sábado, 28 de agosto de 2010

A Ministra do Ambiente é Mentirosa? Ou não conhece a Poluição da Ria Formosa?

A ministra do Ambiente diz só isso :

Responsabilidade ambiental: Contaminação de solos e descargas ilegais entre situações mais relevantes - Ministério

Extraído de: expresso Agosto 26, 2010

Lisboa, 26 ago (Lusa) - Contaminação de solos, derrames e descargas ilegais são as situações mais relevantes já tratadas no âmbito do regime de responsabilidade ambiental, em vigor desde 2008, disse hoje fonte do Ministério do Ambiente, que pretende reforçar a aplicação das normas legais.

Lisboa, 26 ago (Lusa) - Contaminação de solos, derrames e descargas ilegais são as situações mais relevantes já tratadas no âmbito do regime de responsabilidade ambiental, em vigor desde 2008, disse hoje fonte do Ministério do Ambiente, que pretende reforçar a aplicação das normas legais.

"Os casos mais significativos estão relacionados com contaminação de solos, derrames e descargas ilegais. Por sector, temos o petrolífero, gestão resíduos e uma ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] empresarial", referiu à agência Lusa fonte do Ministério liderado por Dulce Pássaro.

Um comunicado do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território hoje divulgado refere que o regime da responsabilidade ambiental já foi aplicado "em situações de derrames de substâncias perigosas devido ao transporte rodoviário e em situações de contaminação de solos".

Perante estas afirmações da Ministra do Ambiente atrevo-me a questionar a Ministra se ela é mentirosa, ou se desconhece as descargas ilegais de esgotos sem tratamento, que se fazem diariamente na Ria Formosa,nomeadamente emOlhão no Cais T Marina Horta da CMOlhão e muitos mais.

Perante essas afirmações questiono a Ministra do Ambiente para se informar do Veneno que as ETARs de Olhão Poente,descarrega a menos de 50 metros dos viveiros da Ilha da Lebre que estão a funcionar, e a colocar amêijoas no mercado. Pergunto Também à Ministra Lurdes Passaro se sabe que as Aguas do Algarve deixaram de publicar as análises dos efluentes de descarga das ETARs de Olhão Poente e Faro Nascente, depois de na ultima analise em Janeiro terem declarado que as normas europeias de descarga do efluente dessas ETARs não estava a ser cumprido. Depois de Janeiro numca mais as Aguas do Algarve publicaram o resultado mensal das análises, obrigatórias por lei, sendo que em julho e Agosto essas análise tem de ser publicadas quinzenalmente.

Perante tudo isso e agora que a ministra Lurdes Pássaro é mais uma vez avisada pelo Olhão Livre, sobre o estado vergonhoso do Ambiente na Ria Formosa,será que vai ficar tudo na mesma e os responsáveis desta situação:CCDR do Algarve, ICNB, IPIMAR, Capitania do Porto de Olhão,C.M.Olhão, Aguas do Algarve, PNRF, ARH, se vão ficar a rir e gozar das nossas denuncias como até aqui??

Será que a lei não é para se cumprir? E as entidades publicas podem cometer esses crimes ambientais eternamente?

Cá estamos para ver, caso nada se faça, para acabar de vez com essas descargas assassinas, feitas diariamente na Ria Formosa pela CMOlhão e Pelas descargas assassinas dos efluentes das ETARs das Aguas do Algarve na Ria Formosa, então a Ministra do Ambiente será mesmo mentirosa, pois diz uma coisa e faz outra!

3 comentários:

Anónimo disse...

è preciso a MInistra ter lata,para afirmar umas coisas e na Ria Formosa fazer o contário,ou seja olhar para o lado e não fazer nada para acabar com a poluição coloca em risco a biodiversidade.

Floripes disse...

O deputado municipal do B.E. Marcos Quitério vai questionar a A.Municipal de Olhão sobre a poluição na Ria Formosa, e nomeadamente do péssimo funcionamento da ETAR de Poente de Olhão onde desde Janeiro as Aguas do Algarve,admitirma, que o efluente de descarga dessa ETAR,não cumpre as normas da União Europeia,e derivado a isso milhares de toneladas de marisco morreram na Ria Formosa.
Já o vereador do B.E. em Olhão não questiona o presidente sobre esse assunto de extrema importância,para os mariscadores viveiristas e pescadores de Olhão. É bom saber depois quais as desculpas esfarrapadas que irão dar, sabendo-se que não está nada previsto,sobre a construções de novas ETARs pelas Agua do Algarve em substituição dessa ETAR assasina.
Veremos a posição da chamada oposição do PSD ,que mais parece um partido que está a governar o concelho em vez de fazer uma oposição séria.
Esperemos para ver a posição da CDU,para ver se comporta, ou será que a CDU, só se manifesta sobre a poluição na Ria Formosa, em período pré eleitoral.
É bom que de uma vez por todas se acabe com a vergonha que se passa na Ria Formosa em matéria de crimes ambientais,e a oposição pode ter um papel importante nisso se desmascarar todas as situações de descargas ilegais na Ria Formosa e não são poucas a que o olhão livre tem denunciado.

Anónimo disse...

É de fácil entendimento que os
"ministros",que ministram as idéias
do lºministro, só lhes caberá ministrar o que a ministração secundária sugere que a dita politiqueira recentemente ministra
se debruce pela ministração da misteriosa merda que abunda no concelho ministrado por um vendedor
sem preparação profissional.
Degradada ministra que degrada mais
o ambiente que a cerca.
JMateus