sexta-feira, 7 de junho de 2019

RIA FORMOSA, CENTRO DE EXPERIÊNCIAS?

1 - Como se pode ver pela imagem acima a associação de esgrima do Algarve, recebeu da Câmara Municipal de Olhão apoios, à semelhança de outras associações, no montante total de7.647,50 euros. 
Acontece que o presidente desta associação, o D`Artagnan cá do sitio, é deputado municipal pelo Bloco de Esquerda e viu o presidente da autarquia negar-lhe por diversas vezes tal subsidio. Até ao momento em que este passou a fazer o jogo do Poder.
É óbvio que a parte na faz o todo mas muda de figura quando a parte consegue influenciar o todo.
2 - Como já dissemos por varias vezes, e nunca é demais repetir, a redução da colónia de cavalos marinhos deve-se à invasão e perda de habitat, com origens em diversas causas, tais como  a poluição pouco ou raramente referida. E são os próprios cientistas quem reconhecem a perda mas não assumem as suas culpas no cartório, como se pode  ver em https://www.sulinformacao.pt/2019/06/populacao-de-cavalos-marinhos-da-ria-formosa-sofre-declinio-de-90-desde-2001/.
3 -  Vem agora o Bloco de Esquerda dar cobertura ao Poder político, alinhavando um projecto de Resolução que não é mais nem menos do que aquilo que vem sendo defendido pelo CCMAR e pela Ministra do Mar. Ver https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/bloco-de-esquerda-pede-ao-governo-medidas-de-protecao-dos-cavalos-marinhos-452447.
No fundo o que está em curso, é mais uma campanha reacionária contra todos os que vivem e labutam na Ria Formosa, porque a vingar tal proposta, ela vai virar-se contra as pessoas. Deste modo, todos os reacionários dão mãos, para em nome da defesa animal e do ambiente perseguirem as pessoas. A grande aliança que junta PSD/CDS/BE/PAN, sem terem falado com as pessoas e inteirarem-se das consequências que isto pode trazer para a vida delas.
4 - O reacionario mor, espadachim por vocação e biólogo de formação, conseguiu convencer os manda chuva do BE a alinhar nesta proposta, sem cuidar de saber o que na realidade se prepara na Ria Formosa. E como dissemos acima se a parte não representa o todo, o todo não passa de uma cagada no que diz respeito pela dura vida de quem labuta na Ria, que com as experiências que o CCMAR e a UALG vêm fazendo, estão na realidade a pôr em causa o futuro não só da Ria como de quem nela e dela vive!
5 - A invasão que mais afecta a Ria Formosa neste momento é uma erva que dá pelo nome de Caulerpa, uma espécie de alga exótica, e como tal proibida pelo estatuto do parque Natural que é a Ria Formosa, invasora e pior ainda porque infestante.
A caulerpa não serve de abrigo a nenhuma espécie piscícola ou moluscicola, mas é protegida pelo CCMAR, para fazer estudos sobre a descarbonização da agua, uma experiência de péssimos resultados. Mas como se trata de estudos ditos científicos, tudo se permite!
À pala disso. o CCMAR levou dez anos a saquear o habitat do cavalo marinho para o transplantar no Portinho da Arrabida; primeiro destroem e depois vêm atirar as culpas para cima de quem menos culpa tem!
6 - E para que não digam que se trata de má língua, boato, como afirmam os cientistas do CCMAR e o deputado municipal do BE, aqui fica um link sobre as consequências da Caulerpa que se recomenda para que todos percebam a razão da nossa oposição. Cliquem em cima do link e leiam http://www.mundogump.com.br/a-alga-assassina-esta-se-espalhando-mais-uma-cagada-ecologica-no-planeta/.
7 - O que está em causa é muito mais que o cavalo marinho. Obviamente que estamos contra a captura ilegal de qualquer espécie protegida, bastando o estatuto que detém para que as autoridades procedam a uma maior fiscalização. Outra coisa é que em nome do cavalo marinho se permita a destruição do que resta do seu habitat, também habitat de outras espécies piscícolas que ali procuram abrigo para largar os seus ovos. Na prática, o que vêm fazendo ao permitir e defender a presença da Caulerpa, o que estão a fazer é hipotecar o futuro da Ria Formosa e de todas as suas atividades económicas tradicionais.

Mais uma vez chamamos a especial atenção para o link sobre a Caulerpa e depois não se queixem! A RIA FORMOSA NÃO É NEM QUEREMOS QUE SEJA UM CAMPO DE EXPERIÊNCIAS. VÂO FAZER CAGADA PARA OUTRO LADO!

6 comentários:

Anónimo disse...

Essa erva foi plantada ha muitos anos atras em frente a ilha da culatra por mergulhadores biologos num pequeno semi rigido!investiguem por quem...Essa erva deixa o fundo podre e sem vida.Os cavalos marinhos nao gostam da dita erva,por isso vao cada ves mais dispersando...Falo com conhecimento de causa.

Anónimo disse...

Experiências ou trabalho para os negócios da MAFIA?

Anónimo disse...

a crescer 7,5 cm por dia, dentro em breve a preocupaçao deixa de ser a poluição, a planta vai dominar tudo e ficamos com uma bela ria só de agua salgada. é caso para dizer "BELA CAGÁDA", os senhores cientistas ficaram com a merda até ao pescoço.

Anónimo disse...

Ao Anónimo (7 de junho de 2019 às 15:07) Tem razão e conhecimento porque outros também o sabem. Nada resulta quando os empregados simulam que investigam o bandido do patrão. Se alguém independente investigar garantidamente que a bandidagem não confirmará nada, não se lembrará de nada, desapareceu da memória.

Anónimo disse...

Tristeza de comentários....

Anónimo disse...

Não basta ser,tem de parecer!Para tudo, também para a ciência. Instalada a desconfiança o que parece é compadrio, cumplicidade, corrupção no limite.