quinta-feira, 15 de maio de 2008

20 de Maio, Dia Europeu dos Mares!

Vai ser celebrado, pela União Europeia, pela primeira vez, o Dia Europeu dos Mares no dia 20 de Maio, data da chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498.
Até ao dia 20 vou deixar algumas questões sobre as pescas e o meio ambiente marinho, que gostava que fossem debatidos pelos leitores deste blog, pois penso que são temas de bastante interesse para as nossas comunidades de pescadores, mariscadores e viveiristas bem como de todos os habitantes deste espaço que é o Parque Natural da Ria Formosa, que faz parte da Rede Natura 2000 da Convenção RAMSAR e zona de protecção integral de aves.

Começo por uma questão, que talvez a maior parte das pessoas desconheça mas que muito nos toca.
Na pesca do cerco que é efectuada pelas traineiras e pequenas cercadouras conhecidas em Olhão por rapas, foi decidido há anos pela U.E. uma paragem semanal para a preservação desta espécie e o dia dessa paragem à 2ª feira. Ora, se é para a preservação de uma espécie, em vez de uma paragem semanal, não devia de haver uma paragem biológica, que coincidisse com a altura da reprodução da sardinha, que é de Outubro a Dezembro (paragem essa que havia no antigo regime e deixou de haver, após o 25 de Abril)?
Será esta paragem semanal correcta, do ponto de vista biológico e cientifico?
O que dizem acerca deste tema os investigadores que estão no IPIMAR?
Quanto a mim, quem beneficia com a paragem semanal é o estado Português, pois assim, não havendo uma paragem biológica o estado não tem de pagar aos armadores e pescadores um subsídio por essa paragem, conforme mandam as regras da U.E.
Quem perde? Perdem os armadores, pescadores e todos nós, porque não existe um defeso eficaz, que permita a reposição natural do peixe apanhado e vamos tendo menos sardinhas no mar!

Sem comentários: