segunda-feira, 5 de maio de 2008

Portugal na cauda da Europa em DEMOCRACIA!

Conforme estudo feito pelos amiguinhos ingleses, Portugal encontra-se nos últimos lugares em termos de democracia!
Em nada este estudo me espanta, basta ver, quando há eleições, que quem monopoliza as noticias são sempre os mesmos partidos, são eles que monopolizam os orgãos de imprensa, antes e depois das campanhas eleitorais. Os pequenos partidos não têm direito ao mesmo tempo de antena, nem a aparecer nos telejornais como os partidos que têm alternado o poder desde o 25 de Abril.
No nosso concelho, a democracia segue os exemplos das chefias e a oposição não existe (veja-se o recente caso do Polis que foi aprovado por unanimidade). Quando a sociedade civil tenta, através de algumas associações, fazer um trabalho para que Olhão saia do marasmo em que se encontra, (caso dos projectos elaborados pela APOS de recuperação da Barreta e da ida do Caíque ao Brasil, ambas mortas pela veração da CMO e em especial pelo seu presidente Francisco Leal) as suas propostas são de imediato abafadas e boicotadas pelo poder local.
À recuperação da Barreta, zona de arquitectura tradicional, que faz parte da nossa cultura local, com características muito próprias e que devia ser valorizada contrapõem-se hoteis de luxo, de arquitectura duvidosa (que não tem nada a ver com as características cubistas de que tanto se fala) e construidos em cima de uma lixeira (o que causou logo alterações nos projectos).
No caso da viagem do Caíque, Francisco Leal disse que queria ficar na história por ser o presidente desse evento, ele ficará na história, por ter morto o projecto da APOS e ter impedido que o Caìque fosse ao Brasil comemorar os 200 anos da Restauração.
A democracia que existe, por enquanto, é a existência de partidos políticos (até ver), a liberdade de imprensa (mas com o controlo dos grandes grupos da comunicação social), a liberdade de o simples cidadão se poder reunir e manifestar publicamente (mas as coisa estão-se a complicar, veja-se o recente caso das policias nos sindicatos dos professores).

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=330700

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, antes de mais gostava de dar os meus parabéns ao blog, pois é muito interessante.

Olhão está destinado a não sair do marasmo em que se encontra, pois é muito difícil fazer alguma coisa em Olhão, porque quem “Manda”, está bem e não lhe interessa sair.

Não se está a fazer nada para mudar o futuro de Olhão, nem para mudar o futuro das famílias mais pobres.

Apenas se está a transformar mais rico quem já é rico e tem os conhecimentos necessários.

Por exemplo as bolsas de estudo, já viram quem foram os seleccionados… será que não existem famílias com mais dificuldades?

http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/CEDBFC20-9419-4977-9D00-69786E489A69/0/EDITALCM142008.pdf

Anónimo disse...

Por falar em bolsas de estudo,despertou-me a atenção ao ver um dia na praça do peixe uma informação escondida atrás de outras informações,e que esteve lá poucos dias. Estranhei o facto e quando me aconselharam a ver a quem tinham atribuido as ditas bolsas ,voltei ao local mas a informação já não estava.
Não sei aquem foram atribuidas pois já tentei ir a um site da CMO mas não consigo lá entrar,não sei se é probolema do meu computador se é intencional.
De toda a maneira era bom que quem soubesse algumas injustiças ,aproveitá-se este blog para se fazer uma denuncia publica,as injustiças não devem continuar as bolsas devem ser atribuidas a quem realmente tem falta e não por CUNHAS partidárias.
Menino dos Olhos Grandes