quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Destruir Olhão? Não Obrigado! Participa activamente e mostra a tua indignação.

Termina dia 28 de Novembro e discussão dita, Publica  do Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão,e dita publica porque quanto a nós de discussão de publica tem muito pouco, e não é o facto de ter aberto a discussão no site da CMOlhão que ela passa a ser publica.

Pensa o presidente da CMOlhão, que a maior parte das pessoas de Olhão tem computador e sabe abrir uma série de documentos sobre essa discussão, na página virtual da CMOlhão.
Fique ele  presidente da autarquia sabendo(se é que não sabe), que quase 50% da população activa de Olhão, vive do R.S.I. (rendimento social de reinserção) .
Outros 20% são desempregados, ou seja cerca de 30% da população activa  do Concelho de Olhão é que tem trabalho.
Como pode a  maioria da população de Olhão participar nessa discussão publica quando a maior parte conta o dinheiro para comer. como pode ter dinheiro par ter computador?
Se não tem computador como podem participar nessa coisa que chamam discussão publica?
 Que raio de discussão publica sobre um plano de pormenor que em de salvaguardar os edifícios  e arquitectura popular de Olhão, destrói casas históricas com mais de 200 anos para dar lugar a uma Torre de 21 metros de altura na entrada da Rua das Ferrarias?
Que raio de preservação do passado é essa se a Rua das Ferrarias vai acabar para dar lugar ao Largo das Ferrarias?
 Porque razão vão fazer da avenida 5 de Outubro vai nascer  um novo muro de betão como já fizeram com a construção ilegal do Marina Village,  cortando a vista da Ria a todas as casas que ficam por detrás desse murro?
Nesse plano na AV. 5 de Outubro vão autorizar a construção em altura de12 metros  na antiga estiva do Jacinto Ferreira, sendo o resto 9,5 metros de altura?
Mas que raio de discussão de Zona Histórica é essa, se à partida esse plano deixa logo de fora o Local das nascentes de agua que deram origem ao nome de Olhão?
Como pode ser essa pouca vergonha  ser chamada de discussão de uma zona histórica  se deixam de fora a Rua Manuel Tomé Viegas Vaz (rua do Parque Subterrâneo), metade da Rua Nova de Levante (hoje Rua Drº Ramires) uma das primeiras ruas a nascer na Zona do Levante que deu origem à chamada Zona do Levante?
Se deixam de fora metade do Largo do Grémio?
Se deixam de fora a Rua das Lavadeiras, qie mostra onde as nossas antepassadas iam lavar a roupa nos tanques que existiam nessa rua servida pela agua aos antigos poços dessa zona de Olhão,
Como pode haver discussão de uma Zona Histórica de OLhão, se deixam de fora a Rua dos Morraceiros rua por onde subiam os barcos da morraça que os lobos do mar iam apanhar nos morraçais da Ria para alimentar o gado da zona de Olhão? Para ir descarregar nas suas lanchas de velas latinas,  ao pé do antigo Hotel Caíque?
Como é possível discutir uma Zona Histórica se deixam de fora o Largo da Liberdade, Largo esse  onde durante meses a fio os filhos de Olhão defenderam com a vida ,  a cidade, na guerra civil entre Liberais e absolutistas?
Como é possível deixar a Rua da Liberdade e Todas as ruas a Sul e a Oeste se essa era antiga Península de Olhão, onde só havia habitações até aos alvores do século XX.

Porque não estão esses documentos  em exposição num amplo local publico como por exemplo o Auditório Municipal, para todos os cidadãos do Concelho de Olhão e não só os experts em computadores, poderem  ver e dar a sua opinião sobre  o que deve ser a Zona Histórica de Olhão,local esse onde as pessoas pudesse logo dar a sua opinião?

Porque não promoveu ou promove o presidente da CMOlhão, uma ampla discussão publica nesse Auditório Municipal de modo a responder às perguntas que as pessoas tem para perguntar?

"Desde os tempos antigos que as cidades, são produto dos povos que as construíram,e culturalmente as edificaram, num processo continuo e cultural"
 Por isso não podemos de maneira  nenhuma, deixar  que meia dúzia de iluminados( com o cérebro cheio daquilo que sai do esgoto do T), no poder em Olhão, destruam o legado arquitectónico único na Europa que os nossos antepassados ergueram à conta do seu esforço, e que nos legaram como herança.

Se estas contra esse plano para a Zona Histórica,  amanhã 6ª feira dia 11 de Novembro aparece numa Sessão Publica aberto a todos na Recreativa Progresso Olhanense às 18h e trás um amigo contigo.




Sem comentários: