terça-feira, 19 de agosto de 2008

FUSETA: O fermento da corrupção

No passado dia 14 querendo perceber o que se passava com a construção do condomínio fechado, em fase de acabamento, e situado entre a ultima rua do Bairro dos Pescadores na Fuseta e traseiras para a Ria, constatei não existir qualquer placa identificadora da obra. Parecendo questão de somenos é desde logo indiciadora da falta de fiscalização e de que algo não estaria em conformidade. Contornando o estaleiro verifica-se que a parede do quintal dista menos de 10 metros da linha de água da maior maré viva e os edifícios distarão cerca de 20 metros. Percebe-se pois o que se pretende esconder já que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira determina que as margens de águas do mar devem ser iguais ou superiores a 50 metros o que não acontece.Logo aquela construção entra em conflito com o dito Plano, e promotor imobiliatio vê aumentados os seus proveitos em dois milhões e meio de euros.
Ora é na politica de solos, na alteração dos Planos, no licenciamento e na falta de fiscalização que fermenta a corrupção. A interpretação abusiva dos Planos permite uma maior taxa de edificabilidade o que serve os interesses e a ganância dos especuladores,enquanto que aos proprietários das terras não lhes é proporcionada informação suficiente para ajuizar do real valor dos seus terrenos. O licenciamento é neste contexto peça fundamental. O trafico de influências, o jogo de interesses, o acesso fácil aos corredores do poder de decisão é meio caminho andado para a aprovação de projectos que ao comum dos cidadãos é negado. A fiscalização é utilizada regra geral contra os pequenos para reprimir a construção de um muro ou um simples reboco, enquanto aos grandes e poderosos se fecham os olhos.
É neste tipo de politica que parece navegar o leal Presidente da Câmara de Olhão e o seu séquito. Afinal que os faz correr na defesa de interesses alheios e contra os seus proprios eleitores?
A debilidade da Oposição é confrangedora para não dizer inexistente. Aparece em vésperas de eleições como salvadores do sistema, enquanto nos intervalos não fazem uma única denuncia mais parecendo partilhar da gamela do poder. è tempo de mudar, fazendo sentir que esta forma de poder velha e corrupta se está a esgotar.
Mais uma situação a desenvolver em:

(http://somosolhao.blogs.sapo.pt/)

2 comentários:

Zé de Fare disse...

Podias ter tirado umas fotos. Assim a vergonha seria maior!

Zé de Fare disse...

Já que não publicam os comentários que estão na caixa pelo menos não ponham erros nos posts que escrevem...

É «FER(M)ENTO» e não «FER(N)ENTO» !