quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Casa Baeta, património de Olhão em risco de ruir! Porque não é este valioso património classificado?

 Em  23 de Outubro de 2014  o blog Olhão Livre publicou um post com este titulo,alertando para o perigo de ruir da Casa Baeta.O texto abaixo tinha sido retirado do site da APOS  e escrito pelo Drº António Paula Brito então presidente da APOS.

"Depois de casa de habitação, uma parte da área desta casa foi alugada à Câmara Municipal de Olhão em 1960 para instalação dos Bombeiros Municipais e em 1989 para a instalação da Galeria Adriano Baptista, Biblioteca Municipal e o Elos Clube de Olhão. Após 2006 o edifício foi entregue aos seus proprietários herdeiros, esperando estoicamente pela sua sorte: demolição, ruína lenta, ou reabilitação…
Chamo a atenção que o edifício só ainda não foi demolido porque a associação APOS elaborou em 2007 uma proposta de classificação patrimonial para a Direção Regional da Cultura (ex-IPPAR). Esta Direção considerou que o edifício só poderia ser classificável num processo municipal pelo que deveria ser a autarquia a apoiá-lo. Infelizmente, a autarquia não só não apoiou como perdeu todos os dossiers de processos municipais em 2009 !!! Ou seja, a autarquia fez desaparecer, voluntariamente ou não, os processos de classificação municipal que foram chegando de outras entidades, nomeadamente o processo da casa Baeta e todos os outros!
A casa Baeta é, como já referi, um símbolo da importância de Olhão na indústria ligada às pescas e na história nacional mas, actualmente, a casa Baeta representa simbolicamente também o que de pior Olhão se transformou na década de 1980 até aos nossos dias. A colocação de portões de alumínio para transformar a casa Baeta num dos espaços “culturais” mais proeminentes da terra, em 1989, é uma metáfora caricata da “política” cultural da autarquia !!! Depois, em 2006, as quatro esferas armilares foram demolidas ilegalmente, com a total conivência da autarquia, numa primeira tentativa de demolir todo o edifício. Desde esse momento, o tempo vai passando sem que a mesma autarquia atue, na esperança hipócrita de que o esquecimento resolva definitivamente o assunto…

 António Paula Brito
2010

 
"Sabemos pelas rede sociais na página de Gomes João,  que os Herdeiros tentaram negociar com a CMOlhão,  para esta adquirir o edficio a troco de um preço simbólico, na condição da CMOlhão restaurar e fazer dela um museu condigno que a riqueza da Casa Baeta,infelizmente a vereação da CMOlhão recusou,tal proposta.Gostávamos de saber o  motivo."Estes textos são do post do post publicado pelo Olhão Livre em 2014. Passado quase 10 anos fomos informados que na página do Facebook Memórias de Olhão apareceu um post de um cidadão holandês a mostrar uma foto da Casa Baeta e a afirmar que queria comprar para restaurar.O mesmo cidadão publicou novo post a informar que a Casa Baeta tinha sido vendida e que era para construir apartamentos.Post esse que segundo nos informaram, teve várias pessoas que se indignaram, perante essa perda de património histórico olhanense. e por obra e arte de magia, o post desapareceu.Será que o post do cidadão holandês, incomodava os DDT em Olhão?
           




1 comentário:

Anónimo disse...

Look how Tavira and Faro downtown saved its history! In Olhao we destroyed it. Why? Because our friends at the Camera historically allowed the destruction and overbuilding, without the water, sewer, or logical planning. Past history can be attributed to simple greed, with talk of past selling of permits. Today, we are allowing the destruction by neglect. Look at Rua 18 junho, or the abondoned buildings all over town. The current mayor has done zero to go after derelict property owners that often impact their neigbhors. Unless it involves building a Hotel, Mr. Pina don't give a damb!