sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Acabou a interdição da Pesca da Conquilha no Sotavento do Algarve.

Finalmente acabou a interdição da captura da pesca da conquilhas pelos profissionais,como se pode ler aqui, os turistas que nunca deixaram de apanhar as conquilhas proibidas, poderão continuar a apanhá-las.
Não sabemos se o nosso artigo teve algum efeito nessa medida, no entanto informamos os leitores do Olhão Livre, que comunicamos o facto à Ministra Assunçao Cristas, sobre a constatação do facto dos profissionais estarem a ser multados em 400€ , pelo facto de estarem a trabalhar sem licença o( na praia da marina), onde era permitido apanhar conquilhas,e os turistas nuca terem parado de apanhar conquilhas na Ilha da Fuzeta no Farol no Barril e em todas as ilhas do Sotavento do Algarve.
O que sabemos é que a partir de amanhã todos podem apanhar conquilhas, o que no nosso entender está mal, pois os turistas, não tem nada de apanhar as conquilhas, num parque natural como é a Ria Formosa, conquilhas essas, que garantem o sustento e o ganha pão dos profissionais dessa pesca, na Andaluzia já é assim, só os profissionais e os habitantes doParque Nacional de Doñana , é que podem apanhar conquilhas, com medida, pois aos turistas está proibido a sua apanha

6 comentários:

Anónimo disse...

Continuam ignorantes,será que apanhar meia duzia de bivalves é o mesmo que apanhar arrobas?O profissional desta área ao contrariar ordens superiores põe em causa a saude publica.Neves

Alexandre Simões disse...

Concordo plenamente, devia de ser como em Espanha. Tenho a agradecer aos vossos tópicos sobre o assunto, é sempre bom ver alguém a defender o sector das pescas, sim porque a nossa associação (Olhãopesca) pouco ou nada faz sobre este assunto, sim porque em Espanha a conquilha é colocada em lota para ser comprada directamente pelos compradores, aqui temos de levar para os armazéns, esses mesmos vendem aos espanhóis que levam tudo a um preço mais elevado do que nós vendemos a eles (armazéns) isso no espaço de minutos ou segundos, tem dias que até nós próprios metemos o marisco nas carrinhas dos espanhóis, é chegar pesar e abalar, e os donos dos armazéns tem mais lucro do que nós que levamos horas a trabalhar, onde se podia vender directamente aos espanhóis, é a associação que temos, é a politica que temos, é o país que temos. Enfim!!!! Depois dizem que o sector da pesca esta sem jovens, os poucos que existem se calhar são os que ainda trabalham com amor a camisola, eu sou um deles.
Abraço

Anónimo disse...

Má atão, vocês na dezerem que a DSP só foi de ferias entre Tavira e Vila Real e Olhão e Faro, ma que continua entre Olhão E Tavira. Será do quê? Da merda das Etars? Esta agora tá boa. Só há toxinas entre Olhão e Tavira.
Ou isto tem a ver com o facto da maioria do pssoal da conquilha ser de Olhão?

Anónimo disse...

Alexandre a solução é criar associações que não se deixem comprar.

Piri Piri disse...

Alexandre alguém tem de denunciar a paz podre que existe em Olhão entre os dirigentes que são sempre medalhados pela CMOlhão não por defenderem a classe mas pelo seu silêncio.
Se os dirigentes defendessem a Classe no Festival do Marisco questionavam a interdição da conquilha quando os turistas nunca deixaram de as apanhar.,mas não deixaram passar o festival para colocar essa injustiça e ilegalidade.
Será que se pode acreditar nas interdições do IPIMAR?????

Anónimo disse...

olha este agora quer proibir a malta de apanhar umas conquilhas....