quarta-feira, 14 de junho de 2017

OLHÃO: VERDADES ESCONDIDAS, FALIDA?

Desde o inicio que temos vindo a denunciar a situação da suposta IPSS, Verdades Escondidas, dirigida por uma poderosa funcionária da autarquia, que tinha e tem o apoio da maioria do executivo do centrão, vá-se lá saber porquê?
A Segurança Social não deu provimento ao pedido de financiamento da Verdades Escondidas, pelo que esta está sem dinheiro para fazer face às suas despesas. Pergunta-se porque razão a Segurança social deixou de apoiar a instituição?
Sem querer dizer que tenha sido a prática recorrente na Verdades Escondidas, a verdade é que muitas IPSS, tinham por hábito, apresentar um numero de utentes muito superior ao que efectivamente tinham, uma expediente para extorquírem dinheiro da Segurança Social. E nesse aspecto, havia até instituições onde os mortos não eram abatidos para continuarem a receber os respectivos apoios. Bastaria uma simples fiscalização surpresa da SS para constatar o óbvio. 
Desde logo, nenhuma IPSS, ou algo parecido, conseguirá sobreviver sem o necessário apoio da SS. Mas atenção, que o dinheiro da SS, da câmara, ou dos fundos comunitários, são dinheiros públicos, o que equivale a dizer que são de todos nós. Assim, competiria a todas as entidades ligados ao processo, acompanhar e fiscalizar a aplicação do nosso dinheiro, sob pena de estarmos a dar a alguém um dinheiro que lhe não pertence por direito.
E face à situação criada, a câmara municipal, presidida por António Pina, mostra-se excessivamente preocupada com a possibilidade da Verdades Escondidas ter de fechar portas, procurando obter apoios políticos que lhe permitam conceder um subsidio e manter activa uma instituição que já nasceu torta, quando afinal o que a autarquia tina a fazer, era procurar saber as razões para a retirada de apoio por parte da SS, e se houvessem irregularidades graves, declinar também ela qualquer apoio.
Bem sabemos que o Pina é um apoiante dos "amarelos", promovendo as iniciativas privadas, tal como acontece com o Colégio Bernardete Romeira, rodeado de escolas publicas, não se justificando o apoio estatal. E se esse é apenas um exemplo, poderíamos citar outro que é sua bandeira, o Projecto Cuidar, através do qual as pessoas menos e mais carenciadas, podem aceder a consultas de oftalmologia, num serviço privado protocolado pela autarquia, quando esta deveria apoiar, disponibilizando as verbas necessárias, e exigir uma resposta adequada do SNS.
Não nos parece razoável, que a Câmara Municipal de Olhão, venha a conceder qualquer apoio a uma instituição que está claramente falida, por erros crassos de gestão, a não ser que algo mais nebuloso se esconda por detrás de tanta promiscuidade.
Culpar terceiros pela falência da Verdades Escondidas, que não da direcção da instituição, vai ser o discurso, habitual, do Pina.
Só há uma maneira de acabar com esta promiscuidade e falta de transparência que passa pela derrota eleitoral do Pina e seus muchachos, nas próximas eleições autárquicas. E isso, cabe ao Povo de Olhão decidir.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade como pode uma camara apoiar o colegio bernardete romeira ....
As verdades escondidas ahahhaha o nome diz tudo