quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Olhão ficou mais pobre com derrocada de edificio secular, na Zona Histórica de Olhão!


Olhão hoje acordou mais pobre do ponto de vista cultural e urbanístico, com a derrocada de um edifício com mais de um século situado na Zona Histórica de Olhão.
 A derrocada desse edifício secular,  aconteceu às 12.15 da noite, derrocada essa que há muito se esperava, o dito edifício, situava-se no gaveto da Rua 18 de Junho em Olhão, com a Travessa 18 de Junho.que pode ver neste video de Carlos Almeida colocado no Youtube
Tal derrocada na Zona Histórica, há anos que era mais que prevista,  pois já várias vezes os Bombeiros Municipais tinham lá colocado báias, sempre que caiam cantarias de decoração desse edifício secular e do outro adjacente.
Há pouco mais de um mês tinham caído cantarias de outro edifício desse  quarteirão, que a frente da fachada  fica na Av. da Republica Nº13.

Em 1º Lugar porque não estava classificado por parte da CMOlhão, esse quarteirão de edifícios situados na Zona Histórica de Olhão?
Será que todo esse quarteirão situado no inicio da Rua 18 de Junho até à Travessa 18 de Junho, não deviam estar classificados, no mínimo de Interesse Municipal?
Porque será que esse quarteirão de edifícios situados na Zona Histórica de Olhão, praticamente todos da mesma época, não  foram dignos de atenção para merecerem a atenção da CMOlhão de modo  a serem classificados no mínimo como património Municipal?
Se esse edifício  tivesse classificado de certeza não chegaria ao estado a que chegou.
A derrocada desse edifício,  não causou vitimas, devido à vizinhança ter alertado os Bombeiros, que o prédio em causa estava a abrir rachas e que estavam a cair pedras na Rua 18 de Junho, Bombeiros esses que prontamente se deslocaram ao local e isolaram a Zona, evitando assim danos nas pessoas e trânsito automóvel.
De referir que essa queda, afectou o edifício  do outro lado da Travessa 18 de Junho edifício esse Arte Deco segundo especialistas em arquitectura, de ressalvar que esses edifício está a ser restaurado pelo dono, o que é de louvar, e que à sua custa lá vai preservando um património valioso que pertence a todos os olhanenses, que é o que atrai turistas a Olhão, e a CMOlhão já devia ter procedido à sua classificação.

Sabemos segundo declarações do presidente da CMOlhão, hoje no Canal Televisivo Correio de Manhã,onde disse que  a autarquia, tinha tomado as devidas providências ao aumentar o IMI em 300% por o prédio estar devoluto.
Mas é aumentando o IMI em 300% que se protege o nosso valiosíssimo Património na Zona Histórica de Olhão?
Que raio de politica de protecção é essa?
Será que no Plano de Protecção da Zona Histórica de Olhão,  não devia haver uma lei, que devia visar e responsabilizar os proprietários por situações intencionais ou de abandono do edificado, com vista à obtenção de ordens de demolição, para depois o presidente da CMOlhão aprovar por despacho próprio e não publicado, aprovar a construção de  um novo mamaracho em betão, desenhado e arquitectado pelos amigos do regime em Olhão, alguns deles que são ao mesmo tempo donos de imobiliárias e gabinetes de engenharia e arquitectura ao mesmo tempo?Certos donos de imobiliárias chegam ao desplante de vender edifícios em risco de ruir mas já com garantias do seu projecto, ser aprovado pela CMOlhão para reabilitação, reabilitação essa que é  quase sempre... demolir e acrescentar mais uns pisos.

Será que vamos em breve ver todo esse quarteirão entre a Avenida da Republica a a Travessa 18 de Junho, que mostramos na foto,  demolido e a seguir vamos assistir à construção de um novo um mamaracho de betão de 8 pisos, igual ao Mamaracho que é o Edifício Al Hain aprovado por um ex. presidente da CMOlhão, eleito pelo PS em Olhão e que em conluio com os vereadores do PSD, consentiu que se edificasse esse monstro em betão numa das avenidas mais lindas do Algarve.
Esse presidente da CMOlhão, dizia abertamente em publico, que não era necessário a CMOlhão fazer leis de protecção de Património, pois Olhão não tinha Património!

A queda desse edifício por sua vez é um maná para certos donos de imobiliárias sem escrúpulos, que assim irão assistir, a uma corrida dos donos de prédios não classificados e em risco de ruir, para vender às imobiliárias, tão valioso edificado, que sem protecção,  ao cair nas mão de construtores  sem escrúpulos, logo os demolirão, para dar lugar a mais e mais mamarachos, como o Hal-Hain e os prédios pegados a esse mamaracho, até à Igreja, onde era a antiga casa do Padre no Jardim Drº João Lúcio.
O presidente da CMOlhão que tanto fala em atrair turistas sabe que o que a maior parte dos turistas que procuram Olhão é precisamente para poder ver e retratar esses edifícios seculares únicos no Mundo?
Saberá que como presidente da CMOlhão, e eleito pelos olhanenses, devia ter o dever de  zelar pelo  legado histórico deixado pelos nossos antepassados?
Será que pensa que os turistas depois de arrasados esse valiosos património  de correr com as pessoas da Zona Histórica,os turistas vem a Olhão para verem turistas a observar turistas??





3 comentários:

Anónimo disse...

pena esse belo prédio ser demolido.
é mesmo verdade?
porque não obriga o presidente da autarquia a recuperação desse belo edficio?
são edifícios desses que atraem turistas a Olhão. e não a vergonha doprédio em betão. que está ao lado desse prédio.

Anónimo disse...

A camara devia era puder ficar com as casas das pessoas que nao cuidam delas. E depois leiloava ou recupera e vendia. Quem deixa chegar a casas e predios ao estado que muitos estao devia sera ser multado. Nao tem possibilidade de cuidar doa a uma instituicao ou vende a preco simbolico, nao é como acontece que querem vender ruinas a precos altos e depois acontecem derrocadas e ate a saude publica fica em causa. Nao podem cuidar passam a alguem.

JM disse...

O Presidenre obriga como?
Isto não é a união soviética, não se obriga as pessoas a nada :)