sábado, 18 de junho de 2011

Descarga de esgotos tóxicos na" Marina" de Olhão. Porque não cumprem a Lei?

Com a posse de um novo governo, em que a ministra que tutela o ambiente é Assunção Cristas, o nosso blog inicia uma série de denúncias sobre esgotos tóxicos que envenenam a Ria Formosa, que o ano passado foi eleita uma das 7ª Maravilhas da Natureza, mas que tão mal tratada tem sido por Francisco Leal, o ainda presidente da CMOlhão desde há 18 anos.

O nosso blog, desde o seu início, tem feito uma série de acusações ao presidente da CMO, Francisco Leal considerando-o um criminoso, pois que não cumpre a lei e permite descargas diárias de esgotos tóxicos sem tratamento para a Ria Formosa. Francisco Leal tem feito orelhas moucas e em vez de tentar resolver os problemas só os tem agudizado.

As imagens que publicamos foram-nos enviadas, por um cidadão revoltado com os esgotos que correm directos para o porto de recreio de Olhão (também conhecido como Marina de Olhão), sem qualquer tipo de tratamento. De realçar que essa descarga é feita mesmo em frente ao tão propalado Real Marina Hotel, área da ZPE da Ria Formosa onde é proibido por lei haver descargas de esgotos.
A ARH tem como função fiscalizar, todos esses focos de poluição na Ria Formosa, mas ao que parece a sua presidente Valentina Calixto, olha para o lado e faz que não sabe. O mesmo acontece com outras entidades responsáveis pela fiscalização como a CCDR e ICNB, o CEPNA da GNR e o Capitão de Porto de Olhão que fecham os olhos e não cumprem o seu dever, protegendo ao mesmo tempo os responsáveis.

Até aqui F.Leal se não foi julgado, foi porque teve a protecção de Sócrates e dos vários ministros do Ambiente para ocultar esses crimes, pois está previsto na lei que poluir espaços protegidos, como é o caso da Ria Formosa, é matéria mais que suficiente para ser condenado. Com a tomada de posse da nova ministra, aqui fica mais uma vez a denúncia deste crime ambiental para ver se tenta resolver o problema da POLUIÇÃO, que tem contribuído para o desaparecimento da biodiversidade e afectado economicamente os viveiristas, mariscadores e pescadores, que dependem das águas da Ria Formosa para subsistir com dignidade e desafogo financeiro, coisa que não acontece há muito.
De realçar que o IPTM, por lei, é obrigado a fazer as análises das águas do porto de recreio, que nasceu num espaço protegido como é a Ria Formosa, mas como é normal neste Portugal, sem rei nem roque, a lei existe, mas as entidades responsáveis não a cumprem. Até quando, perguntamos nós, neste espaço da blogosfera, que se preocupa com o ambiente e com as pessoas.

7 comentários:

Dylan disse...

De facto, esta situação é uma vergonha para o turismo algarvio. Nunca pensei...

Anónimo disse...

Este blog, continua a fazer montagens da merda que é produzida
neste concelho.

Querem iludir as pessoas com factos
que sendo reais, não fazem mal ao ambiente, isto porque se trata de produto que serve ded alimentação para as espécies marinhas existentes no concelho.

Estou crente que, com os ventos que se aproximam para os lados do Palácio Branco, nomeadamente nortadas fortes, fará com que desapareça parte do problema. O restanta será resolvido com a intervenção direta do futuro chefe,
de cariz forte e seguro, com sangue na gelra, mas sem aspirações a pavão.
Embora já se conhecendo algumas carateristicas, nomeadamente no tocante ao "vou ver o problema e depois em seu tempo dou uma resposta", a qual nunca surgiu e ainda se espera uma resposta.
Tem um bom mestre.

JMateus

Anónimo disse...

E aparece o presidente da CMO com ar sorridente a publicitar as águas cristalinas da Ria Formosa? E as "pradarias" da senhora Valentina para dar pastagem a quê? Alguém está a fazer de Portugal um ninho de cucos.

Lilis disse...

que horror!

José Carlos Cunha disse...

A Ria Formosa é um paraíso que acolhe milhares de espécies da fauna e flora. Nos últimos anos, a ria tem sido alvo de um verdadeiro crime ambiental.
Ainda bem que o vosso blog existe para que cada um de nós possa denunciar estas situações. Bem haja.
José Carlos Cunha

Anónimo disse...

A Ria Formosa é um paraíso que acolhe milhares de espécies da fauna e flora. Nos últimos anos tem sido alvo de crimes ambientais pondo em causa os ecossistemas e a vida das pessoas.
Cabe a cada um de nós denunciar estas situações que ocorrem no nosso concelho.
Parabéns pelo vosso blog.
José Carlos Cunha

Anónimo disse...

esse senhor fala que os esgotos toxicos servem de alimento para as especies , nao faço ideia onde esse senhor estudou para tirar essas conclusões vergonhosas . tenha vergonha , temos q preservar a nossa ria .

com os melhores cumprimentos Bm C.