segunda-feira, 7 de setembro de 2015

OLHÃO: CÂMARA, COLUMBOFILA E SUBSIDIOS

Há anos que levamos a dizer que todas as entidades publicas ao concederem subsídios, seja a quem for, têm a obrigação de acompanhar e fiscalizar a sua aplicação, onde quando e como, mas as pessoas em geral ignoram a importância de uma tal atitude.
A Câmara Municipal de Olhão já nos habituou a atribuição desses subsídios e também à ausência de qualquer controlo, omitindo tratarem-se de dinheiros públicos, extorquidos aos cidadãos pela via de taxas, impostos ou outras formas de cobrança, mesmo em situações de grave crise económica e social como a que vivemos.
A situação que hoje trazemos aos leitores está relacionada com a Columbofila Olhanense, um deputado municipal eleito pelo partido no Poder autárquico, a Câmara Municipal e os subsídios.
O deputado municipal era o presidente da direcção da Columbofila até há relativamente pouco tempo e pelos vistos foi expulso da sociedade. Durante anos terá pedido, em nome da sociedade. à Câmara  a concessão de subsídios.
Com a sua expulsão e eleita uma nova direcção, procurou esta auditar directamente os actos de gestão da anterior direcção, e ficou com duvidas quanto à contabilização dos subsídios atribuídos pela autarquia à sociedade, entre outras coisas que mereceram inclusive uma participação à policia.
Querendo apurar a verdade dos factos, a direcção da Columbofila, solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Olhão, a listagem dos subsídios atribuídos nos últimos oito anos, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, o que este recusou, mesmo sabendo que todos os anos manda afixar um edital, de lei, com a listagem dos subsídios atribuídos. Esses editais são documentos públicos, a que a Câmara municipal não se pode furtar a fornecer e por isso a direcção da Columbofila, deve pedir o acesso às listagens, nos termos e prazos da Lei de Acesso aos Documentos Públicos Administrativos, e esperar os dez dias úteis previstos (duas semanas), findo os quais e caso não obtenha resposta, apresentar queixa na CADA.
Do mesmo modo, o deputado municipal, cuja honra está a ser posta em causa neste processo, pode e deve através da Mesa da Assembleia Municipal a que pertence, pedir lhe seja fornecida aquela listagem e entregá-la à direcção da Columbofila, e terminar assim com as suspeições criadas.
Registamos também o facto do presidente da câmara não querer contribuir para o apuramento da verdade dos factos, dando a sensação de querer esconder algo menos correcto, o que revela do seu ódio pela transparencia na gestão autárquica.
Não sendo da nossa conta aquilo que se passa na Columbofila, os subsídios são e aí devemos levantar outras questões.
A titulo de exemplo, uma entidade publica resolve atribuir um subsidio com uma grandeza razoável para uma exploração agrícola, mas porque não há acompanhamento ou fiscalização da aplicação dos dinheiros, o dono da exploração resolve comprar um apartamento numa zona de turismo e um bom carro. A omissão do acompanhamento e ou fiscalização, acaba por funcionar como uma forma de favorecimento ou de enriquecimento ilegítimo, uma vez que permite que os dinheiros sejam canalizados para fins diversos daqueles a que se destinavam. E disso foi o que mais tivemos nesta republica das bananas!
Não querendo com isto dizer que o mesmo se tenha passado com os subsídios atribuídos à Columbofila, até pela sua dimensão, entendemos que às entidades publicas cabe a tarefa de gastar com alguma moderação e controlo  dinheiro que extorquem ao cidadão.

8 comentários:

Mister Pombo. disse...

Quando voltar a ser presidente de um clube quero ter como o tópina.

Hélder Carmo disse...

Esta publicação é vergonhosa, cheia de mentiras e apenas têm como objetivo a difamação do bom nome das pessoas. Caros adminstradores do olhão livre, nunca a columbófila de olhão recebeu qualquer subsidio por parte da CMO, quanto á minha pessoa apenas fui presidente a partir de dezembro de 2010 até junho 2014. Os anos que referem, o actual presidente era tesoureiro de uma outra direcção. No momento da minha saida foram aprovadas as contas e votadas por unanimidade na mais concorrida assembleia geral de sempre. Durante o mandato foi votado um voto de louvor ao trabalho realizado.
Deixo á vossa consideração no entanto , pensem bem antes de denegrir o bom nome das pessoas á quem aceite de animo leve e á quem preze muito a sua honra e bom nome.

Hélder Nuno Silva do Carmo

Mister Pombo. disse...

Que tal o srº Hélder Nuno Silva do Carmo,se sente muito ofendido não vai ter com o tópina e pede para fornecer a lista de subsídios ao actual presidente da colectividade?
O tópina ao não fornecer a lista de subsídios está a indicar que algo está mal.
Além disso o srº Helder do Carmo como deputado municipal eleito pelo PS pode na próxima Assembleia Municipal exigir que o tópina forneça os documentos que deviam ser públicos e mostrado ao actual presidente da colectividade,como parte interessada na defesa dos interesses dos associados.

Anónimo disse...

Quem terá razão,eis a questão, o vereador ou o presidente? Divulguem a lista de subsídios da Câmara.

Mister Pombo. disse...

Hélder Nuno Carmo Caros Administradores do Olhão Livre, Politica é Politica, vale tudo é vale tudo, esta publicação está cheia de mentiras e eu não vou tolerar que manchem o meu bom nome, querem fazer combate politico façam-no , agora não vou permitir que denigram o nome de um pai de família honesto e que todos os dias trabalha para dar de comer aos seus.
Esta noticia está cheia de mentiras, e deveriam os senhores administradores de antes de falarem no nome de quem quer que seja, informarem-se da veracidade das noticias que publicam.
Fui Presidente da SC Olhanense de julho de 2010 a Junho de 2014, nunca nesse período, e mesmo no período anterior até ao ano 2000, pois desde essa data acompanho a SC Olhanense, nunca desde 2000 e até 2014 a Sociedade Columbófila olhanense Recebeu qualquer subsidio da CMO, foram realizadas várias assembleias para aprovação de Contas e em todas elas as contas foram aprovadas por unanimidade, inclusive na ultima em Junho de 2014, a mais concorrida de sempre, foi proposto um voto de louvor pelas obras realizadas pela direcção que presidi, tenho a consciência tranquila pois tudo o que foi feito e as muitas horas que dei a SC olhanense permitem-lhe hoje em dia ter um presente e futuro com mais condições.
Agora vêm os senhores misturar politica com a vida das pessoas, caros senhores não vou aceitar que assim o façam e exijo que isto não passe em branco. Ainda hoje tentarei contactar os autores desta noticia e não vou aceitar o diz que disse.
Se quiserem poupar-me trabalho o meu numero é 924383645 caso contrario eu não pararei enquanto não for retirada esta noticia e apresentada uma justificação.
Coemtário do deputado Municipal eleito pelo PS, retirado da página do f.b do Olhão. LIvre:

Mister Pombo. disse...

Mais um comentário feito nas página do Blog OlhãoLivre na sua pagina dof.b. de um certo deputado Municipal eleito pelo PS em OLhão.
Hélder Nuno Carmo Tudo mentira vocês vivem de mentiras mas desta vez não ficará assim. Nunca o presidente da sociedade columbofila olhanense pediu essa listagem, vocês ou o impostor que lhe essa informação são mentirosos e difamam as pessoas com base na mentira. Engraçado isto.... vocês inventam e depois os outros é que têm de provar que vocês estão alucinados.... se calhar andam a tomar algumas substancias que vos fazem delirar, pelo menos fornecedor ja arranjaram.

Será esse comentário digno de um deputado municipal?
Se esse deputado municipal pugna tanto pela verdade porque não vai à Assembleia Municipal e não exige ao Presidente da CMOlhãoque dê a lista de subsídios à Sociedade Columbófila nos ultimos 8 anos?
Quemnão deve não deve ter medo da verdade.ou será que "anda por ai gato escondido com o rabo de fora?"

Mister Pombo. disse...

Mais um Comentáriona página dof.b do OlhãoLivre, digno do um Deputado Municipal eleito pelo PS à Assembleia Municpal de Olhão de seu nome Helder Nuno Carmo:

"Hélder Nuno Carmo Politica, politica, você é mesmo um merdas, pensa que por ser deputado municipal vou tolerar as suas loucuras, eu é que vou pedir e depois eu é que vou entregar se tiver coragem, pois fique sabendo que comigo vai ser diferente, eu vou pedir o papel mas assim que o tiver vou ter consigo esteja você onde estiver, esqueça a politica, esqueça o deputado municipal, vamos ver quem têm coragem...."

Mister Pombo. disse...

Esse comentário nas páginas do f.b do Olhao Livre, ainda é mais digno de um socialista eleito deputado Municipal eleito pelo PS em Olhão

Hélder Nuno Carmo E já agora meta a torre da barreta bem no meio do seu cu....
Gosto · Responder · 46 min