quinta-feira, 18 de agosto de 2016

OLHÃO: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO OU FRAUDE POLITICA?

O presidente da câmara chamou os jornalistas, durante o Festival de Marisco, para lhes dar conta da implementação de um Orçamento Participativo, que não passa de uma autentica fraude politica, mesmo que seja afecta uma verba maior que a de qualquer outro executivo algarvio. Se nos outros concelhos, as pessoas aceitam tal oportunidade com uma "dádiva", é lá com elas, mas para nós a manobra deve ser denunciada.
Na verdade a dotação para este Orçamento não vai além dos 2% do Orçamento camarário, o que é manifestamente pouco. Basta vermos que a distribuição pelas cinco freguesias não dará para grandes coisas. É que se compararmos as verbas disponibilizadas com a que foi atribuída à urbanização Quinta das Âncoras verificamos que não dá nem de longe nem de perto aquele tipo de obras.
Por outro lado, o regulamento restringe logo à partida áreas de intervenção, talvez das mais prioritárias, como a rede de distribuição de agua e saneamento.
Mas tem algum mérito, as palavras do presidente, e que poderão ser lidas em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/1952-municipio-anuncia-orcamento-participativo-com-valores-recorde-no-algarve, já que reconhece, nunca antes o Povo ter sido chamado a pronunciar-se, participar na vida do concelho. Sem querer a boca fugiu-lhe para a verdade, revelando o défice democrático reinante durante esta longa noite de quarenta anos de gestão socialista, apoiada por social-democratas. Mas como especialistas que todos eles são, não recebem lições de "democracia".
Recordaria ao medíocre presidente que me 2005 foi avançada um coisa chamada de Agenda 21 Local, onde algumas associações tiveram oportunidade de se pronunciar sobre as grandes prioridades do concelho, mas porque não coincidiam com as dos autarcas, logo foi rasgada.
E essa sim, seria uma modalidade a implementar, colocar o Povo do concelho a pronunciar-se sobre as grandes prioridades que afectam as suas zonas, para depois o executivo camarário as incluir nas grandes opções e plano. Claro que essa sugestão é contrária à forma de pensar dos nossos "queridos" autarcas, cujo entendimento que têm da democracia, é a de que ela se esgota no acto de votar, momento a partir do qual, os sabões têm o poder absoluto.
O momento escolhido para lançar este orçamento "participativo" também não surge por acaso, já que estamos a um ano das eleições autárquicas, e o envolvimento dos participantes, nos moldes em que se propõe, é de forma a criar mais um sindicato de voto, ou não estivessem presentes em missão de aconselhamento os técnico, de confiança, da câmara.
O concelho de Olhão está de tal forma que parece fazer parte de um daqueles Países fustigados pelas guerras, com ruas e estradas cheias de crateras, com ligações ditas "clandestinas" mas autorizadas por técnicos da autarquia, fossas em zonas residenciais urbanas e por aí fora, mas essa estão fora das cogitações. Que resta? Talvez mais umas estátuas a homenagear o gajo que vai mijar ao canto dos correios, ou mais um jardim para depois abandonar, como é costume.
Já utilizar as aguas que todos os dias retiram as bombas do Parque do Levante para manter o tanque do Jardim Patrão Joaquim Lopes limpo e operacional, é mentira.
Do mal o menos, dirão alguns, esquecendo estarmos perante maus uma manobra de um safado em presidente.
ACORDEM!



3 comentários:

Anónimo disse...

Nós povo de Olhão estamos habituados ao longo destes últimos anos a viver dentro de
uma caixa de cartão. De vez em quando abrem um pouco da caixa para podermos ver o sol
e dão-nos umas novidades perdidas no tempo e que nós julgamos muito atualizadas.Em
São Brás de Alportel já se fazia algo semelhante, mas lá deu resultado porque os
habitantes não estavam em caixas fechadas.

Anónimo disse...

A culpa do concelho de Olhao ser governado da maneira que e' nao pode ser so culpa do lixo que ocupa os cargos publicos. Tem que ser culpa de quem por exemplo daqui a um ano mais coisa menos coisa, num domingo, vai levantar o cu do sofa em frente a televisao e vai ao local de voto desenhar um Xis em frente a um nome e simbolo de um partido que nomeia um desses montes de lixo para no fundo serem, por mais 4 anos, os donos disto tudo.

A culpa e' do povo.

A frase nao devia ser revoltem-se porra!

Um cao faminto tambem se revolta e ladra e as vezes ate morde porque quer a forca toda comer.

A frase devia ser: Usem o cerebro porra!

Anónimo disse...

Usem os neurónios inteligentes, aqueles que criam e impõem respeito e dignidade, porra!Tanta rebeldia à ditadura "fascista", tanta subserviência numa democracia mafiosa, porquê?.De 4 em 4 anos a MAFIA " vira as caras e faz o mesmo". Até quando, porra!