domingo, 24 de abril de 2022

OLHÃO: SERÁ DESTA?

 

Francisco Leal já deixou a presidência da câmara municipal de Olhão há cerca de nove anos, mas antes de ir embora já havia delineado uma rotunda para o cruzamento das Rua 18 de Junho com a Avenida D. João VI (ex,- Nacional 125). Para decorar e dar visibilidade a essa rotunda até se propunha colocar três anforas com alguma dimensão.
Passam os anos e mudam-se as vontades e a rotunda fica sujeita às oscilações das oportunidades ou interesses.
Apesar de prevista no Plano Director Municipal, a Variante Norte à Nacional 125, a autarquia nunca pensou em fazê-la, permitindo por isso a edificabilidade na faixa de protecção do traçado apesar de ser considerada zona non edificandi.
Até que em 2008 se prevê a chamada Requalificação da Nacional 125 em toda a extensão do Algarve e volta a pensar-se na Variante, a qual implicaria a destruição de unidades de produção agricola activas mas nunca em demolir o que erradamente a autarquia havia aprovado.
Com direito a tenda, em vesperas de mais um acto eleitoral autarquico, se desloca ao Algarve, e neste caso a Olhão, o então ministro do planeamento, o qual anuncia para breve o inicio das obras da construção da Variante. Decorria o ano de 2017!
Depois disso voltou a falar-se na Rotunda, ainda que o presidente da câmara tenha anunciado a aprovação e o inicio das obras (mais uma vez) para breve.
Surge agora um novo edital, datado de Março deste ano, a manifestar a intenção de expropriação dos terrenos necessários para a construção da Rotunda. Mais uma repetição, o que pode ser confirmado pelo conteudo do próprio edital.
De há muito que se diz que a substituição dos semaforos daquele cruzamento por uma rotunda contribuiria para a fluidez do trânsito no acesso à cidade. Mas com esta opção, e porque vista como integrando a Requalificação da Nacional 125, fica-nos a sensação de que a anunciada Variante vai ser jogada no artigo cesto dos papeis, ou seja não é para fazer.
Cabe ao presidente esclarecer se vamos ter ou não a Variante, porque a mentira tem perna curta!

1 comentário:

Rui Simeão disse...

Alguém sabe quem foi o constrUtor, ou pato bravo OPORTUNISTA sabido EM FAMILIA??? e com as costas bem quardadas que const, ruiu nesses terrenos que seriam para a variante???? e ao que se consta o dono do terreno ao lado pretendeu fazer o mesmo e o terreno É ??? agrícola??? mas por interesses em negócios pessoais coma camara não agiu???? SERÁ VERDADE???? INVESTIGUEM BEM QUEM FOI O EMPREENDEDOR E QUE NÃO CONSEGUIU NUM TERRENO MESMO AO LADO???? JÁ DEVE ESTAR TUDO PRESCRITO, MAS ERA BOM SABER ....