quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

S.O.S. RIA FORMOSA! MORREM TONELADAS DE OSTRAS EXÓTICAS E DE AMÊIJOAS MAS ESTÁ TUDO CALADO!

  Há meses que estão a morrer toneladas de ostras exóticas e de amêijoas nos viveiros da Ria Formosa em Olhão mas está tudo em silêncio, porquê?
Há anos atrás, assim que havia uma mortandade de amêijoas logo alguns viveiristas, apareciam a dar azo da sua revolta perante a mortandade dos bivalves, porque será que agora estão calados,e alguns quando falam dizem que as toneladas de ostras exótica e de amêijoas boas  estão a morrer por falta de agua doce nas agua da Ria Formosa(vá lá que as alterações climáticas tem as costas largas).
Por sua vez os cientistas quando aparecem a falar sobre a morte das ostras exóticas, e das amêijoas na Ria Formosa, dizem que são as escorrências das Ribeiras que trazem a poluição da agricultura.
 
O que é certo é que parece que a morte das ostras exóticas e das amêijoas boas, nos viveiros da Ria Formosa,  se tornou um negócio para os maiores produtores de ostras exóticas  e de amêijoas.
Curioso é que aqueles que há décadas lutavam contra a poluição da Ria Formosa, devido ao mau funcionamento das ETARS assassinas e das descargas dos esgotos tóxicos  diretos para a Ria Formosa  em Olhão se calaram-se. Será devido aos subsídios da mortandade?Pois já receberam do Mar 2020.Será que agora se preparam-se para receber mais umas bateladas de dinheiro doutro programa da União Europeia.
O que fazem às toneladas de cascas de ostras exóticas que morrem nos viveiros?E qual a verdadeira  a causa da mortandade,quando se sabe que há anos em França as ostras morreram quase todas devido a um vírus e por isso os franceses se viraram para as aguas da Ria Formosa.

O que se sabe é que as Aguas do Algarve não publicam as análises das descargas das ETARs na Ria Formosa no tempo que a lei manda, e que os esgotos assassinos continuam a ser descarregados diretamente nas aguas super protegidas da Ria Formosa, sem qualquer tratamento,na zona Ribeirinha de Olhão como mostra esta foto do esgoto do Cais T.e que a brigada de ambiente da GNR pode confirmar pois já foi várias vezes ao local e constatou essas descarga assassinas.
 
 

 
 Toda essa Zona de Producção de Bivalves foi designada pela DGRM como Olhão 3,e abrange cerca de 160 viveiros de amêijoas numa Zona que vai dos Estaleiros Navais de Olhão até à Ribeira de Belamandil, onde desde 2019 ,é proibido pela DGRM, apanhar amêijoas ostras berbigões langueirões e mexilhões tal é o estado vergonhoso a que chegou devido à poluição dos esgotos, que o presidente da CMOlhão, insiste em envenenar as aguas da Ria Formosa.
 
Pelo jeito o crime compensa, e nada como ser o estado a subsidiar a morte das amêijoas  e das ostras exóticas provenientes das maternidades francesas, para calar a revolta dos crimes ambientais que todas as autoridades fecham os olhos.
 
Até quando é que as pessoas que dependem de uma agua sem estar poluída na Ria Formosa vão estar calados?
 
Até quando as autoridades vão estar caladas e vão continuar a ser coniventes com os crimes ambientais e de saúde publica cometidos diariamente nas aguas da Ria Formosa?
 
Uma coisa é certa a Ria Formosa cada vez está mais poluída mas quase toda a gente a vende como a 7ª Maravilha da Natureza,para encher as algibeiras!

1 comentário:

Bill disse...

Just read your blog for the first time, very interesting!
I have visited the Algarve many times and am extremely upset by the news of the pollution going into the Ria Formosa. I will be in Olhao in a week for month and I was looking into trying to set up an aquaculture business rearing clams. Your news does not sound good for my business plans.
Why are the government not stepping in to stop the pollution!!
All residents of Olhao and all of the Algarve should be outraged! This is not good for the fishermen nor will it be for those who depend on tourism because if the waters are polluted tourism will die because no one wants to swim in a sewer!
Raise up Algarvian's make your voices heard!!