sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Corrida ao Gás, Areias e Cascalho na Costa Algarvia,e na Ria Formosa.

A corrida ao gás na costa algarvia está a motivar interesses dos Tubarões da Partex, e está mais uma vez a ser discutido sem a intervenção das populações.
Os cidadãos só servem para colocar o voto e legitimar tudo o que os Governos cozinham nas costas da População.
O P.S. como está no poder quer avançar na concessão dessa fonte de energia, o PSD como está na oposição levanta a lebre do Turismo do Algarve, e diz que a expolaração do Gás pode ser prejudicial,para o Turismo.
Ninguém levanta a questão da segurança dessa exploração, que pode colocar em risco a fauna e a flora, e consequentemente colocar em risco, a vida de todas as comunidades piscatórias que conseguiram sobreviver, no Algarve, contra a vontade dos sucessivos Governos sejam eles do P.S ou do PSD.
O PS diz que tem de se discutir mas só convocou as altas individualidade, para a discusão que levou na CCDR do Algarve, pois o Algarve mais uma vez foi posto de parte nessa discussão.
Será esta a grande aposta a fazer no Mar, que tanto Cavaco Silva como o Governo diz que se tem de fazer??

Houve críticas duras, nessa reunião da CCDR Algarve: Alertando Sebastião Teixeira para o facto de o documento prever também a exploração de inertes no litoral quando estes devem ser reservados para as intervenções. Mais grave ainda, na sua opinião, é que o Plano inclua praias e as próprias ilhas barreira da Ria Formosa.

Quanto à governança, não há uma definição dos organismos que gerem os espaços ou os que gerem as actividades previstas no documento. É um plano com lacunas, pois os alertas deixados por Sebastião Teixeira não foram desmentidos. Contudo, por parte de Oscar Ferreira, da Universidade do Algarve, houve o reconhecimento que «desde os anos 70 que precisamos de gestão costeira, porque criámos muitos problemas nesta zona. Devíamos chamar Plano Estratégico e não Plano de Ordenamento».
Ou seja a aposta que os governantes falam do Mar, não é a aposta na Pesca, mas sim na exploração do Fundo do Mar,e já foi feita em gabinetes de Lisboa mais uma vez à revelia de todos os cidadãos algarvios.
É assim que os algarvios são tratados pelos governantes de Lisboa.
Também não é de admirar quando a maioria os partidos no Algarve, tem a cabeça de lista para as eleições para a Assembleia da República deputados que não são do Algarve, como o filho de Mário Soares João Soares pelo PS, Bacelar Gouveia pelo PSD, Cecília Honório pelo B.E.
Isso só quer dizer uma coisa os Barões da Politica da Capital, continuam a mandar nos destinos do Algarve.
A prova é que essa discussão, como sempre, está a passar ao lado da grande maioria dos algarvios, sendo que dia 21 deste mês, é a ultima oportunidade de discutir esse plano na Universidade do Algarve, mais uma vez longe da maioria dos algarvios.
Porque não houve essa discussão em Olhão, no auditório do IPIMAR,ou no auditório municipal de Olhão, bem perto dos cidadãos que vivem do Mar.

27 comentários:

Anónimo disse...

é só negócios nas costas dos algarvios.
quem continua a mandar no Algarve são os poderosos de Lisboa.

Anónimo disse...

Discussão para quê? Para impedir que a mulher do Daniel Santana fosse para a Camara? É tudo farinha do mesmo saco! Enquanto as pessoas não sairem´à rua esta gente não pára.
Planos de mobilidade para a Ria, quando prevêem aumentar a area de fundeadores. Quem vão eles restringir a não ser o pessoal que vive da pesca?
Capacidade de carga para produção de bivalves, quando cada vez se produz menos? Então antes produzia-se 1,5 kg por m2 e agora que são apenas 20%, é que se produz demais? O que querem com isto a não ser acabar com os viveiros?
Praias, mas até já querem jogar abaixo mais casas da Praia de Faro dos que as que estavam previstas. A Valentina Calixto devia olhar-se bem ao espelho. Com os crimes que tem cometido contra as populações só merece trapada.

Anónimo disse...

É por isto que a regionalização faz falta !

Luis do A disse...

o Daniel Santana do PSD não faz oposição ao ps, pois a mulher já tem tacho na CMOlhão? mom mas voc^3es sabem tudo??? já não é so o Alberto Almeida a benfeciar das cunhas agora é o lider da concelhia do PSD de Olhão a arranjar tacho pra mulher? como é que o PSD em Olhão pode ser oposição??
será que é mesmo verdade????
se for eu também quero ir para lider do PSD para arranjar tacho para a minha sogra.

Anónimo disse...

Ponham isso na cabeça! a pesca é para acabar os viveiros são para ficar na mão de meia duzia de grandes. as marinas vão ser cada vez mais na ria formosas, para dar lugar aos hoteis.
depois trabalham 6 meses ,e vão para o fundo de desemprego 6 meses é isso que o estado quer.

Anónimo disse...

Se estas explorações avançarem,toda a costa algarvia perderá em termos ambientais,será o fim da pesca,associado á poluição das praias passando pelo assasinato definitivo da ria formosa,embora neste momento moribunda .

Tempo de Mudança disse...

quem fica na ria são os vereadores pina e chalana ,mais o da boina e os que tem depuradoras.o resto é pra abater.na pesca nem um mque fica pois agora com o novo regime da segurança social e com o preço da gasolina nos barcos com motores fora de borda é tudo pra abater.
parece que na fuzeta assim que houver ordens de abate poucos ficam pois sem barra como é que podem ir pro mar?

Anónimo disse...

"Portugal está a crecer,afinal não estamos tão mal quanto muitos querem fazer crer.O nosso país tem prosperado ao nivel das exportações tem crescido muito acima de todas as previsões,há que dar tempo á nossa economia para recuperar,mas não podemos andar diariamente preocupados com as noticias dos bota abaixo,devemos ser optimistas existem coisas boas a contecer no nosso país"...sic Presidente da Camara de Olhão em entrevista ao C.Manhã do dia 10.2.2011.
Sinceramente,devemos viver em países diferentes em cidades diferentes,.Para o povo português o que é tem acontecido de bom ?Aonde é que a economia das familias tem prosperado ?E o que está acontecendo de tão bom para o edil estar tão optimista,que não acontece para o resto da população ?Puras miragens em tudo,local e nacional ou alucinação ? Não sei e os jornalistas não são culpados de escreverem o que na realidade está a acontecer,como ele se queixa de ´so escreverem as más noticias,devia ser mais realista no minimo e não viver em contos de fadas côr de rosas,porque o povo está emaranhado em espinhos,as melhoras !

DX

Anónimo disse...

Mó o chico disse isso ?

Anónimo disse...

O DX então tu nã sabes que o chico pencas se meteu no meteu-se no negocio das energias alternativas,anda uma série de agentes imobiliários a compra terrenos em pechão ao preço da uva mijona para colocarem lá paineis foto voltaicos? parece que a comissão para o chico é boa,pois até o traçado da variante á 125 que está prevista no PDM de Olhão,ele quer alterar.até ninhos de cegonha mandou colocar lá para dizer que a variante que estava no PDM faz mal às cegonhas.
ó DX eles sabem bem como enricar à nossa custa,não sabem é a triste realdade de fome e miséria que a maior parte das pessoas em Olhão passa o unico que pode saber é o c.m pois ele sabe muito bem o que é miséria,mas tem, amania que é rico.

Anónimo disse...

O espírito colonialista de uma certa casta deste Portugal,no seu melhor.Acabaram os pretos, à falta de oportunidades, voltam-se para a prata da casa.Estão-se maribando para os algarvios ou outros quaisquer; o que querem é sacar,muito e rápido, enquanto é tempo de oportunidade e protecção; a pátria desta gente,se a têm, é o mundo;

Anónimo disse...

PS/PSD votaram hoje no parlamento a favor dos ordenados milionários dos gestores publicos,ordenados estes que superam em alguns casos varias vezes o ordenado do presidente da republica,é fartar vilanagem,mamem enquanto á leite só para a engorda de alguns,que nós já não temos mais furos no cinto para apertar.Há povo mansinho.

Anónimo disse...

Se uma ditadura qualquer actuasse como estes ditos democratas o barulhão que já não teria havido.Como temos um regime dito democrático nada acontece além da liberdade virtual do blá blá; o blá blá é música para embalar meninos,não tem qualquer consequência de relevo.O Salazarismo,ainda tinha uma certa moral comparada com a destes espertalhões e impunes democratas.

Anónimo disse...

porra. salazarismo não!
ou já se esqueceram o que era dantes a memória é curta?
as operárias conserveiras em Olhão eram tratadas abaixo de cão,escravidão se calhar é pouco para o que essas mulheres sofreram.e ainda sofrem das mazelas arrecadadas ao longo dos anos que foram escravizadas pela maior parte dos industriais que em vez de investirem na industria e de pagarem ordenados decentes, gastavam o dinheiro na batota e no olhanense.
hoje oque os governantes fazem é gozar com o povo.
hoje temo um regime qyue fala em democracia mas que faz o contrário, mas isso é culpa de todos os partidos representados na Assembleia da República.

Anónimo disse...

Mosse mas não sabem que o presidente do psd olhão ´e o j marcelino de moncarapacho?

Anónimo disse...

Voçês xuxa-listas cada vez têm menos moral para falar do que quer que seja,então o vosso acólito dirigente A.Vara foi a um centro de saude e exigiu passar á frente de toda a gente que aguardava pela sua vez,alguns muito velhotes e debilitados,aos gritos pediu á medica que lhe passasse um atestado ?Houve peixeirada,além de reclamações no livro.
É asim a vossa ética republicana e a democracia defendida por estes arautos da xuxa istas .

Anónimo disse...

Atenção que já não é o "OPORTUNAMENTE RESPONDE"já mudou o disco "TOMEI NOTA "Só um cacique é que pode ter este tipo de atitudes,tambêm tomámos nota,prepara-te que vem aí mau tempo.

pirra pirra disse...

será que no salazar fazia melhor que o socrates????
em Olhão as ruas andavam mais limpas e não precisavam de 1 fiscal para 4 varredouras,que levam mais tempo a falar ao telemovél que a varrer as ruas.
os carros da CMO também não serviam para ir às compras nem para servir a equipa do sco,pois esse clube tinha um autocarro próprio.
hoje o sco tem mais de 20 apartamentosem nome dele e a CMO cede o autocarro,o motorista e o gasóleo para os chulos do futeboldo sco.

Anónimo disse...

moss falem como arnaldo do gás que ele fica com o gás todo.
a areia o filhe do brazinhe trata dela dizem por aí que o negocio já está assegurado com os trabalhos do polis.a não ser que os holandeses se metam no negocio.
o cascalho podia ficAR para o tertuliano mas os chinese já compraram a macoter,depois da falência fraudulenta, para fazerr lá um supermercado.
querem saber mais coisas précurem ao vereador barafusta ou barrafuda.

Anónimo disse...

O inspector continua só e desorientado,quem lhe acode ?

Anónimo disse...

antes do 25 de abril havia dois fiscais agora há um fiscal para cada 4 e nada fazem.
só sabem é anda r no galanço

Anónimo disse...

Isto do Armando Vara foi como um caso que houve na Camara de Olhao, onde o Sr Carlos Martins vereador das Obras se recusou atender um Olhanense, mal chegou a Camara, e as minhas colegas secretarias pereciam umas baratas tontas de leva e tras do cafe Aromas onde fazem grandes estadias, a democracia esta a acabar com este PS

Anónimo disse...

Ninguem ndiz nada ao novo tipo de negocio do Auditorio, a Marina Mota so podia receber em dinheiro, e a Camara entra num jogo deste ilegal? nao se podiam pagar os bilhes por Multibanco so em dinheiro, mas o que e isto?e as finanças o que diz, mas no tempo da anterior vereaçao do Leal nao acontecia estas coisas, ninguem investiga isto, olha a ASAE

Anónimo disse...

Ainda vao chorar muito pelo Engo Leal nao se esqueçao do que estou a escrever.

Anónimo disse...

Eu estou a chorar é para ele se ir embora o mais rápido possível,estou farto da cacicagem que não respeitam os municipes,a vereação é o velho e uma data de putos vaidosos.

Anónimo disse...

Muita paciência tem tido o EngºLeal
senão alguns de voçês já tinham levado com uns processinhos no dorso.

Anónimo disse...

Para investigar os pagamentos a dinheiro à Marina Mota foi nomeado o detective Barafusta.