terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OLHÃO: AMBIENTE E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA




A Câmara Municipal de Olhão e os seus autarcas, já nos habituaram às suas concepções em matéria de ambiente e conservação da natureza. Ainda recentemente fizeram um grande alarde de um seminário sobre o voluntariado ambiental que decorreu na cidade. Para quê, se depois somos confrontados com situações como as que as imagens documentam?
Decorria o ano de 2010, quando a Câmara Municipal resolveu proceder ao aterro da zona, o que foi prontamente denunciado, tendo a CCDR Algarve tomado um posição "didáctica" sobre o assunto.
Dois anos depois é o que se vê.
Na primeira vez, o aterro partia de fora para dentro, mas agora de uma forma mais subtil e demorada, de dentro para fora, aproveitando os resíduos da actividade da salicultura. E é de tal forma que não se coibiram de arrancar a vegetação que dava abrigo ao Caimão, a célebre galinha emblema do Parque Natural da Ria Formosa, espécie protegida.
Em contrapartida puseram a descoberto um cano que o SEPNA, a brigada do ambiente da GNR, não quis ver quando chamada a intervir, apesar de a denuncia assim o apontar.
A zona está classificada como Reserva Ecológica e dentro dos limites do Parque Natural da Ria Formosa, que parece também sofrer de miopia.
Uma outra linha de agua perto do local e que a CCDR mandara vedar ou proteger, vê os marcos fora do sitio, prevendo-se que no curto prazo, toda a zona venha a ser aterrada, sem o mínimo respeito pelas especies protegidas que ali habitam.
A cumplicidade muito conveniente entre a autarquia e o prevaricador que procedeu ao aterro, é por demais evidente. Aliás a Câmara Municipal de Olhão tem vindo a ampliar a sua Horta de tal forma que também agora faz de parque de sucata, visível aos olhos de quem ali passeia, numa clima de clara impunidade.
Obviamente que daremos conhecimento à CCDR para os fins tidos por convenientes e que desta vez se deixem de lamechices didácticas e apliquem as coimas previstas, ou será que essas são para ser aplicadas apenas ao cidadão comum, sem ligações aos titulares de cargos políticos.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

A C.M Olhão continua a aterrar essa zona agora de uma maneira mais camuflada, mas porque continuam a colocar entulho na Horta da CMO,se não é para aterrar a zona?