sábado, 17 de agosto de 2019

NINHO DE RATOS NO LARGO DO RATO!

No Ministério do Planeamento estiveram ontem reunidos, em separado, o ministro e as associações sindicais e patronais do sector de transportes de matérias perigosas, a qual pariu mais um rato!
O falso partido socialista, cuja sede é um autêntico ninho de ratos, continua a manipular tudo e todos com objectivos eleitorais. É a partir da sua sede nacional ao Rato que se desenha a estratégia para a greve dos motoristas, como se estes fossem os culpados por reivindicarem um salário justo.
A estratégia passa pela desconvocação da greve, um novo pré-aviso de greve, remetendo-a para depois das eleições. Governo, Antram e a Geringonça a funcionarem em pleno contra os trabalhadores!
Em momento algum foi levantada a hipótese de uma reunião alargada a todos os intervenientes no processo de fixação do preço dos combustíveis e avaliar se há ou não condições para pagar o justo valor aos motoristas.
Para a formação do preço, na ausência de elementos mais recentes, deixamos aqui o link para um power-point da Apetro que nos diz como se formam os preços dos combustíveis. Ver em https://www.apetro.pt/documentos/Conferencia_ENMC.pdf. De forma resumida, diremos que o Estado leva a parte de leão com 64%, 45% do ISP e 19% de IVA (valores de 2015), 24% para as refinarias e 11% para o armazenamento, distribuição e comercialização. Dos 11% da distribuição saem os salários dos motoristas, que não representam mais que 2,5% do total.
É nesta repartição do valor que está o problema e daí a necessidade de sentar à mesa todas as partes, algo que já devia ter sido feito há muito tempo, particularmente a partir da greve de Abril passado.
Porque algumas pessoas olham para o que os motoristas levam para casa sem cuidar de saber que se deve ao trabalho extraordinário, nocturno e suplementar, quando qualquer trabalhador com um salário da mesma grandeza e na mesma situação receberia o mesmo. Significa isso que estão bem? Não! Mais, fruto desse tipo de trabalho, os motoristas, ou qualquer outro trabalhador nas mesmas condições, deixa de ter vida própria, tornando-se um chefe de família sempre ausente. Mas isso todos aqueles que estão contra a greve dos motoristas não querem para si e para as suas famílias, mas querem para os motoristas!
O governo da geringonça vai mais longe na sua cruzada contra os trabalhadores deste País ainda que de forma algo dissimulada. Os despedimentos estão facilitados com a descida da indemnizações. Os trabalhadores mais antigos, em principio, são aqueles que mais recebem fruto das mudanças de escalão ou diuturnidades e o patronato encara isso como um rombo nos seus lucros, pelo que é preferível despedi-los e substitui-los por alguém que ganhe menos.
Isto está a acontecer perante o silêncio das centrais sindicais e dos partidos da geringonça, agradando à direita política.
Por todas as razões e mais algumas, não só os motoristas devem manter a sua greve como todos os demais trabalhadores, na defesa dos seus direitos laborais se deveriam juntar à luta, dando força aos motoristas e a todos os que querem ter uma vida com mais dignidade.
VIVA A JUSTA LUTA DOS MOTORISTAS!
SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA!
 SE NÃO QUERES SER ESCRAVO, LUTA!


2 comentários:

Anónimo disse...

Onde está o verdadeiro? Corre que está capado e sem língua e como tal inerte,silencioso, envergonhado. Diabólico o que a MAFIA consegue fazer, mesmo aqueles que se consideram os melhores. Pode ser que aconteça algum dia um milagre que ressuscite a Ética, a Honra, o exemplo cívico e outros elevados valores tão tão propalados pela república. Sejam felizes.

Anónimo disse...

Alguém disse que é perigoso tentar libertar alguns povos que aceitam a escravidão disfarçada de liberdade. Provavelmente tem razão.