

    destaco ainda o DL69/2000... que já teve algumas alterações mas que na essência se mantém:

    http://www.inag.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=19&Itemid=58

    ResponderEliminar
  121. o sr eu sei deve ser alguém com muito gosto pela renaturalização.
    então qual o motivo que as compensações das obras do aeroporto que invadiram os esteiros da ria,só são feitos passados 10 anos,e em bias?
    mesmo ao lado da pista que aumentaram tem lá zonas para renaturalizar tais como as barracas que estão perto da piscicultura da Universidade do Algarve,e á mesma distância da célebre casa da fuzeta(a menos de 10 metros da linha de agua).
    assim como as luxuosas vivendas do Ancão.

    ResponderEliminar
  122. Estou confuso, pois este link que o comentador "Eu sei" graciosamente nos forneceu http://aiacirca.apambiente.pt/Public/irc/aia/aiapublico/library?l=/aia1969_aeroporto/resumo_no_tcnico/rntpdf/_PT_1.0_&a=d

    Refere-se ao estudo de impacto Ambiental da construção das infraestruturas para ILS e linha de aproximação para a pista 10.....

    O documento a que o comentador "Yes we can" tambem graciosamente nos dá accesso começa assim:
    AEROPORTO DE FARO – MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA
    PARA O ILS/DME DA PISTA 28


    Ora será que estão os 2 a referir-se á mesma obra?
    Se estão de facto a se referir a mesma obra como é que 1 compensação dá para 2 atentados?

    ResponderEliminar
  123. desculpem lá essa coisa mas hoje eram 11.20 da manhã ,e jipe da P.M. continuava na sua destruição das dunas na praia de faro(zona leste perto da Barrinha de faro).
    os ovos de andorinha do mar que não conseguiram destruir ,deram lugar aos filhotes dessas andorinhas anãs, que voaram do Artico até à ria formosa, para nidificar.tiveram azar pois a P.M. agora deu-lhe para fazerem raly nas dunas.e os filhotes não sabem como escapar.
    volto a dizer não seria da responsabilidade do PNRF.informar as autoridades para o crime que os agentes da P.M.(pagos pelos contribuintes),estão a cometer,ao andarem a fazer raly nas dunas e em zona de nidificação?

    ResponderEliminar
  124. aiacirca.apambiente.pt/.../library?...ambiental/...ambiental... - Semelhante
    será que essas obras tem alguma coisa a ver com as obras de bias?

    ResponderEliminar
  125. a CMO não tem dinheiro para acabar com o esgoto do T.
    mas a mesma CMO tem dinheiro para oferecer ao sco para esse construir torres de iluminação .
    entretanto continuamos sem um hospital para os nossos acamados,por falta de respeito pelos nossos doentes.

    não podemos esquecer que o sco vai receber uma verba significativa,
    da FPF pelas transmissões televisivas,mas é o nosso dinheiro que vai pagar as torres de iluminação.
    http://olhanense.adeptos.com/noticia_704.htm

    ResponderEliminar
  126. mas em V.R.ST António em outubro vai começar a ser construido esta unidade de cuidados continuados.
    o lusitano de v,real não está na 1 liga mas os cidadões vão ter direito a uma nova unidade hospitalar.
    eu também gostava de ver isso em olhão.http://olhanense.adeptos.com/jda_220709.jpg

    ResponderEliminar
  127. á CMO entra com 900 000 euros a liga entra com mais este apoiohttp://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/liga-clubes-infra-estruturas-apoio--investimento/1076894-1676.html,e nós continuamos sem hospital e com o esgoto do T.
    grande cidade 5 estrelas está o leal a construir.

    ResponderEliminar
  128. Snr (a) EU SEI: quem inicialmente se referiu aos erros ortográficos foi V. Exa, lá do alto da sua arrogância e petulância. Nem toda a gente terá os mesmos estudos que vossa alteza terá, mas o Povo já está muito farto de ser enganado por uma classe polítiva sem escrúpulos. Poderá até ter razão nalgumas coisas que diz e não me custa aceitar que provavelmente aquela zona beneficiará com as obras em curso. Até pode ser que sim. Mas, permita-me que o chame a atenção para o facto do Dr. Guerra Presidente do ICN foi constituído arguido no caso Freeport. Porque será? Apesar de haver normas, regras, chame-lhe o nome que quizer, não me venha dizer que não é possível manipular números e fazer pender, numa determinada direcção, uma recomendação, uma opinião.
    O Snr(a) EU SEI faz questão de fazer ressaltar as "alarvidades", a ignorância e o fraco domínio da escrita. Pois bem, eu não defendo o ambiente para arranjar tacho, para encobrir algo que não esteja bem e não censuro aqueles que cometem erros ortográficos ou de sintaxe. Cada qual escreve como sabe e pode, com o índice de escolaridade que cada um possui. O "Olhão Livre" é o "Olhão Livre" e o "Somos Olhão" é o "Somos Olhão". Acho que se complementam, mas são coisas diferentes e nada me obriga a aceitar aquilo que o "Somos Olhão" possa fazer e dizer, embora, no essencial, esteja de acordo com o que tem feito. Cada um de nós tem as suas "posições" e também existem, por vezes, divergências entre os diferentes membros de um e outro blog. Mas fique ciente que não aceito a sua arrogância, a sua petulância. Este blog não é de intelectuais para intelectuais. Existe para que a maioria da população vá ficando alertada e informada para aquilo que se passa no concelho, independentemente do índice de escolaridade que cada um tem.

    ResponderEliminar
  129. Senhor, EU SEI, fico feliz por saber que poderei futuramente contar com a sua informação nestas matérias.
    Tambêm me diz,que poderia ter sido informado sem ser no SOMOS OLHÃO.
    Azar o meu, cada vez que tenho uma duvida sobre qualquer matéria e consulto o respectivo organismo na obtenção de documentos, a resposta é nim !que não é nenhuma.
    Até por vezes condenados, pelos trinunais admistrativos, continuam no NIM!! que é resposta nenhuma.
    Quando algumas instituições so nos dão NIMS ! SO resta aos cidadãos de qualquer forma e aí considere, classifique como quiser, exercer o associativismo de cidadania, inquirir, perguntar,questionar, não são de actos de alarmismo, mas de quem está farto dos NIMS, que é resposta nenhuma.


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  130. De algum tempo para cá, tenho seguido este blog.
    Se bem que reconheço a necessidade do mesmo, fico algo chocado com alguma falta de civismo e sentido provocatório de alguns.
    Se não se comenta, é porque não há interesse, se se comenta e com algum rigor, em vez de se aproveitar os conhecimentos do comentadores, agradecer e respeitar as ideias de cada um, criticam quem sabe, pois julgam sempre saber mais.
    Desculpem, mas aqui devia haver mais civismo. Eu gosto que quem está dentro do assunto venha falar do mesmo. Obrigado desde já a essas pessoas.
    Concordo com o SO! na forma de actuar. Infelizmente se as situações não forem feitas de forma alarmista não aparecem!
    Para terminar, discordo apenas do que o Sr. "Eu Sei" diz em relação à placa...sim, um simples placa se contivesse a informação sobre o que se passava, iria certamente minimizar tudo isto. Concordo consigo, pessoas melhor informadas serão sem dúvida melhores cidadãoes.

    ResponderEliminar
  131. Srº Anónimo, tem razão de facto´é pena que comentadores deste blog com conhecimentos das matérias que se discutem, partem por vezes para o " enchovalho " pessoal é pena, porque ao esgrimirmos os nossos pontos de vista, estamos a aprender uns com outros, o que é saudável no meu ponto de vista.
    Cabe ao administrador do blog, corrigir estas situações menos dignas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  132. Adorava conhecer o mano zè deve ser cá um borracho que nem digo é pena eu ser noiva senão tinha uma aventura com ele na ria formosa.Meu querido tu serias meu se eu não fosse de outro mas não percas a esperança, se o bloco meter um vereador talvez tu tambem metas um golaço um beijo jessica

    ResponderEliminar
  133. Finalmente começo a gostar do nivel a que este blog chegou, um nivel de opinião publica, e de informação com alguma consistência, para dár a conhecer os problemas e as razões dos mesmos e recorrendo à divulgação de sites com informação importante. Eu tenho ido a todos e se alguns apenas são polemicos outros são esclarecedores. Tambem reparei que durante as horas fora de expediente, os comentários aberrantes e desqualificados com recurso a má educação não aparecem, pois esses comentários são de certeza elaborados em horas de trabalho pago por todos nós. Estarei por ventura enganado?

    ResponderEliminar
  134. ó jessica porque não pedes ao cara dura para te satisfazer?

    ResponderEliminar
  135. Pode o snr(a) EU SEI ter conhecimentos razoáveis sobre a matéria versada. Não é tanto por aí. Uma coisa é dominar determinadas matérias. Outra coisa é o poder estar ou não acorrentado a algo que o impeça de dar uma maior contributo no combate à falta de transparência que grassa neste concelho e no País.
    Não me custa aceitar os seus conhecimentos e alguns dos seus argumentos. No entanto, não posso deixar de fazer o necessário reparo. É que este blog foi pensado para a maioria, para aqueles que contribuem com os seus impostos e que cada vez mais se sentem ludibriados pela administração local e central. Essa maioria tem um índice de escolaridade baixa e muitos deles com acesso a este blog. É completamente despropositado vir para aqui invocar erros ortográficos e de síntaxe, sabendo quem é a população alvo do blog. Não sei quem é o senhor(a) EU SEI mas provávelmente eu já saberia o que era um hectare (quer dos bancos da escola, quer na prática) muito antes do dito senhor(a). É uma outra forma de chamar ignorantes a outra pessoa, para não falar nas "alarvidades". Estes são os aspectos que mais critico ao senhor(a) EU SEI. Quanto ao resto vamos ver se no fundo existe ou não algo a esconder e isso não significa que o senhor(a) EU SEI tenha algo a temer...

    ResponderEliminar
  136. "autarca diz que vai recorrer"
    Ja vamos estando abituados a ouvir este tipo de respostas!
    Ninguem faz nada,minto, so quem faz e o teso e ainda criticam tanto O Marinho Pinto sim porque estes snrs. "teem " dinheiro e posem ir fazendo andar a coisa sem acontecer praticamente nada; Sejam do PSD do PS do CDS e depois ainda temos os Vales , Cruzes e companhia que raio de DEMOCRACIA E ESTA ????????

    ResponderEliminar
  137. e o advogado dele é pago por quem ?
    por nós ou por ele?
    se fosse ele a pagar se calhar não recorria assim é pago com o dinheiro de nós todos já pode recorrer à vontade.
    porca miséria eles gozam com o povo, e ainda por cima o povo paga,o advogado que o vai defender.

    ResponderEliminar
  138. Sr. Ol... sem querer entrar em mais polémicas... desculpe-me mas o Sr. é que começou a falar em erros ortográficos e não eu, eu apenas lhe respondi ... se não se lembra veja o seu comentário de 31/07/2009 13h12m ...

    Eu já ando nisto há tempo suficiente para saber que ao se escrever em blogs e foruns na NET se cometem inadvertidamente alguns erros que nem têm a ver com a (i)literacia de cada um mas com a rapidez da escrita que normalmente não se sujeita a qualquer revisão do texto escrito...

    Eu, como toda a gente, cometo este tipo de erros e tenho consciência disso, por isso nunca iria fazer este tipo de critica de forma gratuita. O Sr. é que começou a falar em erros ortográficos... está escrito e acho que não vale a pena estar a queimar mais tempo com isto.

    Se acha que fui muito duro quando escrevi a palavra "alarvidades" ... sinceramente comentários acusatórios, pondo em causa a integridade das pessoas (até prova em contrário), vindos de indivíduos que nem sabem bem do que estão a falar, não merecem outro tipo de adjectivação.

    Será mais arrogante aquele que fala do que sabe ou aquele que fala do que não sabe, falando como se soubesse de tudo?

    E agora, com licença que vou passar a comentar outro tópico que me parece mais interessante que este.

    E diga-se que, depois de tudo, continuar na descrição do tópico a expressão "atentado ambiental", fica no mínimo estranho...

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  139. mom ió eu sei olha lê o artigo sobre os naufrágios na ria formosa e embrulha e mada pró norte.
    o que faz o PNRF? nada nâo sabe ? então é que são burros pois está mesmo á vossa frente assim como os cavalos marinhos que estão a ser destruidos pelos iates na pontas da ilha.

    ResponderEliminar