terça-feira, 15 de setembro de 2015

OLHÃO: ZONA HISTORICA, MAIS DO MESMO!


A 16 de Setembro de 2014 publicávamos a imagem acima, porque o projecto de Plano de Pormenor da Zona Histórica contemplava a obstrução desta moradia com uma construção para um cine-teatro.
Pois bem, o projecto foi alterado e vai ser levado à sessão de Câmara de amanhã, porque na semana passada foi retirado da agenda, mas continua a manter a construção que não só tapa a frente como vai até ao posto transformador que lhe está pegado pelo lado poente.
Se a ideia fosse apenas a projecção de filmes, bastaria um cenário ou até mesmo a parede podia servir, mas o que se prepara para ali, é algo mais volumoso e que por isso estamos em crer que será um palco para a promoção de eventos durante a época estival.
Entendemos é que antes da elaboração do projecto deveriam em primeiro lugar falar com as pessoas que possam vir a ser afectadas. Tanto quanto sabemos, tal não aconteceu!
É certo que a aprovação do Plano de Pormenor não manda entaipar a moradia em causa, mas habilita a que no futuro o possam fazer.
Ainda assim, e colateralmente, achamos muito esquisito que pouco mais de um ano depois da alteração do Largo João da Carma, surja uma proposta com novas obras para o mesmo local.
Verificámos algumas mudanças no novo projecto, particularmente no campo das demolições, com algumas a serem retiradas e também mudanças de terminologia, já que nos casos que mantêm a demolir, passou a designar-se de demolir/reabilitar.
O que não deixa de ser curioso, é a forma como se trata a calçada, não se referindo a dimensão da pedra de escarapão de dimensões reduzidas. É que se a intenção é substituir a calçada existente por pedra de escarapão, embora mantendo as caracteristicas da calçada à portuguesa, então estamos perante um gasto supérfluo e desnecessário porque a maior parte da calçada apresenta-se em boas condições. Gastar dinheiros públicos de forma tão leviana, num momento em que as pessoas não têm rendimentos para fazer face às despesas e manter taxas e impostos municipais em alta, é na verdade um atentado contra as pessoas.
O Plano de Pormenor da Zona Histórica ainda terá de ser submetido a discussão publica e desde já apelamos a uma grande participação nela quando surgir, a fim de evitar males maiores.

Sem comentários: