O mal do concelho de Olhão não pode nem deve ser reportado ao rebanho que obedece mas sim aos pouco que têm o Poder de decidir; são eles que prometem, são eles que definem o rumo que querem dar às coisas, são eles quem encomendam os estudos. Jamais poderão acusar aqueles que contestam por discordar porque esses não têm o mínimo Poder de decisão. Logo o que está errado é da inteira responsabilidade do Poder!
Poderíamos estar a falar da Variante, do Quartel dos Bombeiros, do Centro de Recolha Animal, da Rotunda no cruzamento da Avenida D. João VI com a 18 de Junho, da passagem de nível da Avenida, do saneamento básico da Armona, mas por agora cingimos-nos aos Mercados.
Quando foi apresentado o projecto de Requalificação da Frente Ribeirinha e das acções que para ali se preparavam, que a actividade tradicional dos Mercados poderia ser gravemente afectadas e que com o passar dos tempos definhar até à sua liquidação.
Os Mercados são a âncora de toda a baixa. É em nome deles que a maioria dos olhanenses se desloca para a baixa e não das estatuetas ou outros símbolos que o Poder local nos tentam impingir. É a sua oferta de bens e serviços que leva as pessoas a deslocarem-se. Pela sua dimensão. os Mercados têm de ser vistos como se de uma grande superfície se tratasse, e essas têm parque de estacionamento para os clientes e locais de carga e descarga dos seus produtos, mas aos nossos Mercados tudo foi retirado!
Aos sábados, via-se o terrado completamente cheio de produtores da região que ali vendiam os seus produtos; hoje metade do terrado está vazio.
Diminui a oferta, diminui a procura num ciclo permanente até ao seu desaparecimento. E no interior não acontecerá exactamente o mesmo? Não sofrerá os efeitos da deslocação das pessoas para outras paragens onde encontrem o que procuram e não encontram nos Mercados de Olhão?
Não basta tirar fotografias às bancas e propagandear a qualidade dos produtos, porque essa publicidade já foi feita ao longo dos anos, com a prática diária do funcionamento dos operadores. Vir agora tentar mostrar a beleza dos Mercados, é já um sintoma de que as coisas não correm bem para aquelas bandas, porque se a actividade estivesse em alta seria dispensável.
E as esplanadas dos Mercados não serão afectadas com a continuação da degradação da actividade tradicional dos Mercados? É que o fluxo de pessoas que se desloca à baixa é feito em função daquela actividade pelo que a médio prazo, é previsível uma quebra nesse movimento. E aí, a actividade das esplanadas da baixa ficará resumida ao Verão.
O Poder local definiu as regras da baixa, as regras que condicionam a actividade dos Mercados e não só. Daqui a uns tempos, poderemos ver os Mercados com peixe, fruta, hortaliças ou carne, mas sem pessoas para os comprar. É o declínio dos Mercados!
Está visto que o nosso aprendiz de presidente tem poderes que niguem imaginava, entao agora poe Olhão na boca do mundo á custa de ideias "roubadas" pois quem conhece Agueda ja la viu a rua coberta de sombrinhas mas pelos vistos em olhao é original as sombrinhas sao diferentes estas sao chapeus de sol. depois o tal banco gigante de cores coloridas nao sei se é relativo a algum movimento LGBT mas tem graça que em agueda era igual faz lembrar o Tony carreira que á 30 anos houve pessoas que cantavam as musicas que ele diz ter escrito hoje. depois tem o lambe cus do olhao+ a promover a ria limpa quando á dias o amigo vitor filmou o esgoto a descarregar na doca. , isto é so trapalhadas atras de trapalhadas á e fica o aviso a ria está tao limpa que 50% da area de olhao esta classificada como impropria para cosumo humano e para o ano essa area ira aumentar.
ResponderEliminarja repararam que no que toca a votos por telefone olhao deixa muito a pensar esta dos 760..., será que tem a ver com a tal parceria com a Maltice onde eles prometem criar muitos postos de trabalho de baixos salarios em troca da oferta de um espaco gratis para a empresa e isencao de taxas. pois se pensarmos bem é optimo o Folar ter ganho as maravilhas da regiao mas quanto foi investido no callcenter para lotar de chamadas ate ser o vencedor? secalhar foi o mesmo que gastaram para que no orcamento participativo ganhasse os projectos que interessava nao ás pessoas mas ao Presidente. era bom obrigar a CMO a divulgar a lista de contactos utilizados para a escolha dos projectos do orcamento participativo nao a publico mas a uma comicao de auditoria , e verificar se a maioria tem origem no callcenter.
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