sábado, 5 de abril de 2008

POLIS, novamente

Há factos que são indesmentíveis e contra factos não há argumentos. O POLIS da Ria Formosa prevê "obras" no montante de 87.000.000 de euros, dos quais 3.500.000 são para a Parque Expo gerir as mesmas. Embora o POLIS traga benefícios para a frente ribeirinha, também vamos ter espinhos e um deles começa logo pela Parque Expo. Faz sentido que seja uma entidade extra aos concelhos que abrangem a Ria Formaosa vir tomar conta das obras? Toda a gente está recordada do enorme "buracão" que foram as contas da Expo 98 e todos nós sabemos que esses três milhões e meio vem mesmo à medida para reduzir os encargos com os chorudos ordenadões dos administradores da Parque Expo.


Acreditando nos benefícios que o POLIS possa trazer à frente ribeirinha, é ou não verdade que cerca de uma quarta parte das verbas do POLIS estão destinadas às demolições? É! Então, à partida sabemos que ao aceitar o POLIS, estamos irremediavelmente a aceitar que deitem as casas (nas ilhas) abaixo. Sob protesto ou não, esta é uma realidade à qual não podemos fugir. E, é precisamente por isso que nos temos pronunciado em tom critíco em relação ao POLIS.


Mas, atenção! Olhão não se resume à freguesia de Olhão, à frente ribeirinha de Olhão. Então, "cadê" a Fuzeta? Não faz parte do concelho de Olhão?


Muito se tem falado do efeito pernicioso das construções em cima das dunas, principalemente os defensores dos ninhos de pardalitos, das minhocas, dos caracóis, etc, mas esquecem-se de lutar pela preservação das praias. Não somos pelas construções, mas também não somos pelas demolições. Por outro lado bem gostávamos que o Instituto de Conservação da Natureza e o Parque Natural da Ria Formosa tivessem tomado medidas atempadas para que não tivesse acontecido na ilha frente a Cacela Velha o que se vê na péssima fotografia mas que há falta melhor aqui vai. O mar cortou a ilha e agora é só "chorões" por tudo quanto é sitío.

5 comentários:

Anónimo disse...

destes 3500ooode euros ,quem se irá abotoar,com uma parte significativa ,será concerteza alguns dos boys for de jobs e outros.cá estaremos para ver.os nomes destes terão de vir ao de cima.ou será que também na parque expo irão haver beneméritos?

Anónimo disse...

falando do Polis como,se deixa construir,a menos de 50 metros da preia mar mais viva?onde na fuzeta.quem está a construir junto á ria?quando há anos chumbavam todos os projectos. Tia Anica

Anónimo disse...

não conheço o polis de olhão ,pois está no segredo dos deuses.conheço o de faro, pois foi bastante divulgado, e discutido.não se compreende como duas autarquias, com a mesma cor politica tomam atitudes tão diferentes.a pergunta que eu gostaria de ver respondida era esta:vai haver dinheiro do polis para acabar com a POLUIÇÂO NA RIA FORMOSA?não será este probolema mais grave, que as casas em cima das ilhas?Eu pessoalmente não acredito que vão demolir a casa do SR.PINA e de outra altas individualidades .irão demolir sim as do cidadão comum se este não se organizar,e não se dividir como já andam a fazer dizendo que vão umas e não vão outras.como sempre a mesma táctica:dividir para reinar,veremos. Menino dos Olhos Grandes

Anónimo disse...

a confirmar-se a notícia aqui :http://diario.iol.pt/ambiente/algarve-ciencia-ambiente-ameijoas/937468-4070.html nem todo o dinheiro da POLIs dá para tratar dos esgotos

ol disse...

Pois, uma ETAR em condições tem custos elevados e aquilo que a autarquia fez, mais não é que atirar poeira para os olhos de todos. De qualquer das formas, não seria só Olhão que teria de rever a sua politica de tratamento de esgotos; Faro, o aeroporto, etc, etc.
E, como ficam os ameijoeiros? Sim, porque o artigo citado vai inevitavelmente mexer com os interesses de todos os que vivem da Ria Formosa.