Ontem nas instalações da CMOlhão deu-se mais uma acção de
propaganda do PS para as próximas eleições autárquicas ao ser anunciada um
estudo sobre o novo traçado da Variante.
António Miguel Ventura Pina agradeceu o apoio e até chamou de
rei mago ao Ministro “que veio trazer a Olhão uma boa-nova da maior valia para
a nossa região, um anseio e uma necessidade antigos, que agora vê a luz do dia”,
palavras ainda do presidente da CMOlhão.
Estas obras deviam ter sido executadas em 2009, pelo governo
de Sócrates e só não foram porque a vereação do PS, apoiada pelo PSD e até pela
CDU, ao longo dos anos deixou que avançasse a construção imobiliária em cima do
traçado previsto no PDM de Olhão, favorecendo amigos do regime e os crimes
urbanísticos. Esta violação teria de dar, no mínimo, perda de mandato a todos
os que aprovaram essas construções impedindo assim que essa obra se realizasse.
Em 2009 o ex-presidente da CMOlhão e António Pina no cargo de
vereador, agiram como ditadores pensando que podiam fazer tudo o que queriam e
tentaram mudar o traçado da Variante. Pretendiam então expropriar terrenos da
Reserva Agrícola Nacional aos agricultores, alguns deles que até já haviam
cedido terrenos à CMOlhão para a construção do traçado previsto no PDM em1995.
Nessa
altura nós no Olhão Livre, denunciamos essa grave situação e o Movimento
de Cidadania Activa " Somos Olhão", fez queixa sobre a
ilegalidade. Nessa altura ´fomos os únicos a alertar as pessoas lesadas
para o que lhes iria acontecer e para os seus direitos. A oposição desses
agricultores levou a CCDR a chumbar essa decisão e exigir à CMOlhão um
novo Estudo de Impacte Ambiental, para mudar o traçado também chumbado por não
estar em conformidade.
Para que António Miguel Ventura Pina não volte a acusar-nos
de boateiros e não volte a afirmar que as nossas denúncias são falsas, no
caso da Variante de Olhão temos como testemunha Mendes Bota, deputado ao
parlamento pelo Algarve eleito pelo PSD, que na altura, levou o caso
ao Parlamento de Portugal como se pode ler neste
artigo do Olhão Livre de 12 de Dezembro de 2010.
Podem assim ver nesta resenha histórica, o atraso de Olhão
que o presidente da CMOlhão afirma ser por falta da Variante à Estrada Nacional
125, é devido aos crimes cometidos pelo PS e seus representantes na
autarquia há 40 anos em Olhão. Foi o PS que aprovou o traçado para essa Variante
prevista no PDM desde 1995, foi o mesmo PS que cometeu todos os crimes de
violação do seu próprio PDM ao autorizar a construção imobiliária indevida e é
ainda o PS e os seus representantes que nos querem fazer esquecer ou ignorar
como tudo aconteceu.
Tais crimes só acontecem porque ajustiça é lenta ou não interessa!
Por muito menos Macário Correia perdeu o mandato de presidente da CMFaro, por
crimes de violação do PDM em Tavira. Em Olhão esses crimes são às dezenas!
Quanto à nova Variante, foi anunciado ontem com pompa e
circunstância que estará concluída em 2019, o que quer dizer que se for
concluída (o que duvidamos desde já) será por ser ano de eleições para a Assembleia da República.
A foto de baixo é do novo traçado e foi retirada do SulInformação online.
A foto de baixo é do novo traçado e foi retirada do SulInformação online.
Com 6 km de via e 7 rotundas a uma velocidade de 80 km/h mais
parece um carrossel! Não será muita rotunda, para cerca de 20000 veículos previstos ? Não parece ser a escolha mais adequada, antes parece que andamos
para trás!
Provavelmente vamos levar mais tempo a atravessar Olhão, do
que a chegar de Olhão ao Aeroporto pela variante de Faro. A opção de utilizar
os viadutos para passar sobre a cidade e as estradas do concelho poupa custos e
tempo.
Ó isso, ó isso, com a vinda do ministro e com esta sessão de
campanha eleitoral, ninguém fala das 50 cartas a avisar que as demolições na Ria
Formosa vão avançar em Março. Sabem fazê-las!
por causa das negociatas para favorecer amigos do regime Olhão foi prejudicado por não ter variante.
ResponderEliminare assim as negociatas e os crimes em Olhão, vão ficando impunes.só o Macário é que foi culpado.
Não será muita rotunda, para cerca de 20000 veículos previstos anualmente? só 20.000? ou serão 200.000 veículos? para 20.000 mais vale ficar tudo como está!
ResponderEliminarNão serão apenas esses carros anualmente, faço mais que uma vez por dia Faro-Olhão e penso que são o triplo por ano do que está ai anunciado.
ResponderEliminarConcordo com muita coisa que diz, mas também lhe digo, este senhor já fez mais neste mandato que em 10 anos anteriores.
Terramoto tás contra o mundo devias era ter vergonha
ResponderEliminarmas vamos la ser realistas será que esta obra vale apena?cumpre o custo beneficio pois nem +e preciso fazer contas , trata-se de uma estrada com uma via em cada sentido ou seja ate a nacional em partes do troço tem duas vias em cada sentido, a alternativa apesar de se poder circular mais rapido tem um percurso mais longo e com meia duzia de rotundas o que fara ser um acelera abranda, julgo que para atravessar 5km de cidade nao faz sentido esta obra pois se fosse um traçado mais directo em com menos rotundas agora isso é uma perca de tempo e dinheiro
ResponderEliminarA grande obra que deveria ser feita (mas que não deixa de ser uma utopia) nas próximas décadas no Algarve, era refazer o traçado do caminho de ferro que divide a cidade de Olhão como se fosse a Berlim do tempo da URSS! Esta obra só seria possível com um grande plano que envolvesse os municípios de Faro, Olhão e Tavira, o governo e a UE. Houvesse vontade política, gente de visão e dinheiro, que em vez de ser canalizado ano após ano para o sugadouro das Empresas municipais, organismos, institutos, comissões, estudos vários, obras de fachada e de propaganda eleitoral, que fosse investido numa obra que transformaria a cidade para sempre e para melhor, uma cidade moderna, sem fronteiras e sem espartilhos!
ResponderEliminarMá que jet! Para políticos d`olhão quantas mais melhor:7 rotundas numa variante para descomplicar?. Ai tugal,tugal, vais longe, moce.
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