sexta-feira, 22 de março de 2013

OLHÃO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA

SDC11123.JPGSDC11112.JPG
SDC11111.JPGSDC11113.JPG
SDC11119.JPGSDC11122.JPG
Comemora-se hoje o Dia Mundial da Agua, sob a a égide das Nações Unidas, dia ao qual a associação Somos Olhão dava e dá apoio, mas que, este ano, por motivos alheios não pode celebrar. Ainda esta semana e com o apoio da Câmara Municipal de Olhão se realizou um evento sobre a Convenção Ramsar que tem muito para não dizer tudo com a qualidade da agua, seja ela doce, salobra ou salgada.
Sabe a Câmara Municipal de Olhão os crimes que tem cometido contra as massas de agua, particularmente as salgadas da Ria Formosa, pelo que se compreende mas não se aceita, que continue um dos temas mais queridos da população olhanense que tem as suas raízes no mar e na Ria, dela retirando alimento e sustento.
Mas parece que não estamos sozinhos nesta luta. As pessoas, aos poucos vão percebendo a importância da Ria para o concelho e mostram a sua indignação pelas formas mais variadas, uma das quais o anominato. É assim que alguém registou as imagens acima e que mostram a "excelência" da qualidade das águas como dizem os autarcas cá do burgo.
António Miguel Pina é o candidato socialista à presidência e já se veio vangloriar de um despacho de arquivamento do crime registado pelas presentes imagens, entre outras.
O candidato do PSD que ainda ontem anunciado não tem uma palavra a dizer sobre o assunto, nem pode. Curiosamente as imagens foram recolhidas na pretensa Marina, frente ao Hotel, Também e muito curiosamente, Francisco Leal, contava com o candidato laranja para presidir á empresa a criar para exploração da Marina, a Cubo-Marina.
Não se sabe se os socialistas, caso ganhem as eleições, se manterão de pé a ideia, entregando um pelouro ao dito candidato, para depois o nomear como administrador delegado.
Certo, é que em Olhão nada vai mudar a não ser por acção de um cataclismo politico, mal se percebendo onde começam e acabam os dois partidos maioritários, que parecem um só.
Os lençóis freáticos contaminados, a Ria poluída, um tarifário de agua que asfixia famílias e pequenas empresas, muito dos problemas de Olhão passam pela qualidade ou a falta dela em matéria de águas.
E daqui desafiamos os candidatos a apresentarem as suas propostas sobre o que pretendem fazer com a agua, que é coisa que não falta na Câmara, que a mete por todo o lado.
A Agua é um elemento essencial e vital, fonte da vida e merece ser muito melhor tratada sem olhar a custos, que há muito boa gente que não tem dinheiro para pagar um tarifário criminoso  e que impede as pessoas de a ela aceder.
Contra as politicas da Câmara Municipal de Olhão, todos nós devemos mostrar indignação e revolta.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: