quinta-feira, 10 de abril de 2008

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


Nunca é demais voltar à carga com este tema. Os casos vão-se sucedendo, uns atrás dos outros. Parece que em relação aos professores se registou uma acalmia. Parece que os jovens acabaram por perceber que não seria nada de bom manterem a sua atitude. E os pais? Já terão compreendido isso? Parece que alguns, ainda não. Parece que só quando as coisas se agravarem, quando alguns pagarem bem caro e que sejam realmente notícia nos meios de comunicação social, é que perceberão que tem de mudar.


O Procurador Geral da República tinha as suas razões para fazer as afirmações que fez e aquela das armas calou mesmo a ministra. Mas não foi o suficiente. É preciso que venham mais notícias dessas na comunicação social para que as coisas mudem.


No mesmo dia em que nas televisões tivemos oportunidade de ver uma jovem, norte-americana, ser selvaticamente agredida por oito colegas (dois rapazes e seis raparigas) em Portugal também cinco jovens (raparigas) agrediam uma colega em Matosinhos. O caricato da situação, apesar dos relatórios médicos e das fotos dos hematomas, o conselho executivo da escola considerou que não era necessário ter ido ao hospital. Então e como é que os pais da jovem agredida apresentavam queixa? Sem quaisquer provas? A snrª Ministra é que não quer que estes problemas transpirem para o conhecimento público, mas quanto mais denúncias mais célere será a solução, sob pena de as escolas se transformarem num caos caso não se encontre rapidamente uma solução.


Aquilo que a snrª ministra considerava um caso pontual está transformado em caso cada vez mais comum e próprio do dia a dia das escolas.






2 comentários:

Anónimo disse...

POis é!!
Para que conste: o mesmo aluno (de 6 anos) cuja mãe agrediu as duas professoras na Escola do Futebol, mandou na 3ª feira para o hospital uma aluna de 7 anos, e a seguir, enquanto esta era imobilizada pelo INEM ou Bombeiros (não sei bem), agrediu duas colegas violentamente na casa-de-banho.

Anónimo disse...

mais um caso em Olhão.este na escola Alberto Iria(ao pé da cadeia).Na hora do almoço dentro do refeitório um aluno do 8º ano foi agredido ,á tacada por um colega que lhe acertou com duas azeitonas numa vista.Esse mesmo aluno teve de ser operado com urgência em Lisboa.agoro digo eu se em vez de 2 azeitonas fossem duas pedras em que estado estaria este jovem.É preciso que o conselho municipal de educação,tome medidas e não esteja há espera que algo de mais grave aconteça.Já agora quando foi a ultima reunião deste Orgão municipal para a educação?onde está o livro de actas das ultimas reuniões? Será que ainda existe por lei é obrigado a existir! quem responde? Ou serão boatos todos os casos ,já aqui relatados por este blog.Por mim que sou pai, e estou preocupado em educar os meus filhos,Também ao mesmo tempo temo pela segurança deles ,pois não andam em nehum colégio privado,com o estado a pagar. Menino dos Olhos Grandes .