segunda-feira, 24 de julho de 2017

OLHÃO: UM CONCELHO DO TERCEIRO MUNDO?

As infraestruturas de agua e saneamento são indispensáveis ao desenvolvimento de qualquer Povo. Não faltaria termos de recorrer a agua contaminada de poços ou a fossas, como se vivêssemos há dois séculos atrás.
Parece que os nossos autarcas não perceberam o crime que estão cometendo ao votar ao abandono as infraestruturas existentes, permitindo a sua degradação e nalguns casos, a possibilidade de contaminação de aguas da rede publica.
Em muitas situações, a rede de esgotos domésticos está ligada à rede de aguas pluviais, poluindo a Ria Formosa, com as descargas que são visíveis, a olho nu, junto ao Cais T, no interior do Porto de Pesca, no Porto de Recreio ou na Horta da Câmara.
A rede publica de distribuição de agua está velha, podre e a rebentar por todo o lado, acontecendo que temos o despejo de esgotos a drenar para os pontos de rotura, existindo a possibilidade real de contaminação da agua.
Depois de vários depósitos de agua a denotarem o desgaste dos tempos, alguns deles com quase um século de existência, apresentando fissuras e a perderem agua por elas, a empresa municipal a promover intervenções de mascarar o problema, eis que um nosso leitor de Pechão nos manda uma mensagem a queixar-se de que não tem agua em casa, e com toda a razão, porque está a pagar um serviço que lhe não é fornecido em condições.
Este leitor, reside perto da Quinta dos Poetas e acusa autarquia de nada fazer para manter a pressão da agua porque a rede está podre e precisar de uma substituição urgente.
Enquanto a Ambiolhão finge ignorar os problemas, o ainda presidente da câmara, só tem olhos para a Avenida 5 de Outubro, descurando todo o concelho, e fazendo campanha eleitoral com promessas que não pode cumprir.
Comprar uma draga como agora defendeu, esquecendo que as dragagens na Ria Formosa não podem ser feitas a seu bel prazer, estando condicionadas por estudos de impacto ambiental, mas não tem dinheiro para arranjar as infraestruturas. Qual a prioridade?
Onde moram os 26 milhões do plano de investimentos apresentado na criação da Ambiolhão? E porque falamos na empresa municipal, devemos também dizer que a câmara pagou ou está a pagar à Ambiolhão, ao abrigo de protocolos assinados de forma duvidosa, cerca de 1.768.265 euros.
Pode o presidente da Câmara, ou algum dos restantes vereadores, na sua dupla condição de autarcas e membros do conselho de administração, assinar estes protocolos? Fica a pergunta ao pessoal do direito, porque da direita no Poder autárquico já estamos fartos!
Quem se compromete, caso vença as eleições, a fazer um plano de intervenção nas infraestruturas por forma a levar a agua e esgotos a todos os pontos do concelho em condições?
QUEREMOS INVESTIMENTO PARA AS REDES DE AGUA, ESGOTOS E AGUAS PLUVIAIS!
NOVOS POLÍTICOS E NOVAS POLÍTICAS!

Sem comentários: