terça-feira, 3 de março de 2009

Mercados de Olhão em Risco de Fechar?

"Peixe-galo com excrementos de pardal, guarnecido com penas e palhas do ninho da mesma ave. Também aqui a autarquia, ou quem é responsável pelos mercados de Olhão, dá mais uma vez azo à imaginação. Estava aqui há dias um comerciante a queixar-se, que a sua banca de venda todos os dias antes de lá colocar o peixe, se encontra coberta de excrementos e penas de pardal, que grassam nos telhados dos mercados de Olhão e palhas dos seus ninhos. Depois de limpar e colocar o peixe na banca, rapidamente o peixe fica novamente coberto desses lixos. O dito vendedor já reclamou várias vezes mas até aqui o problema continua. Questionava-se ele se não será um caso de saúde pública. Será que o problema da saúde pública é só para os particulares? Será que as Câmaras e empresas municipais podem transgredir a lei à vontade sem a actuação da ASAE? Que maneira de governar os destinos dos munícipes! Li há dias no bate estacas a proposta de incluir nas comemorações dos 200 anos da revolta olhanense contra os franceses, um passeio ribeirinho que passasse pelos cinco focos de poluição já aqui divulgados (Sobreviver2). Dou desde já o meu aval à ideia do bate estacas e já agora pode-se incluir este novo prato da gastronomia olhanense. Compreende-se que com tanto trabalho para aprovar à pressa o Programa POLIS da Ria Formosa e o novo PDM para a zona de Marim, não tenham tempo para questões “secundárias”."
Escrevi este artigo o ano passado no dia 3 de Março. Passado 1 ano tudo continua na mesma!
Mas hoje é mais grave e os comerciantes de carne do mercado da verdura estão a pensar chamar
a ASAE, por causa dos mesmos pardais, pois os escrementos e penas e restos dos ninhos todos os dias estão a cair em cima dos seus estabelecimentos, pondo em risco a saúde publica.
O mesmo se passa em relação ao plano de higiene HACCP, que não é cumprindo pelos mercados de Olhão.
Os comerciantes estão com receio que a ASAE faça uma visita surpresa aos mercado de Olhão, e que mande encerrar os estabelecimentos, por incumprimento dessas normas de higiene!
Alertei a CMO o ano passado, através da noticia acima publicada. Como é normal, a vereação da CMO fez ouvidos de mercador! E nada fez para alterar a situação.
Quem é o vereador responsavél pelo mercado de Olhão?Não sabe desta situação?
O presidente da CMO é leitor habitual deste blog, aconselho-o a pedir opinião ao seu adovogado, para, no caso dos estabelecimentos comerciais serem encerrados pela ASAE, saber as indemenizações que vai ter de pagar aos comerciantes.
Entretanto li no Forum Olhão um artigo, onde se fala que num possível encerramento,dos mercados de Olhão! Não fará este desleixo parte do plano de encerramento dos mercados?
será que, a ser verdade, a população de Olhão não irá fazer nada contra isso?
ver também http://forumolhao.org/index.php?topic=33.msg794#new

13 comentários:

Anónimo disse...

é lamentavél o estado a que chegaram as praças de olhão de verão tem de andar a regar,os telhados por causa do calor de inverno e quando chove tem de andar de capa para não se molharem .e foi gastos tantos milhões nessa obra onde a empresa que a estava a fiscalizar
os pardais fazem ninho onde lhes deixam e se houver sitio para eles fazerem ninhos eles fazem agora eu gostava era de ver um estabelecimento comercial qualquer com esse problema para ver o que a ASAE fazia?
o Mário gonlaves não tem tempo para se coçar quanto mais para dar conta dos problemas das praças. há comerciantes que à que anos não pagam rendas.de quem é aculpa ? há estabelecimentos comeciais que tem as portas a abrir para dentro quandoa lei obriga aa que todas as portas abram para fora.
o veterenário da praça fecha os olhos a determinados vendedores que poem peixe nas bancas que não estão em condições, assim como deixa vender peixe de aquicultura como se fosse selvagem.
os fiscais das praças vão-se reformando e par o seu lugar não entra nenhum,quando dantes tinham 4 fiscais agora tem 1.
pelo que li no forum olhão a praça é para fechar,e os olhanenese como bons carneirinhos que são nada vão fazer.
e nas próximas eleições vão votar todos na rosa.

Anónimo disse...

se é verdade o que está no forum olhão,que é um forum que em 3 meses já tem mais de 100 ooo visitas ,o chico está arrumado pois aquele forum é o sitio na net mais visitado pelas pessoas de olhão.
mas já era tempo de não ser só o olhão livre e o somos olhão a denunciar o que está mal em olhão.
as pessoas vão tomando consciência e mais dia menos dia o ps perde as eleições em olhão pois com dirigentes como estes que nada dizem sobre o que se passa em olhão ,o ps tem os dias contados.
força olhão livre não se deixem presionar pelas forças que tem destruido olhão,desde a arquitectura, aos costumes e tradições.
acabaram com tudo :destruiram a feira de olhão que era uma das maiores do algarve,aacabaram como o S.João,que a seguir ao Porto era o melhor do paìs,acabaram com o carnaval de olhão(podem ver imagens do carnaval de 1977 no forum olhão) argumentando que era um carnaval selvagem.
querem agora acabar com as praças?
vai mas é para Tavira que é a tua terra,cara dura dum raio.

Anónimo disse...

passado 1 ano e nada fizeram?
cambada de imcopetentes!
eles estão-se nas tintas para os comerciantes das praças.eles querem é fechar as praças para as pessoas serem obrigadas a irem para o ria shoping.
então nem sequer cumprem as normas de higiene que obrigam todos os comerciantes de productos alimentares e estabelcimentos de restauração a cumprir?
só podem esta a gozar com os comerciantes.
quando els forem ás praças distribuir canetas e sacos de plástico nas próximas eleições deem-lhes mas é umas tacadas de tomate podre.
o chico mais o fininho dos mercados já estão ricos esqueceram-se dos pobres.

Anónimo disse...

o chico quer fechar as prças para obrigar os olhanenses a irem enfiarem-se no centro comercial que vai abrir.pois ele sabe que as pessoas de olhão gostam de fazer as compras na praça de olhão e a administraçaõ do ria shoping não gosta muito disso.
as praças não é para ir abaixo mas para transformarem aquilo em galerias de arte ,e de diversão nocturna.
claro que vocês fazem bem em denunciar estas situações,pois a CMO como proprietário das praças tem obrigações a cumprir e uma delas é implementar o controlo da higiéne pois nõ pode haver merda penas e restos de ninhos de pardais a cair em cima das toldas,dos mercados sejam eles do peixe ou da fruta ou mesmo dos talhos.
os comerciantes tem de se juntar e exigirem ao pouca roupa que a CMO faça as obras que tem obrigação de fazer.

João Pereira disse...

façam umas fotos do mercado e de tudo que é simbolo de Olhão,pois o narigudo com a imaginação que anda não vai deixar nada de histórico de pé.Já agora gostaria de vos convidar a visitarem o meu blog.Muito obrigado por me deixarem comentar aqui.

Anónimo disse...

Pinóquio bem vindo aos blogs de Olhão.Pode comentar à vontade neste blog,pois é por isso que se chama Olhão livre.

Anónimo disse...

o presidente não vai jogar as praças abaixo vai é fazer com que a ASAE chegue um dia ás praças peça o plano dos HACCP e quando nimguém os apresentar a ASAE só tem uma coisa a fazer fechar,todos os estabelecimentos que os não tenham.
é essa a táctica do chico para se ver livre e encerrar os mercados.

Anónimo disse...

Eu não percebo, e até me estou a rir..fui ao blog do Pinóquio, só tem 1 foto com a legenda errada e o blog foi feito hoje as 15h59,para quê que nos manda lá?não percebo..

Anónimo disse...

porque os pinóquios são mesmo assim.veja o que sócrates prometeu acerca de arranjar 150000empregos ,não só não os arranjou como brevemente teremos 500000 desempregados.
o verdadeiro pinóquio de olhão prometeu que a ria ia ficar limpa e na realidade está mais limpa basta ir ao T e ver a verdade do pinóquio olhanese prometeu uma biblioteca e até a inaugurou mas coitadinha da biblioteca continua sem livros.prometeuque olhão ia ser uma cidade 5 estrelas e olhão é neste momento o concelho do algarve com maior percentagem de desempregados.
prometeu papel higiénico para as escolas mas os professores do ensino básico no inicio do ano tem
de pedir dinheiro aos pais para que os alunos tenham esse papel e o ~utro para tirar fotocópis e productos de limpenza.
esse pinóquio do blog é como todos os pinóquios,Mentiroso.

Anónimo disse...

se for verdade o que vem no forum olhão,e se os olhanenses deixarem fazer o que esse membro do forum diz é um autêntico atentado aos verdadeiros olhanenses.
sejam eles pescadores ou doutores.
um resort nos hangares para servirem os turistas e correrem com os filhos de olhão das ilhas dos hangares e farol? tenham mas é vergonha as casas dos naturais fazem mal ao ambiente, mas os hotieis turistas já não fazem mal?
o campo de golfe em marim também não faz mal à biodiversidade?
o campo de golfe mais o hotel com 900 camas mais as 20 vivendas no circuito de manutenção etc etc,
o chico cara dura quer é destruir olhão e ficar podre de rico.

Anónimo disse...

a maioria dos olhanenses são como aqueles moços do pó tão agarrados os favores do ps e do leal,oq ue existe em olhão já não é um polvo é sim uma alforreca.
pois a alforeca tem mnais tentáculos que o polvo.
e nas próximas eleições o cara dura vai ganhar outra vez com campanhas de papel ou de outra coisa qualquer.

Anónimo disse...

Uma boa que está a aconteceu nas praças em olhão.
aferiçao de balanças ,a CMO acabou com o serviço de aferiçao de balanças ,depois de anos a fazer esse serviço.
menos dois funcionários pois é tempo de contenção(para fazer cartazes de 1500 euros cada não é),mas a população de olhão deixou de ter um serviço publico que benefeciava a populção de todo o concelho ,pois no concelho há milhares de balanças para serem aferidas.
bom mas nós já nos habituamos a que aCMO não pense próppriamentos nos munícepes.
o caricato vem agora os técnico da empresa que faz as aferições de balanças vieram aferir as balanças em dezembro do ano passado.tudo bem pois a lei para os pobres diz que as balanças tem de estar aferidas(como diz que as praças de olhão há muito que devia de ter implememtado os HACCP e continua a não ter), mas a lei tanbém diz que a aferição é válida por um ano!
ora na 3ª feira apareceram 2 trabalhadores da empresa de aferição a dizer que tinham ordens dos chefes para virem aferir novamente as balanças que tinham aferido em dezembro,pois na programação da empresa era assim que devia de ser.caso contrário arriscavam-se a quando viesse a ASAE não teremas balanças aferidas!
parece anedota mas não é perguntem a qualquer vendedor de peixe com banca nas praças em olhão para vereficarem a realidade.
quanto pior estão os pequenos comerciantes, maior é o garrote que lhe poêm ao pescoço.
O que diz a isso o administrador da empresa publica Mercados de Olhão,srº Mário gonçalves ? concerteza que nada, pois o ordenado que nós contribuintes pagamos, está na sua conta ao dia
20 de cada mês.com todos estes caso não me admiro nada que a intenção do presidente da CMO seja mesmo deixar a praça de Olhão chegar a um desleixo tão grande que um dia a ASAE chega por ali adentro e fecha mesmo as praças por imcumprimento dos HACCP e da merda dos pardais em cima do peixe da carne e da fruta.

Anónimo disse...

os mercados de olhão refeletem politica dita socialista da CMO.
Quem é o actual administrador dos Mercados de Olhão?
Mário Gonçalves,que é ao mesnmo tempo vereador atempo inteiro do actual executivo camarário.
O srº Mário Gonçalvel ao que dizem está a exercer o cargo de BORLA.
Estranho um socialista dos tempos que correm exercer um cargo de BORLA.
O mais estranho é que Mário gonçalves era o anterior administrador da empresa municipal Mercados de Olhão cargo esse que foi admitido semconcurso publico.
Ordenado do administrador dos Mercados de Olhão 2000 euros mensais.
Agora já se compreeendo a razão porque Mário Gonçalves acumula, o cargo de administrador de BORLA. Simplesmente para quando sair do executivo camarário,ter o tacho dele reservado.
Deve ser por esse motivo que parte dos estabelecimentos comerciais tem as rendas em atraso(existem casos de anos em atraso)também se compreende porque oãs normas de higiéne HACCP ainda não estão implementadas.,e porque continuam os pardais a cagarem em cima do peixe da fruta e da carne .
e a ASAE não actua.se fosse umcomerciante que andasse a vender medronhosem ser falsificado ou chouriça casira ,já lhe tinham fechado a porta.