quinta-feira, 28 de abril de 2022

OLHÃO: QUE FUTURO DA BELA OLHÃO?


 Em meados de Outubro de 2020, a câmara municipal de Olhão, fez publicar o edital do qual se reproduz a primeira pagina, para o processo de alienação das antigas instalações da Bela Olhão através de uma hasta publica.
Já se passaram mais de ano e meio e ninguem sabe qual o resultado daquela hasta pouco publica sendo certo que a autarquia continua na posse do espaço, pelo que se depreende que a hasta tenha ficado deserta.
Só depois disso é que foi aprovado o Plano de Pormenor Este de Olhão, ou seja o da Bela Olhão que é disso que se trata, o que pode ser confirmado no link http://mapas.cm-olhao.pt/geoportal//webforms/legendas/Aviso%201789_2021.PDF. Na prática o PP EESTE cinge-se ao espaço da Bela Olhão, embora apresente uma area muito maior e que abrange a Associação 11 de Março e envolvente, uma forma airosa de disfarçar o que para ali se preparou.
Uma densidade muito elevada, para contemplar um Hotel e mais uma catrafada de fogos habitacionais. Tal volumetria obviamente visava proporcionar um volume de negócio bem elevado para quem adquirisse o espaço mas também para encher os cofres da autarquia.
Infelizmente não se vê qualquer espirito critico quanto aos procedimentos dos eleitos locais nesta forma de negociar, com o presidente a anunciar previamente que iria conseguir mais valias assombrosas, razão que o levava a alterar o uso do solo, como se a autarquia fosse uma agência imobiliaria, interessada na compra e venda de solos para a especulação imobiliaria.
O que é curioso é constatar que tanto tempo depois ninguem questiona sobre o resultado da hasta publica e, onde, quando e como ou se haverá novo procedimento.
Já sabemos que toda aquela zona é para fins turisticos. Será que estão a aguardar os desenvolvimentos do espelho de agua do porto de pesca para ser entregue à Marina, por forma a que os potenciais interessados vejam algum futuro turistico naquilo? Ao que parece, para os nossos autarcas, existe uma incompatibilidade entre a actividade piscatória e o turismo, pelo que é previsivel que o lado poente do porto de pesca mude de mãos e actividade.
Quem questiona o nosso amigo Pina acerca do negocio da Bela Olhão?
.Certo é que nem o quartel dos bombeiros, nem as oficinas da câmara e da Ambiolhão mudam, embora sejam promessas eleitorais com barba branca. Até quando?



1 comentário:

Atento disse...

quando é que o presidente da CMOlhão e os vereadores e o cão de fila do presidente que atacou àmachadinha uma pessoa ,deixam de usar os carros da autarquia para seu belo prazer e uso pessoal?