domingo, 8 de março de 2009

A Minha Homenagem a Todas as Mulheres Trabalhadoras!

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher e quero com este pequeno artigo expressar a minha homenagem a todas as mulheres trabalhadoras!
O dia 8 de Março de 1857 foi o dia em que mais de uma centena de operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, morreram na sua luta pela redução do horário de trabalho de 16 h para 10 h diárias e por um salário igual, uma vez que fazendo o mesmo trabalho ganhavam menos de um terço do salário dos homens. Nessa data deflagrou um incêndio nas instalações dessa fábrica originando a morte dessas mulheres em luta.
Quero alertar para o facto de, a nossa sociedade consumista de hoje, querer transformar o significado deste dia de luta das mulheres pelos seus direitos e por uma sociedades mais igual e melhor para todos. As comemorações a que assitimos pretendem fazer esquecer que, ainda hoje, as mulheres são descriminadas e que elas têm, sem dúvida, uma palavra a dizer na luta contra a crise que se vive. Certamente que muitos das celebrações que se fazem hoje não têm nada a ver com o significado deste dia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já dizia que o olhão livre deixava passar esta data e nada dizia sobre ela!