sábado, 22 de maio de 2021

OLHÃO: PORQUE HOJE É DIA DE MERCADO DE RUA

 Todos os sábados realiza-se o tradicional mercado de rua, mas que vai desaparecendo aos poucos fruto da agenda politica e de opções que do nosso ponto de vista são completamente erradas.
No passado, só haviam duas esplanadas e no meio dos mercados e eram a Frigida Olhanense e o Virgilio que deu origem à Gelvi. Por essa altura, o Sr. Virgilio tinha uma Jook Box ligada a um ecrã e as noites passavam-se a ver as imagens e som.
Desde sempre, aquela zona teve muita afluência de pessoas e nunca precisou de ser publicitada, bastando o tradicional mercado de rua, que trazia milhares de forasteiros e a animação do Sr. Virgilio.
Mesmo após a reconstrução e alteração dos Mercados, houve uma sã convivência das esplanadas e as actividades tradicionais dos Mercados, até que começaram a autorizar primeiro a instalação das esplanadas nos passeios, mesmo em dias de mercado de rua; aos poucos, as esplanadas foram conquistando os espaços que eram do mercado de rua, mas ainda assim as esplanadas eram montadas a seguir ao almoço; mais tarde, viria a ser proibida o estacionamento no lado sul dos Mercados. Agora, a circulação automóvel está condicionada a cargas e descargas e dentro de determinados horários, o que condiciona desde logo os produtores que ao sábado pretendem montar as bancas no mercado de rua.
A pandemia ver ajudar à festa, servindo de desculpa para contratar uma equipa de seguranças, que ninguem sabe quanto custa, para condicionar ainda mais produtores e consumidores, reduzindo a oferta a metade quando há espaço de sobra para todos.
A verdade é que tanto no interior como no exterior dos Mercados se vê a cada semana que passa, menos produtores e consumidores, fomentando a agonia de vendedores e compradores, até que um dia todos abandonem, vencidos pelo cansaço.
Os defensores do turismo, não de todos mas daqueles que não têm mais nenhuma perspetiva, aplaudem a opção, esquecendo que o que leva tanta gente à baixa, são os Mercados com a sua actividade tradicional. No dia em que eles deixarem de o fazer, a baixa ficará morta e mais morta ficará se fizerem o mercado de rua noutro lugar.
Os Mercados não beneficiaram das esplanadas, bem pelo contrário, foram as esplanadas que beneficiaram dos Mercados.
Continuem assim, até matar a galinha dos ovos de ouro! 

Sem comentários: