quarta-feira, 22 de junho de 2011

A aposta no Mar de Cavaco é.......despedir 380 operários nos Estaleiros Navais de Viana?

ESTALEIROS DE VIANA

Insultos e vidros partidos à porta da administração

por LusaHoje

Centenas de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) concentraram-se hoje à porta do edifício da administração para entregar uma moção contra a dispensa de 380 funcionários, acção que culminou com insultos e vidros partidos.

O relato foi feito à Agência Lusa por vários trabalhadores dos mais de 650 que se reuniram em plenário geral para aprovar, entre outras medidas, uma manifestação pública para a próxima quarta-feira, 29 de Junho.

À porta do edifício da administração, onde o acesso a pessoas externas à empresa está vedado, para onde os trabalhadores se deslocaram no final do plenário, depois das 16:00, geraram-se os primeiros momentos de tensão, enquanto elementos da Comissão de Trabalhadores (CT) procediam, já no interior, à entrega do documento.

"Alguém da administração fechou a porta e isso, como os ânimos estão muito exaltados, precipitou uma reacção intempestiva de alguns trabalhadores, que forçaram a entrada", explicou à Lusa um dos funcionários da empresa.

Durante este momento, e numa altura em que já se ouviam vários insultos à administração, um grupo de trabalhadores acabou por partir o vidro de uma das portas de acesso ao edifício da administração.

Contactada pela Agência Lusa, fonte da CT confirmou o incidente, sublinhando que "foi rapidamente sanado".

"Compreende-se este estado de espírito, são pessoas que tinham a sua vida organizada e que de um momento para o outro já não sabem o que será o futuro. Há muita tensão na empresa, depois da forma como é feito um anúncio destes", acrescentou a fonte.

No plenário desta quarta-feira, o mais concorrido dos 67 anos dos ENVC, mais de 650 trabalhadores aprovaram, com apenas uma abstenção, uma moção em que contestam a dispensa anunciada de 380 dos 720 funcionários.

A mesma moção, entregue à administração da empresa, define o próximo dia 29 de Junho como de protesto público, entre as 10:00 e as 12:00, envolvendo funcionários, antigos funcionários e população vianense.

Entretanto, fonte da Administração revelou hoje que só em 2010 o accionista Estado foi obrigado a injectar 26 milhões de euros na empresa, apenas para pagar salários.


Pode ver aqui

Nota do Olhão Livre:Agora é moda falar na aposta no mar, mas enquanto isso a 1º coisa que fazem dessa aposta é tentar despedir380 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Os Trabalhadores só podem lutar, e ser solidários para impedir este violento despedimento, e outros que se irão seguir.

Sem comentários: