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sábado, 21 de janeiro de 2017

Crimes Escondidos da Variante de Olhão


Ontem nas instalações da CMOlhão deu-se mais uma acção de propaganda do PS para as próximas eleições autárquicas ao ser anunciada um estudo sobre o novo traçado da Variante.
António Miguel Ventura Pina agradeceu o apoio e até chamou de rei mago ao Ministro “que veio trazer a Olhão uma boa-nova da maior valia para a nossa região, um anseio e uma necessidade antigos, que agora vê a luz do dia”, palavras ainda do presidente da CMOlhão.
Estas obras deviam ter sido executadas em 2009, pelo governo de Sócrates e só não foram porque a vereação do PS, apoiada pelo PSD e até pela CDU, ao longo dos anos deixou que avançasse a construção imobiliária em cima do traçado previsto no PDM de Olhão, favorecendo amigos do regime e os crimes urbanísticos. Esta violação teria de dar, no mínimo, perda de mandato a todos os que aprovaram essas construções impedindo assim que essa obra se realizasse.
Em 2009 o ex-presidente da CMOlhão e António Pina no cargo de vereador, agiram como ditadores pensando que podiam fazer tudo o que queriam e tentaram mudar o traçado da Variante. Pretendiam então expropriar terrenos da Reserva Agrícola Nacional aos agricultores, alguns deles que até já haviam cedido terrenos à CMOlhão para a construção do traçado previsto no PDM em1995.
Nessa altura  nós no Olhão Livre, denunciamos essa grave situação e o Movimento de Cidadania Activa " Somos Olhão",  fez queixa sobre a ilegalidade. Nessa altura ´fomos os únicos a alertar as pessoas lesadas para o que lhes iria acontecer e para os seus direitos. A oposição desses agricultores levou a CCDR a  chumbar essa decisão e exigir à CMOlhão um novo Estudo de Impacte Ambiental, para mudar o traçado também chumbado por não estar em conformidade.
Para que António Miguel Ventura Pina não volte a acusar-nos de boateiros e não volte a afirmar que as nossas denúncias são falsas, no caso da Variante de Olhão temos como testemunha Mendes Bota, deputado ao parlamento pelo Algarve  eleito pelo PSD, que na altura, levou o caso ao Parlamento de Portugal como se pode ler neste  artigo do Olhão Livre de  12 de Dezembro de 2010.

 

Podem assim ver nesta resenha histórica, o atraso de Olhão que o presidente da CMOlhão afirma ser por falta da Variante à Estrada Nacional 125,  é devido aos crimes cometidos pelo PS e seus representantes na autarquia há 40 anos em Olhão. Foi o PS que aprovou o traçado para essa Variante prevista no PDM desde 1995, foi o mesmo PS que cometeu todos os crimes de violação do seu próprio PDM ao autorizar a construção imobiliária indevida e é ainda o PS e os seus representantes que nos querem fazer esquecer ou ignorar como tudo aconteceu.
Tais crimes só acontecem porque ajustiça é lenta ou não interessa! Por muito menos Macário Correia perdeu o mandato de presidente da CMFaro, por crimes de violação do PDM em Tavira. Em Olhão esses crimes são às dezenas!



Quanto à nova Variante, foi anunciado ontem com pompa e circunstância que estará concluída em 2019, o que quer dizer que se for concluída (o que duvidamos desde já) será por ser ano de eleições para a Assembleia da República.
A foto de baixo é do novo traçado e foi retirada  do SulInformação online.
 



Com 6 km de via e 7 rotundas a uma velocidade de 80 km/h mais parece um carrossel! Não será muita rotunda, para cerca de 20000 veículos previstos ? Não parece ser a escolha mais adequada, antes parece que andamos para trás!
Provavelmente vamos levar mais tempo a atravessar Olhão, do que a chegar de Olhão ao Aeroporto pela variante de Faro. A opção de utilizar os viadutos para passar sobre a cidade e as estradas do concelho poupa custos e tempo.

Ó isso, ó isso, com a vinda do ministro e com esta sessão de campanha eleitoral, ninguém fala das 50 cartas a avisar que as demolições na Ria Formosa vão avançar em Março. Sabem fazê-las!

7 comentários:

  1. por causa das negociatas para favorecer amigos do regime Olhão foi prejudicado por não ter variante.
    e assim as negociatas e os crimes em Olhão, vão ficando impunes.só o Macário é que foi culpado.

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  2. Não será muita rotunda, para cerca de 20000 veículos previstos anualmente? só 20.000? ou serão 200.000 veículos? para 20.000 mais vale ficar tudo como está!

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  3. Não serão apenas esses carros anualmente, faço mais que uma vez por dia Faro-Olhão e penso que são o triplo por ano do que está ai anunciado.
    Concordo com muita coisa que diz, mas também lhe digo, este senhor já fez mais neste mandato que em 10 anos anteriores.

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  4. Terramoto tás contra o mundo devias era ter vergonha

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  5. mas vamos la ser realistas será que esta obra vale apena?cumpre o custo beneficio pois nem +e preciso fazer contas , trata-se de uma estrada com uma via em cada sentido ou seja ate a nacional em partes do troço tem duas vias em cada sentido, a alternativa apesar de se poder circular mais rapido tem um percurso mais longo e com meia duzia de rotundas o que fara ser um acelera abranda, julgo que para atravessar 5km de cidade nao faz sentido esta obra pois se fosse um traçado mais directo em com menos rotundas agora isso é uma perca de tempo e dinheiro

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  6. A grande obra que deveria ser feita (mas que não deixa de ser uma utopia) nas próximas décadas no Algarve, era refazer o traçado do caminho de ferro que divide a cidade de Olhão como se fosse a Berlim do tempo da URSS! Esta obra só seria possível com um grande plano que envolvesse os municípios de Faro, Olhão e Tavira, o governo e a UE. Houvesse vontade política, gente de visão e dinheiro, que em vez de ser canalizado ano após ano para o sugadouro das Empresas municipais, organismos, institutos, comissões, estudos vários, obras de fachada e de propaganda eleitoral, que fosse investido numa obra que transformaria a cidade para sempre e para melhor, uma cidade moderna, sem fronteiras e sem espartilhos!

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  7. Má que jet! Para políticos d`olhão quantas mais melhor:7 rotundas numa variante para descomplicar?. Ai tugal,tugal, vais longe, moce.

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