sexta-feira, 15 de novembro de 2019

RIA FORMOSA: QUEM BENEFICIA E QUEM SE PREJUDICA COM OS SANTUARIOS?

Daqui a três dias, Olhão recebe a visita do ministro do mar para assistir ao filme sobre o cavalo marinho a passar no auditório municipal pelas 17:30 do dia 18, tal como fizemos referência ontem.
Há de facto muita gente a bater palmas pela criação dos santuários do cavalo marinho, uma forma de os proteger, mas há muita coisa que não é explicada e que deveria ser do conhecimento publico.
De entre as coisas que devem ser esclarecidas, e que já o deviam ter feito previamente, uma delas prende-se com a localização e extensão dos santuários. É que segundo nos indicaram os dois santuários da Ria Formosa vão ocupar uma área de 400.000 m2. Ora isto divido por dois dá cerca de 200.000 m2, o que dito desta maneira não dá a dimensão real. Na verdade, 200.000 m2 é qualquer coisa como vinte campos de futebol, uma área apreciável.
Um dos santuários vai localizar-se no canal da Culatra para a Armona. Certamente que o santuário abrangerá as zonas mais profundas, onde predominava o habitat do dito peixe, a "seba". Mas se olharmos bem para aquele canal, pela dimensão que tem, nada nos espantaria que o mesmo viesse a ter quase um quilometro de comprimento por duzentos metros de largura.
 Dado que as restrições impostas implicam a proibição de qualquer actividade humana, seja a pesca, a navegação ou outras, parece-nos que quem mais sai prejudicado com esta criação, serão os pescadores da Culatra.
Em contrapartida, os chamados cientistas, receberam já alguns subsídios para fazer a investigação e propor a criação dos santuários, pelo que desde logo foram os primeiros beneficiados.
Curiosamente, foi o próprio ministro que veio pronunciar-se pela sustentabilidade dos ecossistemas e do impacto que poderiam ter no sector turístico.
Dito de outro modo, o Poder político continua a apostar quase em exclusivo na exploração turística, sendo que a criação dos santuários, depois de repovoados artificialmente, passem a ser objecto de exploração turística, um belo cartaz!
Mas em que situação ficam as pessoas que vivem da Ria?
Antes de avançarem para a criação de algo que impõe restrições, deveriam ter procedido a uma audição publica, com a apresentação de plantas de delimitação das áreas a restringir para que as pessoas antes de baterem as palmas, soubessem com o que iam contar no futuro.
E porque os tão prestimosos cientistas, são os mesmos que defendem a erva infestante, invasora e exótica, a caulerpa, que não serve de abrigo a qualquer espécie, e que vai ocupando o espaço da seba que servia de abrigo não só ao cavalo marinho mas a muitas outras espécies que viam na Ria Formosa a sua maternidade onde abrigavam dos predadores as suas crias.
Aos poucos, vão acabando com as actividades tradicionais da Ria, vencendo pelo cansaço quem dela vive, para mais tarde no seu lugar introduzir o turismo.
Por enquanto está tudo muito calado, mas vamos ver como reagirão com surgirem os editais da capitania! Preparem-se que o que aí vem não é nada de bom!  

5 comentários:

Anónimo disse...

Dia 18? Isto é para quê? Para desmobilizar? Não é dia 18, mas sim dia 23, e não é às 17,30, mas sim às 16,30.

Anónimo disse...

Vocês vão ver que a montanha vai parir um rato e nada do que dizem corresponde a verdade.

Atento disse...

Falam muito no Cavalo Marinho mas nada dizem sobre a alga assassina que está a destruir as verdadeiras florestas marinhas na Ria Formosa.

Anónimo disse...

Mas alguem temduvidas quem quem tutela a ria é o ministério do turismo? Exemplo se manda remover plasticos dos viveiros alegando poluicao mas se financia sacos de plastico preto para ostra(o plastico preto como o dos sacos baldes etc.. E o pior plastico ) se poibem barcis de navegar nos regatos mas turismo pode. Se proibe encostar a terra mas turistas podem. Os turistas podem tudo ate andar em plena reserva com barco com dj e milhares de watts a tocar

Anónimo disse...

Atencao que a data foi alterada mais um vez. E nao duvido que o ministro no proprio dia nao venha alegando motivosvde agenda. Agora é dia 23 as 16:30 la estaremos em defesa da ria