sexta-feira, 1 de maio de 2009

VIVÓ LUXO!

Mais transparente que Francisco Leal, presidente da Câmara Municipal de Olhão, só o vidro tal o estado mumificante do homem! Está bem que a publicação dos ajustes directos na Base de Dados do governo é obrigatória, mas chega para comprovar a lisura de processos utilizados pela autarquia olhanense.

Imaginem os leitores que o Centro Comunitário do Bairro 28 de Setembro (antigo Bairro Marechal Carmona) a inaugurar durante a campanha eleitoral (de outra forma não faria sentido) ainda não abriu portas e já os blogues précurões começam com a maledicência habitual. A câmara municipal de Olhão pagou a módica quantia de 36.941.10 euros pelos cortinados daquele Centro, isto fazendo fé no Portal do Governo, com duas publicações nos dias 28-01-2009 e 09-02-2009, como tendo adjudicado à Gacélia,Lda o fornecimento e colocação dos ditos cortinados, com duas tranches de 18470.55 euros cada.

Estranhando o facto consultámos uma empresa especializada do ramo que verificando as tabelas deu um orçamento de cerca de 25% do adjudicado. Ou seja, mesmo que hipoteticamente houvesse uma duplicação errada das facturas, o valor de qualquer delas era o dobro do orçamento por nós obtido, apesar do material por nós escolhido ser de qualidade superior.

Mandam as regras, que nos ajustes directos, sejam consultadas pelo menos três empresas, o que pelos vistos não aconteceu com a Câmara Municipal de Olhão; é que no ramo existem poucas empresas na nossa cidade e o nosso interlocutor nunca foi consultado; de igual modo a autarquia deveria dar uma justificação para os procedimentos seguidos coisa que não fez.

É só mais uma deslealdade para com o herario público e uma facadinha no bolso do contribuinte.

Há ganda Chico!

26 comentários:

rc disse...

É um exemplo do perquê que F. Leal não responde aos pedidos de acesso a documentos que o Somos Olhão! tem vindo a fazer.
A transparência em Olhão não mora na Câmara de OLhão.
Os olhanenses não podem deixar isto continuar.
rc

nicolau disse...

ajustes directos 3 empresas ? deixa-me rir!
olhem o transporte de lixo da armona para olhão,e verão de quem são as 3 empresas que concorreram.
olhem quem fez as obras em frente à drogaria do raminhos na 125 e vejam quem ganhou a empreitada de 40 e tal mil euros para alcatroar aquele reduzido espaço. vejam as remodelações dos bairros do fomento e verão que existem orçamentos mais caros que o valor actual da contrução de habitaçãoes económicas!
é fartar vilanagem ele carregam de gastar dinheiro e distribuir pelas amizades e receberem os tais envelopes por baixo da mesa.
viram como o charles smith explicou? tudo em pequenas tranches e em envelopdes de dinheiro liquido.
em olhão andaram na escola do zézito,por isso o cara dura é compadre do gajo da expo,que é um viga,e por isso ele anda sempre agarrado ao socrates.
se um cair o outro vai logo atrás.
continuem com as denuncias as pessoas tem de saber que as engana!

Homem que Guia disse...

é mais um tentáculo do polvo,até nos cortinados,o polvo se aloja.
dizem as más linguas que o leal é um homem honesto,só se for quando não ri.se ele consegue até ir buscar dinheiro aos cortinados, imaginem nas obras de milhões quando não lhe cabe.
por isso ele gosta muito das obras grandes .prqu subterâneo do levante para servir uma superficie comercial e estar às mosacas,biblioteca ,transforma um edificio que era dos pescadores em biblioteca quando seria mais lógico we mais barato fazer um edificio de raiz,e restaurar aquele para servir a classe piscatória ,como centro de acolhimento na velhice aos mais necessitados.
auditório destroi-se um fábrica de conservas,que serviria muito melhor para museu da industria conserveira(o de portimão já tem mais de 300000 visitas),para se consrtruir um auditório ,quando podiam fazer este no antigo cinema teatro em olhão era só restaurar o edificio,pois ali e face á próximidade com o edificio qualificado da recreativa rica aquela zona não pode ser alterada face á lei do património.
mas quanto mais edificios caros s construir mais envelopes haverá para distribuição.
agora vem prometer ETARS de 3ª geração,numa altura em que está a ser apertado por bruxelas, por causa da queixa que o somos olhão fez.
mas alguém acredita neste presidente,que um dia diz uma coisa e no outro nega que disse?
nem os próprios militantes do ps já acreditam nele tem é medo,pois ele tem o apoio do socrates ,que é amigo do compadre.

Anónimo disse...

Pois é, já a uns quantos séculos um ditador romano chamado Julio César disse: «Não quero que me respeitem, quero que me temem!»
Qual será o segredo do Chico cara dura para ser assim tão temido.

Anónimo disse...

Não se especule por valores que estão dentro do plafon dos orçamentos da máquina estatal, pois
isto é normal acontecer.
Já pensaram que todos estes papelitos vão posteriormente para o
Tribunal de Contas, e só daqui a alguns anos de espera se "saberá",
o que está incorrecto.
Isto é prática comum em todos os serviços do estado, é um rigor sem
precedentes.
Não vale a pena preocuparem-se meus
senhores com este tipo de negócio, pois, pensem em pagar os seus impostos a tempo e a horas, para depois, os serviços públicos gastarem sem dó nem piedade, esquecendo-se da miséria do povo.
Os galifões de TODOS OS PARTIDOS, já aprovaram para o dobro, o valor do dinheiro "vivo", "cash", tintol,
para não terem de "justificar" o
injustificavel.
CAMBADA DE GATUNOS, MISERÁVEIS, gozam com tudo e todos.
Esta merda só vai a tiro.

L. Rocha disse...

o segredo é que ele tem uma rede de bufos tão bem montada,que sabe os podres dos outros.
os que se escapam aos podres devem favores na aprovação de projectos,onde não se podia construir,e outros ainda devem o lugar do filho nalgum serviço da CMO passando por cima dos concursos.ou fornecendo a +rova que vão prestar no concurso.
a outros subsidios p+ra compra d embarcações e areia para viveiros.
querem mais ? o poder do chico cara dura é um autêntico polvo gigante.

Anónimo disse...

Resta acrescentar que, há muita cara à "babuja", do sim sim.
Viva a hipocresia;
Viva a merda;
Viva a miséria em Olhão.

Narizinhe disse...

o chico está perdido,um dia diz umas coisas outro dia diz outras.
agora veio afirmar na A.M. que vai fazer ETARS de 3ª geração ,quando ainda há dias dizia que as ETARS estavam em condições.afinal como é que ficamos?o dia 1 de abril já passou ,e não se brinca com as pessoas desta maneira.ou a merda que sai das ETARS, é igual ás promessas que diz em plena A.M.
sim só promessas pois em lado nenhum do Pólis estão previsto essas obras no que toca a olhão no Pólis só fala do passeio ribeirinho.mas que raio de passeio é esse e os outros problemas ambientais da ria no concelho de Ohão?
a não ser que ele tenha participado na acção de limpeza da ria e que com o narigão que tem, não tenha cheirado a merda nos esgotos da Marina e do T

Anónimo disse...

É repugnante a forma e o tipo de argumentos que utiliza de hora-a-hora.
Não há qualquer tipo de vergonha para que se mantenha ainda no poder da câmara.
Este país em que a chulagem veio ao de cima, acentuando a miséria e
denegrindo a cultura os principios
de um povo, que cada dia que passa está mais obtuso.
Tem razão o comentário escrito pelo
"O homem que guia". A passividade das entidades públicas em combater
toda a vadiagem instalada nos cargos públicos.
Isto não tem remédio que cure esta
vírose.
A prática neste país é roubar descaradamente, utilizando-se todos
os meios para se atingir os fins.
Onde está a alternativa ?

Anónimo disse...

o homem que guia sabe muita coisa.ai isso sabe.

Anónimo disse...

Quem diz que há crise em Portugal??
Veja-se o combate que já começou nas eleições que se avizinham com
os ataques de que os partidos estão
a esbanjar muito dinheiro.
Como governar num país de malucos?
Miséria não existe, o que acontece é que a riqueza está mal distribuida.

Anónimo disse...

o bebe também escreve para o blog
Olhao Livre. Buy

Martins disse...

o "orgulho" do presidente levo 5 secas.
mas se o orgulho do presidente tem 20 apartamentos porque não vende os apartamentos para fazer obras no estádio j. arcanjo em vez de ser aCMO a gastar o dinheiro do erário publico que faz mais falta para arranjar as nossas ruas que estão cheias de burracos,para acabar com os esgotos sem tratamento que correm noT na marina na horta da CMO na doca na marina etc,etc,.
A CMO não,nada em dinheiro por isso contraiu um empréstimo nos ultimos meses do ano.e agora vem o cara dura dizer que a CMO vai fazer as obras do j,arcanjo? e os outros clubes do concelho quando se deslocam fora como este fim de semana tem de ser os pais dos atletas a levarem os seus carros pois a CMO não disponibilizou transporte.
tenha tento nas promessas que faz pois normalmente não as cumpre,pois ainda na ultima assembleia municipal prometeu ETARS de 3ª geração quando toda a gente sabe que a ópinião do cara dura é que as ETARS estão a funcionar bem.
vermos quando vai admitir que está a ficar com alzeimer,pois esquecesse do que promete, ou então está a ficar cada vez mais um mentiroso compulsivo.

Anónimo disse...

3 entidades a consultar nos ajustes directos ? Vejam o 18/2008 e não digam asneiras...

Homem que GUIA disse...

então é livre ? pois é assim já se compreende porque se gasta mais de 7000 contos em cortinados.
é fartar vilanagem sãos os velhos é cortinados é 200000 euros numa recuperação de chaminé da fábrica quando deixaram jogar abaixo a chaminé do estádio padinha comn a cegonha a fazer lá ninho.
porra 200000 euros dá 40 000contos é muita massa para um casal de cegonhas.
recuperarama chaminé ?ENTÃO E AS MÁQUINAS DESSA FÁBRICA QUE ERAM PARA O MUSEU? JOGARAM FORA OU VEDERAM PARA SUCATA MENTES BRILHANTES?

paga e cala disse...

olha o ajuste directo prórolinha pró bailinhe da casa do povo,quem dá mais recebe mais é fartar vilanagem.

Anónimo disse...

quando se ataca a enyrega dos cortinados a uma empresa de olhao e do mais vil que existe pois nao se +odia esperar outra coisa deste blogue se nao isso entao as empresas de olhao nao podem ganhar um concurso que e logo falcatua se calhar se fosse essa empresa de que falam e que deve ser de algum amigo do teeramoto ou do coelho ja a coisa era legal vao se fo...

Anónimo disse...

fala se aqui que oleal fala em etars que se entregou cortinados a gacelia no shoping mas deixou se de falar dos projecos que estao aprovados e outros em fase de aprova cao e que dao lucros de milhares de euros a militantes do ps e tambem ao leal e a ditza projectos que estao fora do protal do pdm enfim e so corupcao mas agora parece que ja nao se fala nisso pporque sera ''

LPires disse...

porque não informa esse comentador das irregularidades que sabe?
tem medo?compre um cão,se já tem cão,olhe faça um blog e denuncie aquilo que sabe.eu sou visitante asiduo deste blog e acho que tem feito muito bem o papel de esclarecimento publico das irregularidades que se passa na CMO.e da forma como gastam os dinheiros publicos ou não acha que gastar mais de 35000 euros em cortinados é muito?o facto da empresa ser de olhão não quer dizer,que não tenha havido aproveitamento,se a empresa que o autor do post é de olhão ou não nao sei mas que a diferença é brutal lá isso é.
peço aos autores do olhão livre que não liguem a essas criticas e que continuem com as denuncias pois,é uma forma das pessoas de olhão saberem que elegeram ,e se estõ dispostas a darem o seu voto novamente a quem tão mal tem gerido a CMO a seu belo prazer e favorecendo amigos.

Anónimo disse...

Tem de ser tomada uma atitude urgentemente , estas situações nao podem acontecer , serem denunciadas nos blogs e depois tudo passa , morre na espuma dos dias.Tem de ser pedida uma auditoria as contas da camara , seja na asae na pj no tribunal de contas isto nao pode continuar assim , quando existem fortes indicios de corupção, proponho aqui aos leitores deste blog , que da mesma forma que um grupo de cidadaos se mobilizou e avançou com uma queixa para a união europeia por causa dos esgotos , avancemos com um abaixo assinado a entregar ao tribunal de contas ou a quem de direito para que se avance com uma auditoriaas contas da CMO , ja se fizeram algumas por menos .

Marau

tóino disse...

Abusar, abusar
mas tanto também não,
ca sim não fica nada para para depois das eleições
tóino

Anónimo disse...

Nos proximos dias surgirão mais noticias que envolvem empresas de Olhão,não por haver qualquer má vontade contra os empresários da cidade. A falta de transparência na Administração Publica é que é por demais evidente. Mas o comentador parece ter ficado aborrecido por se falar na empresa que não tanto com o que está em causa. Se houve alguma coisa com aquela empresa a responsabilidade é e será sempre da autarquia na forma como gere os dinheiros publicos. Já agora esclareça-se que não houve concurso mas sim um ajuste directo

Anónimo disse...

Mas quem acredita, nas fiscalizações, inspecções, etc. etc etc, que se fazem neste país aos serviços públicos?
Meus senhores, eu não acredito.
Já repararam que a culpa morre solteira. E quando não tem morte imediata, vai mirrando até diluir-se no tempo (prescrição, falta de provas e mais)
Há inpecções às câmaras e há fiscalização pelo T.Contas, mas é farinha do mesmo saco.
Quem não sabe que nessa câmara tudo
se consegue havendo dinheiro ou recorrendo a determinados gabinetes de projectos.
O sim sim até se dá ao luxo de gozar com o povo de Olhão anunciando que vai construir ETARS de 3ª geração.
Da minha parte o sim sim que vá gozar com os da laia dele.
Em resposta dir-lhe-ei que a falta
de entrada de ar pelas narinas será
o motivo de não lhe cheirar a merda
em Olhão.
Como é que um incompetente se conserva no poder público tantos anos. Com certeza que só num país onde abunda a podridão.
Eu conheço dois.

Anónimo disse...

Os mamões da cidade dos ajustos directos: OCM(irmãos viegas,ex-vereador PSD), LIOL, Gabinete Técnico 3VD (Carlos Manuel, Viegas, PSD), estes os verdadeiros PSD, os liberais puros da ideologia do capitalismo selvagem pois quando é para o lucro puro e duro tudo vale,menos fazer oposição ir a votos, pois os gajos do PS é que são os mamões? abram os olhos e não atirem a tudo o que mexe.

Anónimo disse...

olhe que não olhe que não,falta muitos nomes que nas próxima lista de apoio ao leal logo se saberá quem são.

Anónimo disse...

mossss gabriela tas cheia dele deb............é só putedo