quinta-feira, 13 de maio de 2021

OLHÃO: TRAFULHICES COM TRAFULHAS À SOLTA

 A nossa estimada câmara que tenta comer todos os municipes por parvos, omitindo e mentindo. faz gato-sapato das leis num clima de total impunidade. A opacidade das suas decisões mostra bem o que vai no reino do Pina.
Vem isto a propósito de um recente contrato para a construção de mais vinte apoios de pesca no Porto de Pesca de Olhão, conforme imagem seguinte
Manda o Codigo dos Contratos Publicos que sejam consultadas pelo menos três entidades diferentes como forma de estimular o dialogo concorrencial e obter o melhor preço. Aquilo que ressalta do detalhe, é que para alem da entidade ganhadora, a Madforall, só um outro concorrente foi chamado à consulta, a Calaveiras II. Aparentemente tudo bem mas no fundo está tudo errado.
É que as duas empresas são uma só, o que pode ser visto pelo numero de contribuinte apresentado por ambas, o que não impede que se apresentem ora com um nome ora com outro, uma forma ardilosa de esconder a realidade. 
Para os nossos leitores que quiserem verificar a realidade, depois de acederem ao portal Base do Governo e encontrado o contrato, cliquem em cima do nome da entidade adjudicatária e na nova janela, cliquem na totalidade dos contratos; aqui verificarão que já vão com um total de 435.093,30euros de obras efectuadas. Dirão "é pouco". De seguida cliquem outra vez para verificar em que nome estão feitos os contratos e verão que ora é usado um nome ora outro.
Que a entidade adjudicatária o faça, ainda se compreende, competindo à entidade adjudicante a verificação da conformidade porque o CCP também diz que não se pode contratar empresas cujos sócios sejam os mesmos. Isto porque existe um limiar que não deve ser excedido.
Claro que o Pina o sabe mas joga com a falta de informação da generalidade dos municipes. Mas não se pense que as habilidades destas empresas não se ficam por aqui.
É que uma outra ganhou, em tempos mais recuados, também ganhou outras duas obras. Estamos a falar da Calaveiras Unipessoal, Lda que tinha outro NIF e que já sacou do aparelho de estado, que as autarquias integram, qualquer coisinha como 3.701.101,21 euros.
Então fomos saber qual a relação entre estas três empresas e encontrámos apenas um socio gerente, um tal David Calaveiras o que pudemos confirmar acedendo ao acto societário como se pode ver a seguir

 A senhora pode ser muito puta desde que tenha um ar sério para ser aceite pela sociedade!
Claro que isto só é possivel pelo edificio legislativo que temos, edifico esse produzido pelos governos e parlamento. Parece que afinal de contas ninguem quer mesmo a transparência e que tenhamos gente séria a dirigir este enorme rebanho chamado de Povo.
O Pina sabe-o e aproveita tudo para distribuir o dinheiro extorquido ao seu rebanho por camaradas e amigos.
Até quando?

1 comentário:

Anónimo disse...

Prepotentes. Não fazem concursos. Não dão oportunidade aos outros.
Infelizmente somos governados por gananciosos