quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FUSETA, QUE SORTE A DO LEAL E DA BARRA?

Aquilo que a presidente da ARH veio dizer no dia em que foi à Fuseta não passam de balelas para quem ainda acredita no Pai Natal. O Olhão Livre já tinha previsto o que veio a acontecer e os pescadores da Fuseta também o sabiam e como, muito bem, dizem aquilo não só se pode transformar num cemitério de pescadores e de barcos.

Depois, ela e o seu inefável amigo Leal vieram com a treta de que o POLIS vai gastar mais uns euritos na requalificação da zona ribeirinha da Fuseta. É um rebuçado para atenuar a indignação, a revolta que os pescadores da Fuseta fazem sentir. 135.000 euros? Para requalificar o quê? Apoios de pesca? Apoios de praia? Parque de estacionamento? Com as espertezas do Leal e da Valentina os pescadores bem se podem preparar para ainda ficarem piores.
Entretanto a barra vai ficando cada vez pior. Que o digam os pescadores. Este fim de semana as coisas pioraram siginificativamente. Andam a malbaratar o dinheiro dos contribuintes para fazerem um cemitério dentro de água. No dia em que acontecer um desastre, toda a populção da Fuseta deve pedir ao Leal e ao P"S". É que a promessa da barra já vem dos tempos de Mário Soares...

16 comentários:

Anónimo disse...

o presidente da CMolhão e a Valentina Calixto que se preaprem para o caso de acontec um naufr´gio naquele cemitério para as consequências.
o Francisco Leal bem pode já ir pensando em mudar de sitio parta viver,a valentina mora o Ludo sitio que fica bem longe da fuzeta e onde ninguém pode construir nada ele conseguiu construir lá uma mansão guardada por cães assassinos.
que de uma só vez mataram mais de 50 ovelhas.
pode ser que em vez de ovelhas os pescadores da fuzeta vaem à casa dela pedir explicações.

Anónimo disse...

A valentina e o leal, agora são culpados do mau tempo que destruío a barra da fuzeta?eu acho que devem pedir explicaç~es ao mário soares,ele é que prometeu fazer uma barra na fuzeta e depois fúgio com o cu á seringa.

ol disse...

Pois é, o que aconteceu foi que o mau tempo abriu uma barra o ano passado mas porque a mesma podia pôr em causa uns prédios que o Leal autorizou, havia que reverter a situação e tiveram a idéia genial de fechar a barra que a natureza abriu para abrir uma nova a 300m daquela. Nestas andanças gastaram um milhão de euros, que não era deles mas sim dos contribuintes, quando toda a gente e inclusivé técnicos da ARH já previam o que agora está a acontecer. São culpados, pois

Anónimo disse...

mas quem foi que disse que a barra podia fazer mal a esses prédios é mesmo ignorante,ou fez de proposito,para mudar a barra, pois as barras sempre que abrem fazem cabeços de areia em frente da sua abertura, e aliás já existiam cabeços em frnete à barra que abriu. o que a valentina queria era a praia em frente à fuzeta para poderem vender bem os prédios que estão construidos dentro do DHM e que qa a valentina como presidente da ARH autorizou..

Edital da Barra da Fuzeta disse...

se alguém morrer nessa barra a responsabilidade é do Polis ria formosa? pois o edital diz que a responsabilidade da abertura da barra é do polis ria formosa ,mas também diz que não está balizada.
então e segurança dos pescadores? na fuzeta estão inscritas 90 embarcações de pesca profissional não terão essas embarcações direito à segurança aos tristas razões que a valentina calixto invocou, para fechar a barra que a natureza abriu e o polis fechou?
serão os pescadores que pagam impostos e licenças de pesca, cidadãos de 2ª e os turistas cidqadãos de 1ª?
se morrer alguém nmaquela barra é a valentina e o francisco leal os responsaveis pois são ele que mandam no polis.

Curioso disse...

aterrar a barra da fuzeta ?mas o IPTM,sabe o que diz? aterragem, fazemos aviões e não as embarcações.
as embarcações entram e saem nas embocadura da barras.não será assim, ou estarei enganado?

Zé do Mar disse...

Em minha opinião, a solução está em retirar toda aquela Duna, e pô-la em cima da praia dos tesos, acaba-se de vez com esses problemas
que todos os anos surgem mal chega o inverno os pescadores já têm um porto seguro, onde agora se tomam os barcos para a ilha, acaba-se de vez com esse monstruoso gastador de dinheiro, que são as dragajens atrás de dragajens, sem nunca se ver o fim. Se no processo alguns prédios tiverem que desaparecer, que seja! pois as pessoas deveriam ser sensatas, e não vir construir em locais de risco, a beira mar, deveria ser um local publico comunitário de lazer, e nunca o recreio de uns quantos magnatas excêntricos, e prepotentes.

ol disse...

Já era de esperar a reacção dos pescadores...
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1725079&seccao=Sul

Tó rico disse...

e esta heim?ainda não tem uma semana de aberta e ja tá assim.
Depois de ter sido aberta ao tráfego marítimo, na sexta-feira, com pompa e circunstância pela Sociedade Polis Ria Formosa, que garantiu a navegabilidade em segurança, apesar dos protestos dos pescadores, que manifestaram opinião contrária, insurgindo-se contra a obra na qual foi investido quase um milhão de euros, a nova barra da Fuzeta, no concelho de Olhão, acabou por ser encerrada, ontem, devido ao assoreamento como consequência do mau tempo.

To Rico disse...

Já o vosso blog tinha anuciado que a barra ia dar barraca,mas agora os pescadores confirmam.
"O mau tempo nos últimos dias veio dar-nos razão ainda mais cedo do que esperávamos. A nova barra coloca em risco a nossa actividade. Agora, para pescarmos vamos ver o que conseguimos fazer ao tentar sair para o mar através daquele buraco que abriram ao meio da ilha da Fuzeta, que não tem condições de segurança. Para fazerem o que fizeram, mais valia não terem feito nada. Os técnicos sabem mas é do ponto de vista deles, apenas do papel. Querem que a gente vá acreditando, mas de promessas estamos fartos", disse ao DN José Romeira, tripulante da embarcação Bela Princesa, receando a ocorrência de mais acidentes mortais naquela zona, como se verificou há anos. No porto da Fuzeta estão registadas cerca de 70 embarcações de pesca, que se dedicam sobretudo à captura de polvo e marisco.

Anónimo disse...

o mar enrola na areia
bate na areia e desliza
porque se sente feliz.
já nós em crianças ouvíamos essa cantiga será que a valentina numca a ouviu?
o Mar sente-se feliz a bater na areia,e não vai descansar enquanto não abrir novamente a barra no sitio que a valentina teimou em fechar.

Anónimo disse...

foi por causa destas afirmações antes do mar abrir a barra que a valentina fechou a pedido desse leal, a valentina fechou a barra que a natureza abriucom medo que o mar fosse bater nos prédios que o leal autorizou que se constrisse a menos de 20 metros do preia mar essas é que podiam correr perigo não a fuzeta que sempre assistiu a avendavais. leiam esse emplastro a dizer babaoseiras.
"O presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, defende uma operação de "dragagens de emergência" para travar (ou adiar) a abertura de uma barra na ilha da Fuzeta. "Estou seriamente preocupado com a hipótese de ruptura do cordão dunar", declarou. Se esse cenário se verificar, "a zona ribeirinha da Fuzeta ficaria inundada, colocando em perigo pessoas e bens", frisa. No século passado, a abertura e fecho de barras fazia parte do ecossistema, só que a carga habitacional sobre as dunas não se fazia sentir. "A praia da Fuzeta está a ficar muito estreita, e mesmo que o mar nos próximos dias venha a repor alguma areia, não chega para compensar o que levou", observa aquele autarca. Das cerca de 40 casas que ainda estão de pé, uma dezena poderão cair já na próxima segunda-feira, altura em que se prevê um agravamento do estado do tempo."
pois é o mar abriu mesmo a barra mas a amiga do leal valentina calixto foi logo a correr contratar uma chupadora espanhola a vigo para fechar a barra. e abrir outra .
resultado o mar não gostou e a valentina já não sabe o que fazer depois da fantochada da inauguração da barra,será que não tem mais nada para fazer senão inaugurar barras era melhor que limpasse os ribeiros pois são competência da arh e há 3 anos que não os limpa.

Anónimo disse...

No fim de toda esta barraca que se chama barra da Valentina versus leal,com reforços do cordão dunar,dragagens,algumas obras pra acalmar o zé povinho e mais dragagens que não se sabe quando acabam,mais o que os pescadores perdem de ganhar,quanto custa estas asneiras de tecnocratas maritimos,aos cofres publicos ?
Quanto irá custar contrariar a natureza no seu melhor ?E o melhor ainda não veio.
Marés-Vivas-Fuseta

Anónimo disse...

Não há oposição em Olhão de categoria e credivel,capaz de responsabilizar os autores por estas asneiras,não se vê um unico movimento de contestação.Estão como peixe na água da Fuseta.

Anónimo disse...

chupona é o que é a valentina pois já deu a mamar a duas chuponas espanholas, agora vem outra.
é sempre a chupar a chupar ,que ela gosta que chupem, seja o leal seja os espanhóis. hã ganda chupona me saiste.

ol disse...

http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=46086&tnid=3

Já era de esperar que o lacaio do Leal na Junta de Freguesia se colocasse ao lado seu dono. Se a barra não é segura para os pescadores ainda o será menos para as embarcações de recreio, gente menos experimentada nas lides do mar. A barra, tal como está, não serve a uns e outros. À populãção da Fuseta só lhes resta lutar por melhores condições de trabalho e não irem a reboque das falsas promessas do Leal, da Valentina e do Bernardino...