Assunto: Embarcações da Pesca À Ganchorra paradas em Olhão
Destinatário: Min da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República
Expeça-se
Publique-se
O Secretário da Mesa
Segundo notícias vindas recentemente a público meia centena de embarcações da pesca da ganchorra estariam paradas devido à falta de licenciamento para venda dos bivalves em lota.
Depois de uma paralisia forçada devido ao mau tempo que se fez sentir desde 16de Dezembro os pescadores estariam agora que o tempo o permitia confrontados com o impedimento por parte do Governo que não estaria a permitir a saída das referidas embarcações por falta de renovação das licenças para venda na doca.
Reconhecendo o atraso no pedido de renovação das licenças afirma o Presidente da Associação OlhãoPesca que “todos os anos a Doca Pesca concedia 15 dias de tolerância para essa renovação, período durante o qual podia ser feita venda com o anterior licenciamento”.
Entretanto nenhuma resposta concreta sobre este assunto terá sido dada pelas entidades oficiais dependentes do Ministério da Agricultura contactadas.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, requeiro, através de V. Ex.ª, ao Senhor Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, resposta às seguintes perguntas:
1. Confirma o Governo a paralisia de cerca de meia centena de embarcações de pesca à ganchorra em Olhão no período entre 16 de Dezembro de 2009 e pelo menos 10 de Janeiro de 2010?
2. Confirma o Governo o impedimento da pesca por falta de licenciamento para venda na lota?
3. Confirma o Governo que a Doca Pesca concedia em anos anteriores 15 dias de tolerância para a renovação das licenças período durante o qual a venda podia ser feita com o licenciamento anterior?
4. Como explica o Governo que no presente ano a Doca Pesca não tenha mantido a atitude dos anos anteriores sobretudo sendo sabido que os pescadores tinham sido vítimas de uma paralisia forçada desde 16 de Dezembro devido ao mau tempo?
5. Como explica o Governo a ausência de resposta das várias instituições doMinistério da Agricultura e Pescas contactadas sobre o assunto?
Palácio de São Bento, sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010
É este o apoio dado pela Câmara de Olhão aos pescadores e à pesca. Comentários para quê?