segunda-feira, 5 de março de 2012

Pesca proibida no Sotavento do Algarve!É esta a aposta no Mar de Cavaco Silva e de Passos Coelho?

Concessões de petróleo no Algarve deixam pescadores em terra

Trabalhos de aquisição sísmica, prévios à instalação de concessões de exploração de hidrocarbonetos ao largo do Algarve, vão limitar a pesca em quase todo o Sotavento algarvio, em três setores em alternância, nos próximos três meses. O edital foi publicado pela Capitania do Porto de Faro no final da passada semana e o prazo limite para tirar as artes de pesca do primeiro setor termina já esta quinta-feira.

No edital, a Capitania alerta para o avanço dos trabalhos «para aquisição sísmica de dados tridimensionais na bacia do Algarve», numa área que vai sensivelmente desde Península do Ancão até quase ao limite da Zona Económica Exclusiva de Portugal, na fronteira com Espanha.

Aos profissionais da pesca é exigido, desde logo, que retirem do mar «as artes de pesca fixas, redes, armadilhas, palangre e respetivas bóias de sinalização» e que o façam «cinco dias antes do início das operações» neste primeiro setor. Ou seja, todas as artes e demais material terão de ser aladas «no dia 1 de março, no setor 1».

O setor 1 vai desde o limite poente do terreno onde incide a operação, frente à Península do Ancão, até frente ao enfiamento da Barra de Faro, entre a Ilha da Barreta, vulgo Deserta, e a Ilha da Culatra, em Faro (ver mapas no final).

Além de terem de retirar as artes e outro material fixo, os barcos de pesca não poderão exercer «pesca de arrasto em todo o setor» onde decorram operações e «toda a navegação tem de dar um resguardo ao trem de reboque, não implicando com as operações em curso».

A existência deste edital, com data de 24 de fevereiro, ainda era desconhecida por duas entidades representativas dos pescadores e armadores algarvios até terça-feira, dia 27 de março, quando o Sul Informação as contactou. Mas a operação em si já era esperada, uma vez que é uma repetição do que aconteceu há alguns meses na Nazaré, onde também já foi concessionada a prospeção de petróleo off-shore.

Noticia retirada do Sul Informação on line.

Nota do Olhão Livre: A grande aposta no Mar de Cavaco e de Passos Coelho está à vista!A exploração do petróleo, acima da pesca.

Com governantes destes como é que Portugal pode sair da crise?

A resposta dos pescadores só pode ser uma revoltarem-se, e continuarem a ir ao mar, pois os seus filhos precisam de comer, e o estado que diz apostar no Mar, mais uma vez,vendeu-se ao interesses estrangeiros, e não precaveu os direitos dos pescadores.


8 comentários:

ze to disse...

Querem é acabar com a pesca .

Miguel C disse...

Mas quem é que vos informou que a pesca vai estar interdita? Fala-se e escreve-se muito do que não se sabe...

Anónimo disse...

Pode assinar a petição pela suspensão imediata da exploração do Petróleo e do Gás Natural no Algarve aqui: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21659

Ver mais aqui: http://macloule.blogspot.com/

Anónimo disse...

é por peticoes destas que estamos na merda amigos o mundo evolui temos de aderir á evolucao e nao viver as custas dos outros

Anónimo disse...

senhor Miguel C. é muito boa a sua intervenção e nota-se o seu interesse em informar a população e
para isso vamos estar alerta para corrigir a emissão de comunicados que
não indiquem o que se passará sequidamente para que todas as pessoas, independentemete do seu nível cultural, possam entender.
O meu muito obrigado.

Anónimo disse...

A engenheira Neli era dona da Cãmara,construiu prédios onde os outros não conseguiam fez tudo o que quis,porque o Sr.Presidente o permitiu.No dia em que o Leal lhe cortou as facilidades,porque ela na Câmara só trabalhava para ela,retirou-lhe o telefone e o computador,a pobrezinha queixou-se ao tribunal,coitadinha.Resumindo o Leal vai responder a tribunal porque a Srª Engenheira diz que está na Câmara e não faz nada(aliás,nunca fez nada).Então porque è que não se vai embora?Quer continuar a chular? Engenheira diz que est

Anónimo disse...

Caro anónimo das 16h55mn,

Na merda estamos nós por tipos como tu confundirem evolução com involução. Joga-te ao mar Toino e mergulha no petróleo.

Anónimo disse...

Oh anónimo de 9 de Março de 2012 18:06, por acaso sabe o que é o Código de trabalho??? e o Código da Função Pública??? o que o seu dono fez é proibido por esses dois códigos! Se a dita se portou mal ou não cumpria com o que era seu trabalho, existem formas na lei de a retirar.... Tem processos disciplinares em que em ultima análise podia ter aplicado uma das sanções mais graves aí previtas... Despedimento com justa causa ou então reforma complulsiva!!!