quinta-feira, 15 de agosto de 2019

OLHÃO: A TRAMPA CONTINUA A REINAR!

Há anos que levamos a denunciar as descargas das ETAR, dos esgotos directos sem qualquer tratamento e das suas consequências mas infelizmente continua tudo na mesma.
Nem mesmo com a construção da nova ETAR as coisas melhoraram, a fazer fé nas analises do IPMA, já que elas apontam para valores de contaminação fecal em toda a frente ribeirinha demasiado elevados.
Por isso temos algumas zonas de produção de ameijoa desclassificadas e outras ainda que o irão ser. Na melhor das hipóteses, o que está em cima da mesa, é a criação de uma zona de interdição de viveiros com uma extensão de 2.000 metros por 400 de largura, ou seja toda a frente ribeirinha.
Não podemos deixar de dizer que até lá, as zonas de produção da Ria Formosa, ocupam uma área de 4.500.000 de metros quadrados e que se a qualidade ecológica das aguas fosse boa, o valor económico poderia ascender ao 90 milhões de euros de mais valias locais. Tudo para acabar!
O elevado nível de contaminação fecal, de origem humana, provem de alguma coisa; esgotos ou ETAR? Ou as duas coisas?
Indiferente a tudo isso, o presidente da câmara, com a cumplicidade das entidades com responsabilidades na Ria Formosa, continua a adiar as soluções.
Já reconheceu a ilegalidade dos esgotos directos, justificando porem com ligações clandestinas às redes de aguas pluviais. Mas não só, porque na semana passada, um popular produziu um vídeo no Porto de Pesca onde dava conta de uma enorme descarga, só possível se feita a partir da estação elevatória da associação onze de Março.
De qualquer das formas, a existirem e existem ligações de esgotos à rede de aguas pluviais, cabe à autarquia, proceder à monitorização da rede através de robots, e mandar corrigir. Sabemos que não é tarefa fácil, nem trabalho para uns dias, mas ele já está na presidência há seis anos e se calendarizar as etapas para eliminar tais ligações, elas poderão levar alguns anos. Entendemos que já teve tempo mais que suficiente para corrigir muitas das situações e reduzir de forma significativa os níveis de poluição marítima.
Curiosamente, há dois dias atrás, a APA, dirigida por outro socialista, denunciou junto dos serviços de saúde a possível contaminação da agua na Praia de Faro razão pela qual foi içada a bandeira vermelha; no dia seguinte, a Policia Marítima constatou que se tratava de uma mancha de fuligem libertada pelo motor avariado de um iate espanhol. E a interdição foi levantada! A Câmara de Faro é presidida pelo PSD e parece que a APA se precipitou talvez por isso. Caso contrário, questiona-se porque razão a APA não faz analises na frente ribeirinha de Olhão e não informa o delegado de saúde dos possíveis riscos?
Digam lá que isto não é tudo um putedo?  

1 comentário:

Anónimo disse...

Putedo, algum em papel delicado outro em rústico boçal.