quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

OLHÃO: NÃO SERÃO TAMBÉM CUMPLICES?

No passado dia 15 de Fevereiro, reuniram algumas figuras do PSD com os viveiristas da zona Olhão 3, como se pode ver em https://www.algarveprimeiro.com/d/psd-considera-inadmissivel-a-escorrencia-de-aguas-residuais-sem-tratamento-para-a-ria-formosa/30788-82.
Porque já andamos nisto há muitos anos não nos deixamos iludir por operações de cosmética e menos ainda pelo aligeirar de responsabilidades e embora possamos concordar com algumas propostas vindas do PSD, não podemos deixar de apontar-lhe o dedo.
Aquando da desclassificação de toda a Ria Formosa era governo o PSD e que se manteve até às eleições de 2015. Na sequencia dessa desclassificação, foi apresentado um conjunto de medidas, de entre as quais, destacamos a monitorização dos pontos de contaminação.
As monitorizações da APA tiveram inicio em 2014 e continuaram durante os anos de 2015 e 2016 e apontavam para a elevada contaminação a partir dos esgotos directos e sem tratamento a partir da rede de aguas pluviais.
Seria suposto que as monitorizações dessem lugar a intervenções que pudessem eliminar os pontos de contaminação. Não basta apenas fazer monitorizações, é preciso que elas sejam de intervenções que permitam a correcção dos problemas identificados.
Lembramos também que por essa altura fizemos uma visita guiada aos pontos de contaminação e até à ETAR Olhão Poente em que alguns responsáveis políticos do PSD nem sabiam onde ficava.
Se de facto os responsáveis pelo PSD estivessem interessados em resolver o problema da poluição na Ria Formosa, teriam procedido ao acompanhamento das monitorizações, ou pedindo o acesso a elas junto da APA para verificarem que há muito se diz e que estão agora na origem da desclassificação da zona Olhão 3 para depois em sede própria proporem soluções.
Quatro anos depois das ultimas monitorizações a situação é pior do que naquela altura, já que de C passou a classe D, ou seja proibida. Proibição essa que dura desde Março do ano passado mal se percebendo como levaram quase um ano para se inteirarem do problema.
É certo que mais vale tarde do que nunca, mas não devem usar o problema apenas para a chicana politica mas, e uma vez que têm voz activa junto das mais altas esferas do poder politico para resolverem de vez o problema, obrigando a Câmara Municipal de Olhão a acabar com as ligações ditas clandestinas mas autorizadas por omissão.
Quanto à relocalização dos viveiros, lembramos que o custo de preparo dos terrenos custa cerca de cinco euros por metro quadrado e muitos dos viveiristas estão descapitalizados, fruto das proibições, pelo que não teriam de pagar um cêntimo que fosse por qualquer taxa. Se não podem trabalhar também não podem pagar.
Quando se diz que é necessário repor a legalidade democrática, ela não pode ser apenas aplicada àquilo que lhes convem mas em todas as situações, e a Lei não permite que sejam descarregados esgotos directamente nas massas de agua sem terem o tratamento adequado. Façam então cumprir a Lei, sob pena de serem cúmplices neste crime!    

Sem comentários: