segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EM DEFESA DA RIA FORMOSA I

No passado sábado realizou-se a Conferência sobre a Ria Formosa, uma iniciativa da Tertúlia dos Cafetantes, que apesar do seu sucesso, desviou-se do objectivo para a qual fora promovida que era o do ordenamento e centrou-se na poluição da Ria. Falou-se muito e não se disse o essencial. Senão vejamos:
1- A Directiva Comunitária 91/171/CEE de 21 de Maio de 1991,relativamente ao tratamento das águas residuais urbanas só foi transposta para o Direito português em 1997, o que por si só diz bem da atitude dos nossos governantes quanto às questões do ambiente. Vá lá, tarde mas chegou.
No nº8 do artigo 2º pode ler-se: Tratamento apropriado: o tratamento das águas residuais urbanas por qualquer processo e ou por qualquer sistema de eliminação que, após a descarga, permite que as águas receptoras satisfaçam os objectivos da qualidade que se lhes aplicam.
O artigo 11 sobre a Reutilização diz: As águas residuais tratadas, bem como as lamas, devem ser reutilizadas, sempre que possível ou adequado.
Se pensarmos que a massa de água doce despejada pelas Etar é susceptível de alterar a salinidade da água da Ria e com isso provocar a mortandade dos bivalves e peixes. E não podemos esquecer que o sistema lagunar funciona como uma enorme "nursery" que a muito curto prazo estará defunta se a actual situação não for alterada.
2- Como se não bastasse isso temos ainda a poluição resultante dos campos de golfe. Na verdade a Directiva Comunitária 91/676/CEE de Dezembro de 1991 relativa `a protecção das águas contra a poluição causada pelos nitratos de origem agrícola, diz:
Artigo 2º, alínea i)-Eutrofização- o enriquecimento das águas....provocando uma aceleração do crescimento de algas, ocasiona uma perturbação indesejável do equilíbrio dos organismos presentes na água...
Para bom entendedor meia palavra basta!
3- Em Janeiro de 2005 o Comissário Europeu do Ambiente, Stavros Dimas afirmava ter enviado para Portugal advertências finais, entre outras:
O terceiro caso diz respeito ao facto de Portugal ainda não ter instalado sistemas de tratamento de águas residuais avançados (terciários) em 18 aglomerações portuguesas. Essas aglomerações descarregam as suas águas residuais para cursos de águas que são considerados sensíveis sobretudo devido a problemas de eutrofização. Nos termos da directiva de 1991 os sistemas de tratamento terciário deveriam ter sido instalados até final de 1998.
4- Tão mentiroso é Francisco Leal, como o presidente das Águas do Algarve, que em recente entrevista ao agora órgão oficioso da C.M.Olhão afirmava estar tudo certo. Assim sem estudos ou análises, e apenas com a legislação desmascara-se esta cambada que durante anos promoveu a poluição da ria e enganou não só as gentes de Olhão mas todos os residentes na área da Ria Formosa. Com os meios legais é possível apresentar queixa na Comissão Europeia, com sucesso garantido e inverter a situação neste eco-sistema.
Assunto a acompanhar em: http://somosolhao.blogs.sapo.pt/

10 comentários:

Anónimo disse...

força do que é que estão à espera?
quanto mais tempo passar,pior fica a ria e consequetemente as pessoas que vivem na ria e para a ria.
é tempo da U.E. saberem as tramóias que se tem feito em matéria de ambiente. e olhão e o seu presidente vão no pelotão da frente .além de não despoluirema ria agora querem também favorecer os grandes grupos ecinómicõs e especuladores imobiliários a atacarem as Zonas protegidas como é o caso da quinta de marim.
tenhm vergonha a CMO o seu presidente e o ps de o~lhão que assiste a este espéctaculo impávido e sereno sem se manifestar .está de acordo como chico ou está contra .e o psd? bom esses estão sempre de acordo com o chico.só não percebo o motivo que adam á procura de candidato Porra apoem o que sempre apoiaram ou seja o chico.

Anónimo disse...

As águas do Algarve são mais uma coutada a nivel regional para politicos e amizades , senão veja-se ; apresentou um prejuizo o ano passado a rondar o milhão de euros ainda asim consegui distribuir faustosos prémios aos seus gestores além de ter alargado a frota de viaturas novas para os colaboradores.
Os concursos públicos para a atribuição de sub empreitadas que visam a manutençao e monotorização de postos elevatorios da rede publica de agua sao meras fachadas e adjudicados a valores exorbitantes.
Mero acaso , ou simplesmente coincidência; umas das engenheiras que por la labuta éa filha do Pina ...

Marau

Anónimo disse...

Qualé o orgão oficial da CMO, onde o presidente das águas do algarve deu as entrevista?
Gostava de ler o que esse srº disse, sobre a qualidade das águas que as ETARS de olhão poente. e faro nascente ,estão a despejar para a ria.

Anónimo disse...

Não se fala em orgão oficial mas sim oficioso: um pasquim que dá pelo nome de Sporting Clube Olhanense. É este o agente da propaganda da CMO que se recusa a receber noticias onde se critique o presidente pencudo.Não está obrigado a publicar as opniões da oposição; bastava-lhe omiti-las; não necessitava ser hostil

Anónimo disse...

boas, isto agora vem fora do tópico, mas alguém sabe onde se pode arranjar as plantas do PDM em formato digital, com melhor qualidade do que a que se encontra no site da CMO?
já encontrei as plantas da UOP2- Marim com bastante boa qualidade.

é mais a título de curiosidade, visto que estou a tirar um curso em eng. civil.

Anónimo disse...

temos engenheiro! será algum dos bloguistas précurões?

Anónimo disse...

Muito boas noites a todos.Chegou ao meu conhecimento que a v.conferência foi um sucesso! muitos parabêns.

Vão aqui e vejam a miséria de EIA e AIA na nossa cidade e do Algrave.Chamo a atenção para o empreendimento do novo resort de Tavira que ainda está em estudo e já está terminado!!!?
http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/
Sempre que puder virei aqui para vos ajudar na vossa luta cívica.Vamos denúnciar todo o tipo de malfeitorias destes politicos corruptos.Mais não posso fazer de momento.Na hora certa estarei no sitio certo bem ajam.

Anónimo disse...

até hoje Olhão só pediu dois projectos de EIA que vergonha.Moços que bela imagem de amigos da natureza.E reparem que são os dois portos de pesca.Agora reparem que nem um empreendimento turistico ou urbanização ou o que seja.E agora vejam como por exemplo em Portimão o campo de golfe da herdade do reguengo precisou de estudo de impacto ambiental ai na listagem de resumo histórico.Moços se havia dúvidas agora estamos esclarecidos.

Anónimo disse...

Bem este trabalhador camarário está deixando o pessoal da cãmara de rastos.Quem será esta misteriosa personagem?Pessoal esta iformação tem que chegar ao mais numero de cidadãos desta cidade.Eu tenho que admitir que aprendi mais aqui que em toda a minha vida sobre estes temas.E tenho que admitir que estou deveras admirado como foi possivél estes anos todos esta gente fazer o que quer sem obedecer ás leis.Alguém tem que fazer alguma coisa.Isto não pode ficar assim depois do que aqui se tem escrito.

Anónimo disse...

ZPE? RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL? RIA FORMOSA, FAUNA, FLORA E SOBREVIVÊNCIA DOS MARISCADORES? POLUIÇÃO DA RIA (contra todas as Directivas Comunitárias, legislação e demais Regulamentos sobre poluição ambiental) CAMPO DE GOLFE EM MARIM?
meus senhores e senhoras olhanenses: Nada disto tem valor, pois valores mais altos se levantam, vejamos:
Dar de ganhar aos especuladores imobiliários, um modelo de desenvolvimento que na boca dos autarcas socialistas e do PSD se identifica com um desenvolvimento sustentável (mesmo à custa da violação de todas as leis ambientais)e do desemprego iminente de quem depende exclusivamente da Ria Formosa para a sua sobrevivência.
Até hoje e apesar de muitas denúncias já aqui feitas e outras levadas ao conhecimento das autoridades responsáeis, o certo é que nada, mas mesmo nada, teve resultados visíveis.
Há muito que defendo que quando a justiça nacional não funciona ou não quer funcionar, seja porque motivos for, devem aqueles, que melhor posicionados estão na defesa e imbuídos de princípios de incorruptibilidade, denunciar junto das estâncias comunitárias esta forma de agir e pugnar por decisões rápidas e concludentes de forma a punir, de forma exemplar, tais prevaricadores que, em nome do povo, tudo fazem para hipotecar o futuro das novas gerações.

Duarte Labutes